PJI1 2016 2-Equipe 4

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Thayse, Miriam, Luiz Fillipi, Daniel A.

Nesta página serão apresentados as etapas realizadas para a montagem e configuração do projeto físico da disciplina de Projetos I. As etapas serão apresentadas em ordem cronológica de montagem.

I - CABEAMENTO ESTRUTURADO

O cabeamento estruturado é responsável pela organização e padronização dos equipamentos da rede de telecomunicações.

Com o objetivo de simular uma rede de telecomunicações, foi realizada a instalação de um armário central no laboratório representando o núcleo da rede. Paralelo a esta instalação, foi realizada a montagem de um armário secundário exclusivo para a equipe.


Em cada armário foram instalados um switch e um patch painel. O cabeamento utilizado foi padrão 6a, e a norma utilizada para a conexão do cabeamento e conectores foi a EIA/TIA-568A. Também foram instaladas 4 tomadas e os cabos passados por canaletas externas.

Abaixo seguem algumas fotos dos equipamento instalados no armário da equipe 4.

Rack - Equipe 4
Cabeamento.jpg
Cabeamento2.jpg
Visão frontal do armário da equipe
Visão posterior do armário da equipe


II - TELEFONIA

A rede de telefonia é o sistema mais básico de um sistema de telecomunicações. Ela é composta por centrais que fazem a comutação das chamadas, telefones terminais e cabos de conexão.

Primeiramente, foi realizada instalação da central Digistar no rack da equipe, nesta foram utilizados os ramais tronco, 9 e 26. Estes foram conectados através de cabos UTP com o patch painel do rack da equipe. Através do backbone, interligamos a central telefônica ao rack central. Neste foi inserido mais um patch painel, este responsável pela conexão entre o backbone e a central impact, distribuidora da chamadas.


Rack - Equipe 4
Central1.jpg
Central2.jpg
Central telefônica Digistar fechada
Central telefônica Digistar aberta


Um outro serviço fornecido pela telefonia é o serviço de ADSL, este realizada a transmissão de dados através de linhas telefônicas. Para tanto no rack central foi instalado o DSLAN, responsável por multiplexar os sinais de voz e dados. Para alimentar o DSLAN foram instalados dois patch painels no rack central, um recebe o sinal de voz e o outro fornece o sinal multiplexado.

No rack da equipe foi utilizado um filtro na saída do backbone separando os sinais, de voz para a central e de dados para o modem, este conectado ao switch.


Rack - Equipe 4
DSLAN.jpg
DSLAN no rack central

III - FIBRA ÓPTICA

A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados de alta velocidade.

Com o objetivo de realizar a transmissão de dados através de fibra óptica, foi realizada a passagem de um cabo de fibra óptica desempenhando a função backbone de fibra. Em cada um dos racks foi instaldo um Distribuidor Interno Óptico(DIO), que resumidamente, se caracteriza por ser um patch painel de fibra óptica.

Para converter o sinal oriundo do cabo UTP foi utilizado um conversor óptico de mídia.


Rack - Equipe 4
DIO no rack
DIO3.jpg
Visão interna do DIO
DIO2.jpg
Visão das fusões das fibras dentro do DIO
DIO1.jpg


IV - CFTV

CFTV é a sigla para circuito fechado de televisão, responsável por distribuir o sinal oriundo das câmeras para sistemas de monitoramento.

Afim de realizar a instalação do CFTV em nosso projeto, foi posicionada uma câmera no painel da equipe. Para que o sinal recebido pela câmera fosse transmitido pela rede até o monitor localizado no rack central, foi instalado um balloon na saída do cabo coaxial, convertendo-o à um cabo UTP.

No rack central foi instalado um DVR conectado à um monitor. Sua conexão com o rack da equipe acontece através do backbone geral da equipe.

Rack - Equipe 4
Video.jpg
Video1.jpg
Câmera utilizada no projeto
DVR e monitor com a imagem recebida pela câmera

V - PROJETO ELÉTRICO

Afim de realizar a especificação do nobreak necessário para atender cada um dos racks utilizados no projeto, foi averiguada a potência de cada equipamento ligado ao mesmo.

O valor total apresentado na tabela, representa a potência mínima necessária para atender todos os equipamentos instalados no rack. Sobre esse valor foi utilizado o fator de potencia de 0,65 e uma margem de segurança de 30%.

Rack - Equipe 4
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch - SG2622PR
1
15 W
Central Telefônica - Digistar
1
20 W
Conversor de Mídia Óptico
1
5,4 W
Modem ADSL
1
6 W
Câmera de vigilância
1
24 W
Total:
70,4 W

Com o calculo da margem de segurança, obtivemos ao valor mínimo de 91,52W. Através da conversão para Va, chegamos ao valor de 140,5Va.

Para atender esta demanda encontramos o nobreak UPS 150i FLEX da MCM, possui 40 minutos de autonomia, conforme imagem a baixo.

Nobreak Rack - Equipe 4



Rack Central
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
Switch - SG2404MR
1
23,3 W
DVR Intelbras - VD16F480
1
40 W
Central Telefônica - Impacta 16
1
24 W
Conversor de Mídia Óptico
1
5,4 W
Dslam - DLink - DAS3324
1
60 W
Monitor - Benq - T52WA
1
21 W
Total:
172,7 W

Com o calculo da margem de segurança, obtivemos ao valor mínimo de 225,81W. Através da conversão para Va, chegamos ao valor de 347,4Va.

Para atender esta demanda encontramos o Nobreak Green APC BE350D-LM - 350VA, possui 15 minutos de autonomia, conforme imagem a baixo.

Nobreak Rack - Central