PJI1 2017 1-Equipe 3

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar


Elementos da Infra-estrutura

  • São utilizados em projetos de sistemas de cabeamento para estabelecer o tráfego de voz, dados e imagens, segundo os requisitos da normas e padrões.

Racks | são estruturas utilizadas no acondicionamento de equipamentos de redes de computadores, como hubs, roteadores, patch panels, etc e apresentam-se com largura padrão de 19 polegadas. Básicamente existem dois Racks que são os mais utilizados:

  • Rack Aberto - consiste de uma estrutura retangular fixada no piso, indicada para ambientes protegidos, livres de pó e com acesso restrito.
  • Rack fechado - possui porta, apresentando uma maior segurança e integridade para os equipamentos tendo inclusive a possibilidade de controle de

circulação de ar interno, podendo ser fixado na parede ou no piso.


Gabinetes | são armários fechados, com teto, base, tampos lateral e traseiro removíveis, em chapa de aço e porta frontal com fecho e chave.

I - CABEAMENTO ESTRUTURADO - Conceitos Básicos

Com a demanda crescente pelos serviços de internet e rede local e a agregação de novas mídias (voz, dados, teleconferência, internet e multimídia), surgiu a necessidade de criar um padrão de organização para a estrutura de cabos de uma instalação.

No final dos anos 80 as companhias do setor de telecomunicações e informática, estavam preocupadas com a falta de normas e padrões para as instalações, mas só em 1991 que a Associação das Industrias de Telecomunicações (TIA) e a Aliança das Industrias Eletrônicas (EIA) Propuseram a primeira norma para padronização dos cabos de telecomunicações, a norma EIA/TIA-568, seus principais objetivos eram:

  • Implementar um padrão de cabeamento a ser seguido por diferentes empresas;
  • Estruturar um sistema de cabeamento interno, bem como de interligação de edifícios, que fosse compatível com produtos e fornecedores distintos;

Em 2014 a EIA/TIA lançou a revisão C da norma, substituindo assim as revisões EIA/TIA 568B (2001) e EIA/TIA 568A (1991).

Aplicando a Teoria

Desenvolvendo um sistema de cabeamento estruturado.

  • Passagem de 02 backbones que interligam rack central ao armario A1.
  • Crimpagem dos backbones e cabos para as TO.
  • Crimpagem das TO.
  • Identificação dos Cabos e portas.


Cabeamento Estruturado
Descrição Imagem
Rack Central(C1)
Rack Central c1.jpg
TO 1/2/3/4
To (1).jpg
To (2).jpg
Identificação dos Cabos
Iden.jpg

II - Telefonia

A telefonia é um sistema de transmissão de voz a distância via cabos, fios ou ondas hertzianas.

A rede telefônica é o sistema de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema --- e de um vasto conjunto de acessórios, com u intuito de promover a ligação do usuário com a central telefônica.

Outro termo utilizado é sistema telefônico, que permite a comunicação de dois assinantes, através do telefone. Esse sistema divide-se em subsistemas que interagem operacionalmente para formar a rede de telefonia como conhecemos:


TELEFONIA
Descrição Imagem
Central Digistar (PABX)
Tel003.jpg
Disposição dos Ramais
Teliden.jpg
Bloco IDC
Idc.jpg

III - FIBRA ÓPTICA

É um fio, fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, a fibra também é constituída de um material dielétrico, ou seja, não conduz eletricidade, sendo assim não sofre interferência de campos eletromagnéticos. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A fibra óptica foi implantada na terceira etapa do projeto, inicialmente os grupos foram apresentados aos diversos tipos de fibra e suas aplicações, cada aluno realizou testes de fusão de fibra. De forma conjunta, além do cabeamento, os Racks central (C1) e de cada equipe conta com um distribuidor óptico (DIO) e um conversor óptico.

FIBRA ÓPTICA
Descrição Imagem
Conversor de Mídia Óptico
Foto Equipe 02 2016/2,
Organização da fibra óptica no distribuidor óptico (DIO)
Fibraequipe3.jpg

IV - CFTV

Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, nada mais é do que um sistema de monitoramento de imagens, composto por câmeras, cabeamento coaxial ou UTP e seus respectivos conectores. As imagens são geradas pelas câmeras, transmitidas pelo meio e convertidas pelo DVR, onde são apresentadas em um monitor. Há uma infinidade de Câmeras e aparelhos de reprodução e gravação, que variam de acordo com o objetivo final do usuário.

Segue logo abaixo um pequeno esboço do sistema em si.

CFTV
Descrição Imagem
Câmera com infravermelho
Cam003.jpg
Imagens da câmera
Imagvamera1111.jpg
Imagvamera (2).jpg
Balun
222balum.jpg

V - PROJETO ELÉTRICO

Segue uma tabela que leva em consideração a potência de cada equipamento elétrico, afim de calcular a potência necessário do No-break.

Armário A-1
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch Intelbrás SG2404
1
15 W
Central Telefônica Digistar
1
20 W
Conversor de Mídia Óptico
1
4,5 W
Modem ADSL
1
7 W
Câmera de vigilância
1
12 W
Total:
70,5 W


Rack central

Rack Central
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch
1
23,3 W
DVR Intelbras
1
40 W
Central Telefônica Intelbras
1
24 W
Conversor de Mídia Óptico
1
4,5 W
Dslam
1
60 W
Monitor
1
15 W
Total:
166 W


Nobreak SMS 600va Station II Bivolt uST600Bi

VI - Referências e Links

Muitos Artigos e arquivos foram necessários para a elaboração deste relatório, seguem listados as maiores influencias: