Morro do Tabuleiro

De MediaWiki do Campus São José
(Redirecionado de Subida do Morro do Tabuleiro)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Morro do Tabuleiro (1260 msnm) está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Santo Amaro da Imperatriz.

Uma das trilhas de acesso tem início a partir das Termas de Caldas da Imperatriz. É uma caminhada pesada em trilha pela crista da montanha. A caminhada leva +/- 4 horas de subida e +/- 3,5 horas de descida.

Deixar o carro no estacionamento das termas, junto ao hotel antigo. O início da trilha está em uma propriedade privada, voltando pela estrada geral de calçamento uns 500 m (a esquerda de quem volta). A entrada da propriedade é num portão com uma cobertura com uma lage de concreto. Subir pela estrada cimentada para carros até a última casa. O início da trilha é junto a um curral de vacas.

A trilha inicia em uma estrada abandonada e a primeira meia hora é um trecho bem íngreme, até chegar a um rancho situado no topo das montanhas quase acima das termas. A parir deste rancho a trilha passa ao lado de outro curral de vacas e segue por mais uma hora em meio a vegetação. Mais a frente a trilha segue pela crista da montanha situada ao lado do conjunto principal do Tabuleiro, o qual fica visível do lado esquerdo da trilha. A parte final da trilha é bastante íngreme e tramada de raizes e vai se juntar a montanha principal no último trecho. Saindo da mata logo se alcança o cume do conjunto, que é formado por campos de altitude encharcados.

Para a caminhada usar tênis ou bota de caminhada, levar mochila com lanche passar o dia e pelo menos 1,5 l de água por pessoa. Levar agasalho extra pois no cume faz frio. Uma lanterna também é importante, pois se houver atrasos, pode acontecer de pegar noite na volta.

Foto Morro do Tabuleiro

Fotos de Luciano Trevisol do último final de semana