PJI1 2016 2-Equipe 1: mudanças entre as edições

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(229 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
='''Equipe I - Bruno / Gilmar / Marcelo / Robson / Willian'''=  
=Equipe I - Bruno / Gilmar / Marcelo / Robson / Willian=


=I - CABEAMENTO ESTRUTURADO=
='''I - CABEAMENTO ESTRUTURADO - Conceitos Básicos'''=


=I - CABEAMENTO ESTRUTURADO=
Com a demanda crescente pelos serviços de internet e rede local e a agregação de novas mídias (voz, dados, teleconferência, internet e multimídia), surgiu a necessidade de criar um padrão de organização para a estrutura de cabos de uma instalação.
 
No final dos anos 80 as companhias do setor de telecomunicações e informática, estavam preocupadas com a falta de normas e padrões para as instalações, mas só em 1991 que a Associação das Industrias de Telecomunicações (TIA) e a Aliança das Industrias Eletrônicas (EIA) Propuseram a primeira norma para padronização dos cabos de telecomunicações, a norma '''EIA/TIA-568''', seus principais objetivos eram:
 
* Implementar um padrão de cabeamento a ser seguido por diferentes empresas;
 
* Estruturar um sistema de cabeamento interno, bem como de interligação de edifícios, que fosse compatível com produtos e fornecedores distintos;
 
Em 2014 a EIA/TIA lançou a revisão C da norma, substituindo assim as revisões '''EIA/TIA 568B (2001)''' e '''EIA/TIA 568A (1991)'''.
 
=Aplicando a Teoria=
 
Desenvolvendo um sistema de cabeamento estruturado.
 
* '''Passagem de 2 backbones que interligam rack central ao armario A1.'''
* '''Crimpagem dos backbones e cabos para as TO.'''
* '''Crimpagem das TO.'''
* '''Identificação dos Cabos e portas.'''
* '''Validando a instalação.
'''
 
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 700px; margin-left: auto; margin-right: auto;"
! colspan=2 style="width" | <b>Cabeamento Estruturado</b>
|-
!<b>Descrição</b>
!<b>Imagem</b>
|-
|<center>'''Rack da Equipe(PR)'''</center>||[[Arquivo:rack3.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|<center>'''Visão Rack A1'''</center>||[[Arquivo:rack06.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|<center>'''Identificaçã dos Cabos'''</center>||[[Arquivo:identa1.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|<center>'''TO 1/2/3/4'''</center> ||[[Arquivo:Disp._to.jpg|thumb|400x200px|center]]
|}
 
='''II - Telefonia'''=
 
 
A telefonia é um sistema de transmissão de voz a distância via cabos, fios ou ondas hertzianas.
 
A rede telefônica é o sistema de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema --- e de um vasto conjunto de acessórios, com u intuito de promover a ligação do usuário com a central telefônica.
 
Outro termo utilizado é sistema telefônico, que permite a comunicação de dois assinantes, através do telefone. Esse sistema divide-se em subsistemas que interagem operacionalmente para formar a rede de telefonia como conhecemos:
 
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 700px; margin-left: auto; margin-right: auto;"
! colspan=2 style="width" | <b>TELEFONIA</b>
|-
!<b>Descrição</b>
!<b>Imagem</b>
|-
|<center><b>Central Digistar (PABX)</b></center> ||[[Arquivo:G3-022.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|<center><b>Disposição dos Ramais</b></center> ||[[Arquivo:Rack_01_tras.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|}
 
='''III - FIBRA ÓPTICA'''=
 
É um fio, fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, a fibra também é constituída de um material dielétrico, ou seja, não conduz eletricidade, sendo assim não sofre interferência de campos eletromagnéticos. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A fibra óptica foi implantada na terceira etapa do projeto, inicialmente os grupos foram apresentados aos diversos tipos de fibra e suas aplicações, cada aluno realizou testes de fusão de fibra. De forma conjunta, além do cabeamento, os Racks central (C1) e de cada equipe conta com um distribuidor óptico (DIO) e um conversor óptico.
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 700px; margin-left: auto; margin-right: auto;"
! colspan=2 style="width" | <b>FIBRA ÓPTICA</b>
|-
!<b>Descrição</b>
!<b>Imagem</b>
|-
|<center><b>Fusão da fibra óptica</b></center>||[[Arquivo:IMG-20161129-WA0017.jpg|thumb|500x200px|<b><center>Foto Equipe 02 2016/2,</center> </b>|center]]
|-
|<center><b>Organização da fibra óptica no distribuidor óptico (DIO) </b></center>||[[Arquivo:G3-0355.jpg|thumb|500x200px|center]]
|-
|}
 
='''IV - CFTV'''=
 
Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, nada mais é do que um sistema de monitoramento de imagens, composto por câmeras, cabeamento coaxial ou UTP e seus respectivos conectores. As imagens são geradas pelas câmeras, transmitidas pelo meio e convertidas pelo DVR, onde são apresentadas em um monitor.
Há uma infinidade de Câmeras e aparelhos de reprodução e gravação, que variam de acordo com o objetivo final do usuário.
 
