STE-EngTel (Plano de Ensino)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa
LogoIFSCCampusSJ.png

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS SÃO JOSÉ
Curso de Engenharia de Telecomunicações

Plano de Ensino de 2015-2 - atual

Dados gerais
COMPONENTE CURRICULAR: STE - SISTEMAS EMBARCADOS
CARGA HORÁRIA: 4 HORAS/SEMANA 72 HORAS. TEÓRICA = 54 HORAS. LABORATÓRIO = 18 HORAS
UCs vizinhas
CÓDIGO: STE29008
PRÉ REQUISITOS: SOP
DISCIPLINAS SUCESSORAS: PJI3
MÓDULO ESPECIALIZANTE
Objetivos
Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de:
  • Entender a função de um sistema sistema embarcado;
  • Entender e aplicar técnicas de captura de requisitos para sistemas embarcados;
  • Modelar soluções de sistemas embarcados;
  • Desenvolver sistemas embarcados integrando software e hardware;
Ementa
Conceitos em Sistemas Embarcados. Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados. Sistemas Operacionais para Sistemas Embarcados. Ferramentas de desenvolvimento e depuração. Barramentos e dispositivos de acesso a redes. Desenvolvimento de Projeto.
Conteúdo Programático
1.Introdução aos sistemas embarcados: histórico, conceitos fundamentais (4h).
2.Desenvolvimento de sistemas embarcados (12h)
3.Entrada-e-Saída em sistemas embarcados (6h)
4.Temporizadores e contadores (4h)
5.ADC e DAC (4h)
6.Redes para sistemas embarcados (6h)
7.Desenvolvimento de projeto de sistema embarcado (36h).
Estratégias de ensino utilizadas

Os primeiros encontros consistirão de aulas expositivas e práticas. As exposições contemplam as bases teóricas para o desenvolvimento de experimentos práticos de desenvolvimento de sistemas embarcados. Ao fim desta fase inicial que dura cerca de 50% do semestre, inicia-se um projeto. O objetivo final do projeto é construir um protótipo funcional do produto proposto acompanhado de um relatório de 8-10 páginas em formato de artigo. O artigo do relato final do projeto é construído ao longo do semestre, tendo entregas intermediárias nos pontos de verificação do andamento do projeto.

Critérios e instrumentos de avaliação

A avaliação é realizada por meio dos relatórios entregues, do protótipo desenvolvido e da participação de cada aluno na execução do projeto. Estas avaliações são realizadas em pontos específicos ao longo do semestre, conforme estabelecido no cronograma da disciplina.

Os pontos de verificação são:

  • Relatórios de laboratório: os alunos devem entregar um relatório técnico de alguns experimentos em laboratório. Cada relatório tem 1 página deve seguir o modelo apresentado pelo professor.
  • Especificação: o projeto será apresentada ao grupo, que deve especificar o protótipo do projeto. Este relatório deve ter cerca de 4 páginas em formato de artigo e conter as informações solicitadas pelo professor.
  • Implementação: o grupo deve implementar os módulos do protótipo. Este relatório deve ter cerca de 6 páginas em formato de artigo e conter as informações solicitadas pelo professor.
  • Integração: o grupo deve integrar os módulos do projeto. Este relatório é o final do projeto, deve ter cerca de 8 páginas em formato de artigo e conter as informações solicitadas pelo professor. O grupo também deve apresentar os resultados do projeto em um seminário para o qual serão convidados os demais professores e alunos do Instituto.

Para cada uma dessas atividades o aluno/equipe que não entregá-la no prazo preestabelecido, poderá entregar a atividade com desconto de 1 ponto por dia de atraso. Sendo permitido 7 dias de atraso no máximo.

Um conceito é atribuído a cada ponto de verificação para cada aluno (alunos no mesmo grupo podem ter conceitos diferentes!), e a avaliação final será uma compilação destes conceitos.

Bibliografia Básica
  1. Marilyn Wolf Computers as Components: Principles of Embedded Computing System Design; 3ª ed. EUA:Morgan Kaufmann, 2012. 528p. ISBN 9780123884367
  2. Edward A. Lee, Sanjit A. Seshia Introduction to Embedded Systems - A Cyber-Physical Systems Approach; 1ª ed. EUA:Lulu.com, 2013. 516p. ISBN 9780557708574 (disponível on-line)
  3. Christopher Hallinan Embedded Linux Primer: A Practical Real-World Approach; 2ª ed. EUA:Prentice Hall, 2010. 656p. ISBN 9780137017836
Bibliografia Complementar
  1. Giorgio C Buttazzo Hard Real-Time Computing Systems: Predictable Scheduling Algorithms and Applications; 3ª ed. EUA:Springer, 2011. 547p. ISBN 9781461406754
  2. David E. Simon An embedded software primer; 1ª ed. EUA:Addison Wesley, 1999. 448p. ISBN 9780201615692
  3. SHAW, Alan C. Sistemas e Software de Tempo Real; 1ª ed. [S.l]:Bookman, 2003. 240p. ISBN 9788536301723

ANEXOS

Cronograma de atividades
Horário de Aula e Atendimento Paralelo


Curso de Engenharia de Telecomunicações