SS7

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Visão geral

O Sistema de Sinalização Canal Comum n º 7 (ou seja, SS7 ou C7) é um padrão global para as telecomunicações definido pela União Internacional das Telecomunicações - Setor de Telecomunicações (ITU-T). A norma define os procedimentos e protocolos pelos quais os elementos de rede de uma rede de sinalização digital trocam informações. Essa rede é utilizada na rede telefônica pública comutada (PSTN) para efeito de configuração de chamada sem fio (celular) e telefonia fixa, roteamento e controle. A definição do SS7 permite variantes nacionais, como as normas utilizadas na América do Norte (ANSI e Telcordia Technologies) e o padrão utilizado na Europa (ETSI).

A rede e os protocolos SS7 são usados para:

  • estabelecer, configurar, gerenciar e derrubar uma chamada.
  • serviços de telefonia móvel tais como serviços de comunicação pessoal (Personal Communications Services - PCS), roaming wireless, e autenticação de assinantes móveis
  • portabilidade numérica local (Local Number Portability - LNP)
  • serviço de telefonia fixa número gratuito 0800 e tarifados 0900
  • recursos de chamada melhoradas, tais como transferência de chamada, identificação do nome/número do chamador, conferência, siga-me
  • telecomunicações seguras e eficientes em todo o mundo

Enlaces de Sinalização

As mensagens SS7 são trocadas entre os elementos de rede a taxas superiores a 64 kbps, usando canais bidirecionais chamados links de sinalização. A sinalização ocorre fora-de-banda em canais dedicados ao invés de usar a banda dos canais de voz. Isso permite:

  • tempos mais rápidos para estabelecer/derrubar chamadas, em comparação com a sinalização na-banda através de tons de sinalização multifrequênciais (MF).
  • uso mais eficiente de voz
  • suporte rede inteligente (Intelligent Network - IN), serviços que requerem sinalização de elementos de rede sem troncos de voz (por exemplo, sistemas de banco de dados)
  • melhorar o controle sobre o uso fraudulento da rede
  • diminuir os custos operacionais de rede, reduzindo SS7 links.

Pontos de Sinalização

Cada ponto de sinalização na rede SS7 é identificado unicamente por um código numérico (Point Code - PC). Os PC são transportados nas mensagens de sinalização trocadas entre os pontos de sinalização para identificar a origem e o destino de cada mensagem. Cada ponto de sinalização utiliza uma tabela de roteamento para selecionar o caminho de sinalização adequada para cada mensagem.

Existem três tipos de sinalização SS7 pontos na rede

  • Service Switching Point - SSP
  • Signal Transfer Point - STP
  • Service Control Point - SCP
Tipos de Pontos de Sinalização SS7

Os SSPs estão associados as centrais locais de origem, destino ou centrais transito. Um SSP envia mensagens de sinalização para outros SSPs para estabelecer, gerenciar e liberar circuitos de voz necessários para completar uma chamada. O SSP também pode enviar uma mensagem de consulta ao banco de dados centralizado (um SCP) para determinar como rotear uma chamada (por exemplo, um número gratuito 0800). O SCP envia uma resposta para a SSP originário contendo o(s) número(s) de encaminhamento associado com o número discado. Um número alternativo de roteamento podem ser utilizados pela SSP se o número principal está ocupado ou se a chamada não for atendida num prazo determinado. As características das chamadas podem variar de rede para rede e de serviço para serviço.

O tráfego de rede entre pontos de sinalização podem ser encaminhadas através de um comutador de pacotes chamado de STP. Um STP roteia cada mensagem recebida para um link de sinalização de saída baseado nas informações de roteamento contidas na mensagem SS7. O STP funciona como um concentrador, possibilitando um melhor aproveitamento da rede SS7, eliminando a necessidade de ligações diretas entre os pontos de sinalização. O STP pode executar a tradução do título global (global title translation- GTT), que é um procedimento pelo qual o ponto de destino de sinalização é determinado a partir dígitos presentes na mensagem de sinalização (por exemplo, o número 0800 discado, cartão de chamadas, ou número de identificação de assinante móvel). O STP também pode atuar como um firewall para a filtrar mensagens SS7 trocadas com outras redes.

Como a rede SS7 é crítica no processamento de chamadas, SCPs e STPs são normalmente utilizados em configurações de pares acoplados em locais físicos separados para assegurar o serviço em toda a rede em caso de uma falha isolada. As ligações entre os pontos de sinalização também são provisionados em pares. O tráfego é compartilhado entre todos os enlaces de um linkset. Se um dos enlaces falhar, o tráfego de sinalização é desviado para outro enlace do linkset. O protocolo SS7 prevê tanto a correção de erros como a capacidade de retransmissão para permitir a continuidade do serviço em caso de falhas de um ponto de sinalização ou enlace.


FONTE: http://pt.com/page/tutorials/ss7-tutorial