Segue logo abaixo um pequeno esboço do sistema em si.
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 700px; margin-left: auto; margin-right: auto;"
! colspan=2 style="width" | <b>CFTV
|-
!Descrição</b>
!<b>Imagem</b>
|-
|Câmera com infravermelho ||[[Arquivo:G3-001.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|Imagens noturnas da câmera ||[[Arquivo:G3-019.jpg|thumb|400x200px|center]]
|-
|DVR, centralizador, rack central ||[[Arquivo:Rack_central.jpg|thumb|600x600px|center]]
|-
|}
 
='''V - PROJETO ELÉTRICO'''=
 
Nos mais variados sistemas de telecomunicações, é necessário fornecer alimentação aos equipamentos ativos, mais do que isso é necessário garantir que estes equipamentos não parem de funcionar por um blecaute de energia, sendo assim faz-se necessário o uso de um aparelho chamado Nobreak, ele funciona como uma redundância ao sistema elétrico, garantindo o fornecimento de energia por um período determinado, sua autonomia depende da quantidade de baterias atribuídas a ele e a quantidade de equipamentos ligados.
 
Segue uma tabela que leva em consideração a potência de cada equipamento elétrico, afim de calcular a potência necessário do No-break.
 
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 650px; margin-left: auto;margin-right: auto;"
! colspan=3 | Armário A-1
|-
|style="width: 250px;" | <b>Equipamento</b> ||style="width: 100px;" | <center><b>Quantidade</b></center> ||style="width: 150px;" | <center><b>Potência em Watts</b></center>
|-
| Switch || <center>1</center> || <center>'''23,3 W'''</center>
|-
| Central Telefônica Digistar || <center>1</center> || <center>'''20 W'''</center>
|-
| Conversor de Mídia Óptico || <center>1</center> || <center>'''5,2 W'''</center>
|-
| Modem ADSL || <center>1</center> || <center>'''5,4 W'''</center>
|-
| Câmera de vigilância || <center>1</center> || <center>'''12 W'''</center>
|-
| style="text-align: right;" colspan=2 | <b>Total:</b> || <center>'''65,9 W'''</center>
|-
|}
 
 
{| class="wikitable" style="text-align: left; width: 650px; margin-left: auto;margin-right: auto;"
! colspan=3 | Rack Central
|-
|style="width: 250px;" | <b>Equipamento</b> ||style="width: 100px;" | <center><b>Quantidade</b></center> ||style="width: 150px;" | <center><b>Potência em Watts</b></center>
|-
| Switch || <center>1</center> || <center>'''23,3 W'''</center>
|-
| DVR Intelbras || <center>1</center> || <center>'''40 W'''</center>
|-
| Central Telefônica Intelbras || <center>1</center> || <center>'''24 W'''</center>
|-
| Conversor de Mídia Óptico || <center>1</center> || <center>'''5,2 W'''</center>
|-
| Dslam || <center>1</center> || <center>'''60 W'''</center>
|-
| Monitor  || <center>1</center> || <center>'''15 W'''</center>
|-
| style="text-align: right;" colspan=2 | <b>Total:</b> || <center>'''167,5 W'''</center>
|-
|}
 
 
 
 
 
Atendendo a solicitações, foi realizado um projeto elétrico, que devesse suprir a alimentação do equipamentos ativos em caso de falta de energia, fora realizado um calculo da potência de cada aparelho, afim de definir a melhor opção para tal.
Desse modo chegou-se a conclusão de que seria necessário aquisição de um no-break de 300VA para cada rack (central, equipe), porém Observando as opões disponíveis no mercado, recomendamos o seguinte no-break, levando em consideração a relação custo beneficio:
 
 
 
<big><center><b>Seu Valor Comercial esta por volta de R$ 189,00 </b></center>
 
 
 
[[Arquivo:Nb_apc.jpg|thumb||center|375px||<center>'''No Break APC Back-UPS 400VA'''</center>]]
 
 
 
 
='''VI - Referências e Links'''=
 
 
Muitos Artigos e arquivos foram necessários para a elaboração deste relatório, seguem listados as maiores influencias:
 
*[http://www.sj.ifsc.edu.br/~saul/cabeamento%20estruturado/cabeamento%202011.pdf Cabeamento Estruturado e Fibra Óptica]
 
*[http://www.sj.ifsc.edu.br/~casagrande/PIJ2/plantaexterna.pdf  Telefonia]
 
*[https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telefonia_fixa Telefonia Fixa]
 
*[http://www.sj.ifsc.edu.br/~casagrande/PIJ2/CFTV.pdf  CFTV]

Edição atual tal como às 11h07min de 30 de junho de 2017

1 Equipe I - Bruno / Gilmar / Marcelo / Robson / Willian

2 I - CABEAMENTO ESTRUTURADO - Conceitos Básicos

Com a demanda crescente pelos serviços de internet e rede local e a agregação de novas mídias (voz, dados, teleconferência, internet e multimídia), surgiu a necessidade de criar um padrão de organização para a estrutura de cabos de uma instalação.

