Melhorias no Sistema de Supervisão de Energia do IFSC-SJ

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

RESUMO ESTENDIDO

É cada vez maior a preocupação com o meio ambiente em todo o mundo, exigindo que empresas e órgãos tomem medidas para que possam operar de maneira sustentável. O uso eficiente de recursos, além de ser importante para se manter a responsabilidade social de uma organização, também traz vantagens financeiras. Para esse fim, é necessário dados detalhados, e portanto, de um sistema para monitorar estes recursos.

No IFSC-SJ, através de um projeto de pesquisa institucional (Edital nº 16/PROPPI/2013) implementado em 2014, foi implantado um sistema de monitoramento de energia utilizando-se de um Arduino conectado por rede cabeada PoE a um sistema supervisório, no qual é armazenado um histórico de potência. Ele provê um suporte básico para o monitoramento, porém ainda há muito a ser melhorado e novas características podem ser incorporadas.

O objetivo geral deste trabalho é prover melhorias e avaliar a implementação de possíveis funções adicionais tais como: medição do fluxo de água, melhorias no servidor remoto, leitura em vários setores (quadros de distribuição), implementação de sensor de energia de baixo custo, melhoria na geração de relatórios, incorporação do Raspberry Pi como base de monitoramento e geração de relatórios para análise energética.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OpenEnergyMonitor

Tutorial MVC

emoncms

CRONOGRAMA

Etapas fev/2015 mar/2015 abr/2015 mai/2015 jun/2015 jul/2015 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Estudo do Sistema OpenEnergyMonitor X
Estudo da Arquitetura do Emoncms X
Estudo da Arquitetura e Implementação do Emoncms X X
Estudo do EmonTX e EmonBase X
Recuperação do trabalho realizado sobre o Emoncms (Jessica) X
Recuperação do trabalho realizado sobre o EmonTX (Giulio) X X
Delimitação das Funcionalidades Adicionais e Preparação Final da Proposta X X