Material sobre IFET

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Materiais sobre a transformação para IFET

https://www.youtube.com/watch?v=9K8YBN__288 Entrevista do Secretário - Marco Antonio sobre educação profissional

bônus demográfico Haverá população mais velha e isso terá efeito na produtividade

https://www.youtube.com/watch?v=oXDQsi-NLpc Desafio profissão

https://www.youtube.com/watch?v=ZOGFgSSMV74 Acordo do termo de metas

https://www.youtube.com/watch?v=vSQx44E9YSI Debate no congresso - Claudio Gomes 2011

https://www.youtube.com/watch?v=6WNYmVXV8E8 Eliezer entrevista no senado - Sem tecnologia não há soberania

http://youtu.be/b3EZAtPK008 Entrevista com haddad

https://www.youtube.com/watch?v=Whtm0S9Ioz0 Globo reporter sobre educação profissional

https://www.youtube.com/watch?v=Ly6tWFMZnuc Jornal hoje reportagem sobre tecnologos

https://www.youtube.com/watch?v=YCIkx64ZhGo Entrega de novos campus em 2010 lula

https://www.youtube.com/watch?v=jlZRzyRw0Ig Forum mundial de EPT 1.

https://www.youtube.com/watch?v=wGOXNna0dC8 PNDE 20 METAS 2010

https://www.youtube.com/watch?v=2rpFcd3l0hM Propaganda dos institutos federais

https://www.youtube.com/watch?v=N69YZOUx8tI video de 2009 propaganda dos institutos federais

https://www.youtube.com/watch?v=jiYtfS5uZ9c Abertura do II forum mundial menestrel


DA PÁGINA DO MEC O ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou a chamada pública para a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) nesta quarta-feira, 12. As instituições de educação profissional terão um prazo de 90 dias para inscrever, voluntariamente, propostas para integrar o novo modelo da rede federal de educação profissional.

Os Ifets serão instituições de educação básica, profissional e superior distribuídas por vários campi. Especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, também terão forte inserção na área de pesquisa e extensão. As novas unidades serão constituídas a partir da integração dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e das escolas técnicas e agrotécnicas federais.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) fará a seleção das propostas cujo resultado será divulgado até 31 de março de 2008. A previsão é que todos os estados tenham pelo menos um Ifet.

Metade das vagas oferecidas será em cursos técnicos de nível médio, em especial de currículo integrado. Na educação superior, haverá destaque para cursos de licenciatura em ciências da natureza, como física, química, matemática e biologia. Também serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática. A implantação dos institutos integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Por Flavia Nery

CEFET – MA discute IFET com pais de alunos

No último dia 15 de janeiro, o CEFET – MA, através da Diretoria Geral e da Diretoria de Ensino, promoveu uma reunião com os pais de alunos da instituição, onde a discussão principal foi a transformação para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET).

Foram expostas durante a reunião com os pais dos alunos, as mudanças que irão ocorrer com a transformação para IFET, principalmente em relação à expansão da instituição. Na oportunidade também foi mostrado o projeto arquitetônico da reforma da fachada do CEFET – MA, do teatro Viriato Côrrea e das 33 novas salas de aulas que serão construídas. O projeto já está em fase de licitação para então começar as obras.

Na continuidade da reunião foram apresentadas aos pais dos alunos as duas novas Unidades Descentralizadas (UNEDs), que funcionam em Buriticupu e em Zé Doca, ratificando o processo de expansão proposto pela Diretoria Geral da Instituição e já garantido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação. O senhor Jorge Pinheiro, pai de Janaina Silva, aluna da 3º série do Ensino Médio do CEFET – MA, destacou a importância do instituto, no que diz respeito à melhoria da estrutura e do ensino, ele afirmou ainda que, “com essas melhorias aqui apresentadas a minha filha além de cursar um Ensino Médio de qualidade, ainda terá a oportunidade de fazer dentro da própria instituição um curso superior que devido ao que foi exposto, será modelo em todo o país”.

O Diretor Geral do CEFET – MA, prof. José Costa, falou ainda sobre o processo de integração e de verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, mostrando que serão ofertados mais cursos superiores de Tecnologia, Bacharelado, Engenharia, de pós-graduação de aperfeiçoamento e especialização, como mestrados e doutorados. O senhor Aldo Silva, pai do Johw Franns, estudante do 3º ano do curso de Eletrônica, elogiou a iniciativa do Governo Federal e sugeriu a criação de um conselho de pais para o acompanhamento durante todo esse processo que visa elevar os níveis de excelência e o bom trabalho que já vem sendo feito com investimentos no Ensino Técnico e Tecnológico do Brasil.

