Reportagens envolvendo a Licenciatura

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Servidores e estudantes do Câmpus São José participam de evento internacional de ecoformação

Ecoformacao ifsc.jpeg


O Câmpus São José, junto com o Câmpus Criciúma, foi um dos apoiadores e participantes do II Seminário Internacional de Ecoformação, realizado na cidade de Massaranduba, no Norte de Santa Catarina. Professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Química e de especialização em Educação Ambiental com ênfase em Formação de Professores participaram do evento.

A participação do Câmpus São José esteve relacionada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente (Grifo), que realiza pesquisa e trabalhos de extensão na área da ecoformação – que pode ser entendida como uma formação voltada para o bem-estar pessoal, social e o compromisso com o meio ambiente. Estudantes do câmpus apresentaram trabalhos desenvolvidos nos cursos e a professora Paula Alves de Aguiar participou, junto com a professora Giselia Antunes Pereira, do Câmpus Criciúma, de uma mesa-redonda sobre “Ensino, pesquisa e extensão na atuação da Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec)”, da qual o IFSC faz parte.


Estudantes e professores do Câmpus São José publicam sete artigos em revista espanhola

Sete artigos escritos por professores e estudantes do curso de licenciatura em Química do Câmpus São José compõem a última edição da Revista Eletrônica de Investigação e Docência (Reid) da Universidade de Jaén, da Espanha. Inteiramente dedicada ao tema “Complexidade, transdisciplinaridade e projetos criativos ecoformadores”, a publicação foi lançada em outubro como edição especial e está disponível na internet.

Os artigos são resultado dos quatro estágios supervisionados realizados ao longo do curso de Química do Câmpus São José. No último deles, os estudantes devem socializar suas experiências por meio de artigos e foi daí que surgiram os textos publicados na Reid. A coordenadora do curso, Paula Alves de Aguiar, conta que o grupo ficou sabendo que a revista iria dedicar uma edição aos projetos criativos ecoformadores (PCE), uma metodologia usada no curso do IFSC. “Pensamos: por que não aprofundar, então, os trabalhos que esses alunos já vinham desenvolvendo e desenvolveriam no estágio IV em forma de artigo?”, comenta.

Dois dos artigos têm cunho mais explicativo sobre a organização do estágio no curso de Química e os demais relatam as experiências desenvolvidas nos estágios. Paula destaca que os projetos foram desenvolvidos a partir da realidade de cada escola onde os estudantes estagiaram e ajudaram na formação dos alunos e também na modificação da realidade das instituições que receberam os alunos do IFSC. “Essa experiência foi muito rica”, afirma. A turma que teve seus artigos publicados foi a primeira do curso de Química a realizar os quatro estágios supervisionados.

A revista eletrônica Reid é publicada desde 2007 e é mantida por um grupo de pesquisa do Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén. “A relevância dessa publicação é grande tanto para o curso como para os estudantes, que têm a oportunidade de já sair da licenciatura com um artigo publicado em revista internacional, que tem um Qualis [classificação das publicações científicas feita pela Capes] bom e tanto para o [currículo] Lattes como para a formação deles é importante”, explica a coordenadora.


Egressa do Câmpus São José compartilha experiências de práticas de estágio na EJA

Palestra quimica ifsc criciuma3.jpeg


Formada pelo curso de licenciatura em Química do Câmpus São José, Carolina Toledo Cavalcante ministrou palestra para a comunidade acadêmica do curso de mesmo nome no Câmpus Criciúma, compartilhando sua experiência de estágio supervisionado de regência em química e os resultados da pesquisa do seu trabalho de conclusão de curso, com o tema "Ensino de Química no Proeja: busca de sentidos para escolarização" [...]


Curso de Química do Câmpus São José participa da SNCT com salas temáticas

Snct saojose quimica5.jpeg


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus São José foi organizada por uma comissão que envolveu servidores de diferentes cursos da instituição. O evento teve distintas propostas de atividades científicas e culturais para a comunidade interna e externa ao câmpus.

O curso de licenciatura em Química participou da SNCT com salas temáticas do ensino de Química. “Os materiais apresentados neste espaço possibilitaram a interação da comunidade educativa interna e externa do Câmpus São Jose que tiveram a oportunidade de interagir com a química a partir de jogos didáticos, terrários interativos, plataforma de ensino de química… Foi uma oportunidade de demonstrar variadas maneiras de ensinar e aprender química”, explica a coordenadora do curso, Paula Alves de Aguiar [...]

Semana da Mulher tem programação especial no Câmpus São José

Aulamagna.jpg


A programação especial desta semana no Câmpus São José começa com a aula magna do curso de licenciatura em Química na terça-feira, dia 3, com o tema “Mulheres na ciência”. O evento começa às 19h no auditório do câmpus, é aberto ao público e terá também apresentação de grupo de teatro formado por estudantes do curso técnico em Telecomunicações. O grupo Repense vai encenar uma peça que mostra as contribuições de cinco mulheres para a ciência.

Após a apresentação do grupo teatral Repense, ocorre a palestra da professora Marinês Domingues Cordeiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é licenciada em Física e possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica.


Vídeos

Drogas na Adolescência

  • Repórter IFSC

Espaço Relaxa Aí

  • Repórter IFSC


Lixo Eletrônico

  • TV IFSC - Em Ação