Segregação espacial - Conceitos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Este espaço virtual tem por objetivo organizar informações sobre o conceito de segregação espacial

videoaula sobre segregação com prof. Dr. Eduardo Sol


"A segregação socioespacial é um importante conceito da geografia. Trata-se de uma divisão social do espaço de acordo com a renda da população. O próprio estado reproduz essa divisão. A presença do estado nos bairros mais pobres se faz de forma menor e isso aumenta a segregação. As populações de renda maior se autosegregam em enclaves fortificados ou condomínios, como autodefesa do caos urbano que se estabelece. Uma segregação é feita indiretamente pelas políticas públicas do estado e uma autosegregação realizado pelas populações de alta renda."

vídeo sobre ocupação das moradias nas cidades

"aspectos da organização brasileira, queria abordar neste sentido, especialmente algumas diferenças sociais que são marcadamente histórica nesse país,como nós sabemos que nosso país tem uma situação o que o chile na relação de alpedriz então das grandes desigualdades sociais do planeta nesse sentido quero falar um pouco do acontecido nas grandes cidades brasileiras na ocupação do espaço urbano em relação às moradias nós sabemos que nós temos no nosso país nessas grandes cidades muitas favelas cortiços loteamentos periféricos isso é uma realidade espaços que foram ocupados ao longo do tempo porque parcela da população aliás uma grande parte dessa população ela foi empurrada em função da especulação imobiliária portanto a valorização de alguns terrenos há que nós temos ao longo desses espaços isso faz com que cada vez mais nós temos aí as grandes empresas construtoras observando os espaços basicamente aqueles que ainda apresenta uma certa qualidade se for pega pelos aspectos das vegetações esses espaço fique com cada vez mais valorizados e por isso parte da população como foi no entanto ele pra vocês acaba sendo empurrado para outras áreas e nesse sentido nós temos a formação por causa dessas diferenças de grandes condomínios espalhados pelo território que são verdadeiros enclaves fortificados ou seja uma célula que você tem o várias células na realidade sendo espalhadas e mostrando que essa diferença está cada vez mais clara dentro do espaço urbano é uma das características da nossa grande desigualdade."

Trabalho escolar sobre segregação espacial de São Paulo

Uso do solo - debate sobre habitação promovido pelo iFHC

Segregação sócio-espacial que acontece em Salvador


[1] Um vídeo com aproximadamente dois minutos de duração que aborda o tema da segregação relacionada ao espaço urbano da cidade de Salvador.

[2] Entrevista com Raquel Rolnik Com perguntas e comentários ao vivo de telespectadores de todo Brasil, a urbanista Raquel Rolnik, relatora especial da ONU para o Direito a Moradia, falou sobre alguns dos principais problemas --e soluções-- que envolvem as cidades hoje. O prorama Desculpe a Nossa Falha, que acontece sempre no estúdio da #posTV na Casa Fora do Eixo de SP, foi especialmente importante nesse caso por estarmos no começo de um ano de eleições municipais. Assista, divulgue!


[3] Raquel Rolnik - Arquitetura da Gentrificação

[4] Documentário Favela Bussiness

[5] Emilia Maricato