Sistema de Medição e Treinamento para Esportes Equestres baseado em RFID ativo

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo Estendido

O RFID é uma tecnologia extremamente flexível e que tem sido utilizada nas mais diversas aplicações, tais como sistema anti-roubos, sistemas de controle prisional, localização e identificação de animais, controle de acesso em empresas, sistemas de pagamentos em pedágios, etc. O RFID embora possa ser utilizado nas mais diversas aplicações os seu modo de utilização podem ser resumidos a 2 modos: como uma simples identificação ou para criar um sistema de localização em tempo real.

Assim como o RFID existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas para se fazer sistemas de localização em tempo real (tais como o GPS, o Wi-Fi, o ultra-som, o infravermelho, o sistema celular, câmeras, etc). Entretanto não exite nenhuma tecnologia que possa ser usada de modo satisfatório para qualquer aplicação ou seja tenha um baixo custo, alta precisão e uma área de cobertura universal, por tanto para cada aplicação acaba se tendo uma tecnologia que acaba se adequando melhor aos seus requerimentos.

Neste trabalho pretende-se investigar o uso da tecnologia de RFID ativo em sistemas de localização, detecção e medição de objetos móveis externos com um caso de uso em esportes de equitação. Será também analisada a possibilidade do uso combinado desta tecnologia com outras disponíveis.

Atualmente no hipismo existem poucos equipamentos que coletem dados para ajudar a melhorar o desempenho dos atletas e os existentes são muito limitados. A proposta desse trabalho é criar um sistema mais amplo que os existentes através de um sistema de localização em tempo real utilizando RFID ativo. A princípio os dado coletados seriam a velocidade do cavalo, tempo total do percurso e entre os obstáculos e a altura do salto nos obstáculos. O objetivo principal desse trabalho é criar um sistema inicial com as funções já descritas e que possa vir ser expandido futuramente.

Objetivo do Trabalho

Desenvolver um sistema de medição, identificação e de localização usando RFID ativo com fins de aplicação em esportes de equitação. São objetivos específicos do trabalho:

  • Especificação de um sistema de medição e localização de móveis com aplicação no esporte equestre;
  • Projeto e implementar um subsistema daquele especificado, tendo como finalidade a medição de tempos entre barreiras, a altura de salto e o rastreamento do móvel entre as barreiras.
  • Elaboração de um plataforma de testes em laboratório usando uma adaptação de um sistema de carros miniaturas radiocontrolados;
  • Proposição de uma arquitetura combinada de sensores RFID e sistema GPS para uso no sistema especificado.


Cronograma de Execução

Etapas 06/2013 07/2013 08/2013 09/2013 10/2013 11/2013 12/2013
Ler artigos, textos, livros, entre outros, sobre o tema definido e elaborar a fundamentação teórica. X X
Definição/especificação do esquema de medição e localização X
Especificação/compra de equipamentos X
Projeto do sistema X
Implementação e testes de laboratório X X
Testes em campo e ajustes do sistema X
Elaboração do documento final X X
Defesa do TCC X

Bibliografia

Hunt, V. Daniel; et al RFID - A Guide to RFID

Jones, Erick; Chung, Christopher RFID in Logistics A Practical Introduction

Finkenzeller, Klaus RFID Handbook

Paz, Sérgio M.; Cugnasca, Carlos E. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) e suas aplicações

Abreu, Pedro; Vinhas, Vasco; et al Real-Time Wireless Location and Tracking System with Motion Pattern Detection

Patterson, M.; Doyle, J.; et al Quantifying Show Jumping Horse Rider Expertise using IMUs

http://www.openbeacon.org/

http://www.rfidjournal.com/articles/view?3583

http://www.rfidjournal.com/articles/view?1338/

http://ieeexplore.ieee.org/xpls/abs_all.jsp?arnumber=4374381&tag=1