No final dos anos 80 as companhias do setor de telecomunicações e informática, estavam preocupadas com a falta de normas e padrões para as instalações, mas só em 1991 que a Associação das Industrias de Telecomunicações (TIA) e a Aliança das Industrias Eletrônicas (EIA) Propuseram a primeira norma para padronização dos cabos de telecomunicações, a norma EIA/TIA-568, seus principais objetivos eram:

  • Implementar um padrão de cabeamento a ser seguido por diferentes empresas;
  • Estruturar um sistema de cabeamento interno, bem como de interligação de edifícios, que fosse compatível com produtos e fornecedores distintos;

Em 2014 a EIA/TIA lançou a revisão C da norma, substituindo assim as revisões EIA/TIA 568B (2001) e EIA/TIA 568A (1991).

3 Aplicando a Teoria

Desenvolvendo um sistema de cabeamento estruturado.

  • Passagem de 2 backbones que interligam rack central ao armario A1.
  • Crimpagem dos backbones e cabos para as TO.
  • Crimpagem das TO.
  • Identificação dos Cabos e portas.
  • Validando a instalação.


Cabeamento Estruturado
Descrição Imagem
Rack da Equipe(PR)
Visão Rack A1
Arquivo:Rack06.jpg
Identificaçã dos Cabos
TO 1/2/3/4

4 II - Telefonia

A telefonia é um sistema de transmissão de voz a distância via cabos, fios ou ondas hertzianas.

A rede telefônica é o sistema de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema --- e de um vasto conjunto de acessórios, com u intuito de promover a ligação do usuário com a central telefônica.

Outro termo utilizado é sistema telefônico, que permite a comunicação de dois assinantes, através do telefone. Esse sistema divide-se em subsistemas que interagem operacionalmente para formar a rede de telefonia como conhecemos:


TELEFONIA
Descrição Imagem
Central Digistar (PABX)
Disposição dos Ramais

5 III - FIBRA ÓPTICA

É um fio, fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, a fibra também é constituída de um material dielétrico, ou seja, não conduz eletricidade, sendo assim não sofre interferência de campos eletromagnéticos. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A fibra óptica foi implantada na terceira etapa do projeto, inicialmente os grupos foram apresentados aos diversos tipos de fibra e suas aplicações, cada aluno realizou testes de fusão de fibra. De forma conjunta, além do cabeamento, os Racks central (C1) e de cada equipe conta com um distribuidor óptico (DIO) e um conversor óptico.

FIBRA ÓPTICA
Descrição Imagem
Fusão da fibra óptica
Foto Equipe 02 2016/2,
Organização da fibra óptica no distribuidor óptico (DIO)

6 IV - CFTV

Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, nada mais é do que um sistema de monitoramento de imagens, composto por câmeras, cabeamento coaxial ou UTP e seus respectivos conectores. As imagens são geradas pelas câmeras, transmitidas pelo meio e convertidas pelo DVR, onde são apresentadas em um monitor. Há uma infinidade de Câmeras e aparelhos de reprodução e gravação, que variam de acordo com o objetivo final do usuário.

Segue logo abaixo um pequeno esboço do sistema em si.

CFTV
Descrição Imagem
Câmera com infravermelho
Imagens noturnas da câmera
DVR, centralizador, rack central

7 V - PROJETO ELÉTRICO

Nos mais variados sistemas de telecomunicações, é necessário fornecer alimentação aos equipamentos ativos, mais do que isso é necessário garantir que estes equipamentos não parem de funcionar por um blecaute de energia, sendo assim faz-se necessário o uso de um aparelho chamado Nobreak, ele funciona como uma redundância ao sistema elétrico, garantindo o fornecimento de energia por um período determinado, sua autonomia depende da quantidade de baterias atribuídas a ele e a quantidade de equipamentos ligados.

Segue uma tabela que leva em consideração a potência de cada equipamento elétrico, afim de calcular a potência necessário do No-break.


Armário A-1
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch
1
23,3 W
Central Telefônica Digistar
1
20 W
Conversor de Mídia Óptico
1
5,2 W
Modem ADSL
1
5,4 W
Câmera de vigilância
1
12 W
Total:
65,9 W


Rack Central
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch
1
23,3 W
DVR Intelbras
1
40 W
Central Telefônica Intelbras
1
24 W
Conversor de Mídia Óptico
1
5,2 W
Dslam
1
60 W
Monitor
1
15 W
Total:
167,5 W



Atendendo a solicitações, foi realizado um projeto elétrico, que devesse suprir a alimentação do equipamentos ativos em caso de falta de energia, fora realizado um calculo da potência de cada aparelho, afim de definir a melhor opção para tal. Desse modo chegou-se a conclusão de que seria necessário aquisição de um no-break de 300VA para cada rack (central, equipe), porém Observando as opões disponíveis no mercado, recomendamos o seguinte no-break, levando em consideração a relação custo beneficio:


Seu Valor Comercial esta por volta de R$ 189,00


No Break APC Back-UPS 400VA



8 VI - Referências e Links

Muitos Artigos e arquivos foram necessários para a elaboração deste relatório, seguem listados as maiores influencias: