Palestra sobre telecomunicações

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Telecomunicações é a transmissão de mensagens ao longo de distâncias significativas, com a finalidade de comunicação. Na idade antiga da humanidade, as telecomunicações envolviam o uso de sinais visuais, como fumaça, telégrafo de semáforos, bandeiras de sinalização, e mensagens de áudio através de batidas de tambores, sopros de chifres, assobios, etc.

Posteriormente, as telecomunicações, passaram a envolver meios elétricos, tais como o telégrafo, o telefone e o teletipo, telex, e uso de meios eletromagnéticos através do uso do rádio e televisão. Nesta época as mensagens transmitidas eram analógicas, e se possuíam baixa qualidade do sinal, sendo usada por poucos.

Nos dias de hoje as telecomunicações fazem ainda uso da comunicação por fios, mas também o uso de comunicações de radio-frequência, fibras ópticas, no entanto as mensagens transmitidas foram digitalizadas, e a qualidade do sinal melhorou, atingindo a maioria da população mundial.

O primeiro avanço em telecomunicações modernas elétrica veio com o desenvolvimento do telégrafo durante os anos 1830 e 1840. A utilização destes meios de comunicação elétrica explodiu em uso em todos os continentes do mundo durante o século 19, e estes também ligados os continentes através de cabos no chão do oceano.

A revolução nas telecomunicações sem fio (wireless) começou na primeira década do século 20, com Guglielmo Marconi (telegrafo sem fio) por seu pioneirismo na evolução das comunicações sem fio. A primeira comunicação sem fio de voz foi feita por um brasileiro, Roberto Landell de Moura. Outros inventores e desenvolvedores de início no campo das telecomunicações, incluem Samuel FB Morse (telegrafo com fios), Alexander Graham Bell/Antonio Meucci (telefone), Edwin Armstrong (Rádio FM), John Logie Baird (televisão) e Nikola Tesla (electromagnetismo), Heinrich Rudolf Hertz (radiação eletromagnética), Arthur C. Clarke (comunicação via satélite).

Atualmente as novas formas de telecomunicações são normalmente resultado do trabalho coletivo, seja de empresas, ou organismos internacionais, entre estas podemos citar, telefonia celular (CDMA, GSM, GPRS, EDGE, HSPA, EVDO, LTE, etc), internet (TCP/IP, Ethernet, WWW, VOIP), modulações digitais (BPSK, QPSK, QAM, OFDM, MSK, etc), televisão digital(etc), radio digital(DRM, DAB, IBOC, etc), diversas padrões de comunicações sem fio (WiFi, WiMAX, Bluetooth, etc), comunicações via satélite (orbitas GEO, LEO, MEO), comunicações unificadas.

Em um sistema de telecomunicações, existem alguns personagens básicos (a mensagem, o transmissor, o meio de transmissão e o receptor).

A mensagem transportada pode ser texto, voz, imagem, vídeo ou dados de computadores ou de telemetria.

Os meios usados podem ser o espaço livre (wireless), fios (wired), fibras opticas, etc.

De acordo com os meios e o tipo de mensagem, diferentes transmissores e receptores são utilizados, sendo que o objetivo sempre é único, de realizar a comunicação da melhor forma neste meio.

Para garantir a qualidade/segurança da transmissão também são acrescidos protocolos de comunicação, técnicas de detecção/correção de erro, criptografia da informação, etc.

Hoje em dia as telecomunicações desempenham um papel importante na economia mundial e das receitas da indústria de telecomunicações a nível mundial foi estimada em 3,85 trilhões de dólares em 2008. As receitas do serviço da indústria de telecomunicações global foi estimado em US $ 1,7 trilhão em 2008.

Ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Telecommunication.