TV - Cabo

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Sistema-amplificadores-tv-a-cabo.JPG
No final dos anos 40 nos EUA, devido à freqüência distribuída para televisão, os sinais podiam apenas ser recebidos com "vista direta" da antena transmissora. As pessoas que viviam em áreas remotas, especialmente áreas montanhosas, não podiam assistir aos programas.
Em 1948, pessoas que viviam nestas áreas distantes na Pensilvânia resolveram seus problemas de transmissão colocando antenas nas colinas e puxando cabos até suas casas.

Hoje em dia, em uma grande quantidade de países, a mesma tecnologia então usada por estes vilarejos permite que telespectadores acessem grande variedade de programas e canais que atendem a seus desejos e necessidades individuais.

Os primeiros sistemas de cabos eram, de fato, antenas instaladas estrategicamente com cabos muito longos, conectando-os aos assinantes. Como o sinal da antena se tornava mais fraco enquanto viajava pelo comprimento do cabo, fornecedores de cabos tiveram que inserir amplificadores de intervalos regulares para impulsionar a força do sinal e torná-lo mais aceitável para a visualização.


O que é a Tv a cabo?

Televisão a cabo ou televisão de antena comunitária (Cable Television, ou Community Antenna Television em inglês, CATV) é um sistema de distribuição de conteúdos audiovisuais de televisão, de rádio FM e de outros serviços para consumidores através de cabos coaxiais fixos, ao invés do tradicional e antigo sistema de transmissão via antenas de rádio (televisão aberta). Espalhou-se por vários países, principalmente através dos serviços de televisão por assinatura.
Tecnicamente, a televisão por cabo envolve a distribuição de um número de canais de televisão coletados em um local central (conhecido como headend em inglês) para assinantes dentro de uma comunidade através de uma rede de fibra óptica e/ou cabos coaxiais e amplificadores de banda larga.
No caso da transmissão de rádio, o uso de diferentes freqüências permite que muitos canais sejam distribuídos através do mesmo cabo, sem fios separados para cada um. O sintonizador da TV, o vídeo cassete ou o rádio seleciona um canal de seu sinal misturado.
O mesmo programa é freqüentemente veiculado simultaneamente por rádio e distribuído por cabo, geralmente em freqüências diferentes. Outros programas podem ser distribuídos por cabo apenas; regras restringindo conteúdo (como pornografia) praticamente inexistem em televisão a cabo.

Cabo coxial.JPG


Faltam os seguintes tópicos. --Marcos Moecke 20:32, 6 Agosto 2007 (BRT)

Funcionamento

Codificação e Modulação

Vantagens e Desvantagens

Aplicações

Referências

Favor ler http://www.sj.cefetsc.edu.br/wiki/index.php/Plágio