Reconhecimento de moedas via processamento de imagem

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo estendido

Na Europa, com a transição para o euro (efetivamente 2002), ocorreu um grande fluxo de moedas no sistema financeiro, no qual necessitava de uma maneira eficiente para a contagem das moedas.

Muitas das técnicas utilizadas para o reconhecimento das moedas levam em consideração as suas características físicas, como o peso e o diâmetro. No entanto, erros podem ser induzidos com a inserção de discos com as mesmas características das moedas. Considerando que a principal informação de uma moeda é o seu selo, o processamento de imagens pode se mostrar eficiente se conseguir o analisar com robustez.

Este trabalho foca no reconhecimento robusto de moedas via processamento de imagens, tendo como base o selo da moeda. O método a ser utilizado para o processamento das moedas será as wavelets, que por suas propriedades únicas é uma boa técnica para reconhecimento de padrões, compressão de imagens e sons, processamento de geometria digital, entre outros.

Este método já foi utilizado em alguns projetos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, como por exemplo, o trabalho do Jânio Anselmo [1].

O trabalho tem por finalidade continuar o estudo do Projeto iniciado pelo aluno Natan Martins Jory [2]. Em seu trabalho o reconhecimento era feito com o raio das moedas, e em casos específicos em que o raio era muito próximo ou igual foi utilizado a diferença de cores. Ele teve êxito na experiência com mais de 50% de acertos nas simulações realizadas. Mas há a ineficiência no caso de moedas falsas, pois reconhece qualquer disco com o mesmo raio como uma moeda verdadeira. Outra dificuldade encontrada é que apenas uma moeda é reconhecida por vez e há a necessidade da presença de outras moedas de referência na imagem com a moeda a ser reconhecida.


[1] Anselmo, Janio. Identificação de impressões digitais em tempo real. 2011. Monografia (graduação em sistemas de telecomunicações) – Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José. São José, 2011.

[2] Jory, Natan Martins. Reconhecimento de moedas via processamento de imagens. 2011. Monografia (graduação em sistemas de telecomunicações) – Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José. São José, 2011.

Cronograma

Este trabalho seguirá o seguinte cronograma:

Cronograma.png


Referências

MALLAT, S. G. A Multiresolutional method for singular points detection in fingerprint images. [S.l.], 1989.