Modens Narrow Band

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar


Modens Narrow Band

OBJETIVOS DA AULA
  • Os limites das Interfaces Digitais
  • A banda estreita e a modulação
  • Normas ITU para modens Narrow Band
CONTEÚDO DE APOIO

Sinais e Espectros, as bases para os Modens Analógicos e Digitais

O Modem Analógico: Arquitetura interna genérica e Técnicas de modulação

Veja em Dial-up Internet access um exemplo de handshake em linha comutada e o áudio típico de modens "negociando" os estabelecimento de um link via Sistema de Telefonia Comutada.

Acompanhe na videoaula as explicações básicas sobre uma Arquitetura interna genérica de um modem Narrow Band detalhada baixo. Observe que, embora a solução tecnológica usando modems externos para formar um enlace de comunicação seja algo muito antiquado, os princípios envolvidos em todo o processo exigiu muita engenharia. A escolha da técnica de modulação/demodulação ou os circuitos das interfaces digitais e analógicas são somente a "ponta do iceberg" da solução completa. Com o passar do tempo as padronizações mais "atuais" se tornaram blocos programáveis e/ou instâncias de softwares disponíveis em algumas plataformas de arquiteturas de processadores. Atualmente mais dedicados a meios de transmissão de ar livre ou fibra óptica. Conhecer como tudo se originou e evoluiu, dentro de cada conjunto de requisitos da aplicação, ajuda na proposição de soluções em diversos contextos tecnológicos.

Arquitetura modem analogico.png

Aplicações com Narrow Band

Embora não seja mais tão comum, ainda é possível encontrar aplicações onde o uso de modens Narrow Band, ou a própria tecnologia correspondente, mesmo observando que as normas estabelecidas desde a década de 1980. Algumas pode-se destacar:

  • Acesso de backup: Modems NB podem ser usados como um plano de contingência para garantir a conectividade básica em momentos críticos.
  • Sistemas de telemetria e monitoramento: Aplicações industriais e de monitoramento, onde apenas pequenas quantidades de dados precisam ser transmitidas em intervalos regulares, os modems NB podem ser uma opção econômica e confiável.
  • Aplicações de baixa largura de banda: Para sistemas de alarme residencial ou industrial, sensores de monitoramento ambiental, etc.
  • Áreas rurais ou remotas: Em locais onde a infraestrutura de telecomunicações de banda larga não está bem desenvolvida, os modems NB ainda podem ser uma opção viável para fornecer conectividade básica.
  • Sistemas legados: Algumas organizações ainda podem estar usando sistemas legados que dependem de modems NB. Substituir esses sistemas pode ser custoso e complexo, então manter os modems existentes pode ser uma opção prática.
  • Transações de Cartão de Crédito via Discagem: Alguns sistemas de ponto de venda (POS) em locais remotos ou pequenos estabelecimentos ainda usam NB para processar transações de cartão de crédito através da discagem telefônica.
  • Monitoramento de Equipamentos Industriais: Em indústrias onde os equipamentos são antigos e não possuem interfaces de rede modernas, os NB podem ser usados para enviar dados de monitoramento e manutenção.
  • Meteorologia e Monitoramento Ambiental: Em locais onde o acesso à internet de alta velocidade é limitado, NB podem ser usados para enviar dados meteorológicos e ambientais para centros de monitoramento.