A satisfação era visível, pois a discussão serviu para que fossem explicados os principais pontos da proposta do governo. Para o prof. José Costa, “a reunião serviu para que os pais dos nossos alunos participassem de toda essa discussão, haja vista que essa transformação do CEFET – MA para IFET interessa a toda a sociedade maranhense, pois, até a conclusão do projeto serão ofertadas 750 novas vagas para técnicos administrativos e 900 para professores”.

Alunos do Ensino Superior No último dia 8, os estudantes do ensino superior se reuniram com professores e diretores do CEFET para discutir o projeto do IFET e apontaram de forma positiva a implantação do mesmo, já que o CEFET – MA se tornará em uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurriculares e multicampus, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica. Isso significa um visível crescimento na proposta de ensino empregada pelo MEC, já que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) terão maior autonomia para criar e extinguir cursos, além de registrar diplomas dos cursos oferecidos pelo instituto.

Técnicos Administrativos, Professores e alunos do Ensino Médio. A próxima reunião para a discussão sobre a transformação para IFET, será com os Técnicos Administrativos, Professores e alunos do Ensino Médio, para que se possa esclarecer as dúvidas que ainda existem e conhecer mais a fundo a Chamada Pública de Proposta para a Constituição dos IFET e as suas melhorias para a instituição, como a melhoria da infra-estrutura física das instalações e espaços de trabalhos para o quadro de pessoal. Soma-se a isso o grande crescimento educacional na qual a instituição irá passar com a transformação para IFET, e que beneficiará alunos, professores e técnicos administrativos, além de trazer benefícios para toda a sociedade maranhense com a oferta de vagas através de concurso público para técnicos administrativos e professores.

Mudança possibilita mais autonomia Uma das grandes expectativas de quem integra o Cefet é a transformação do Centro Federal em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Para as novas unidades, essa mudança representa a possibilidade de uma maior autonomia, com a alternativa de se transformarem em campi, oferecendo inclusive cursos de Ensino Superior. “Promovemos mais de um mês de discussões com a comunidade e hoje todos consideram que a ‘ifetização’ é um processo natural do Cefet do Rio Grande do Norte”, aponta Francisco Mariz.

Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes dos Cefets (Concefet), Sérgio Gaudêncio revela que esse desejo é comum a várias das unidades espalhadas pelo país. Porém, apesar de a transformação ter sido autorizada através de decreto presidencial há três meses, ainda não há previsão de quando e como os centros poderão se transformar em institutos. “É possível que o MEC lance em setembro uma chamada pública, na qual os cefets apresentariam suas propostas (para definição de quais estão em condições), ou mesmo que isso ocorra de forma individual, cada centro sendo submetido à análise do ministério”, diz.

Apesar das incertezas, Sérgio Gaudêncio ressalta que o fato de o plano de expansão das escolas federais integrar as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) demonstra o interesse do Governo Federal em apoiar o surgimento dos Ifets. Francisco Mariz, contudo, alerta para uma necessidade: “Uma das coisas importantes é que haja clareza ao definir a atuação desses institutos, para que não fiquemos à mercê da mudança dos políticos”, adverte.


O Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica – CONCEFET, reunido em Recife-PE nos dias 12 e 13 de julho do corrente ano, deliberou por tornar pública a sua posição a favor da transformação de todos os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e a Escola Técnica Federal de Palmas –TO em Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFET).

O CONCEFET afirma ainda que esta posição dos dirigentes dos CEFET se vincula estritamente aos seguintes pontos:

1. Adoção de um processo de implantação disposto em Lei única;

2. Inclusão dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – IFET entre as entidades que constituem o Sistema Federal de Educação Superior, com prerrogativas equivalentes à Universidade caracterizadas em toda legislação que trata desse nível de ensino;

3. A implementação pelo Ministério da Educação de política de apoio que garanta iguais condições (recursos humanos e materiais) aos atuais CEFET e à ETF-Palmas para a transformação em IFET;

4. A adoção de providências para implantação de um Plano de Cargos e Carreira de Professores da Educação Tecnológica – PCCPET, consoante com as prerrogativas da nova Instituição, e que assegure os direitos hoje consignados em lei aos atuais quadros do ensino do 1º e 2º graus e do ensino superior dessas instituições;

5. Garantia do processo de escolha do Dirigente Máximo dos IFET a partir de eleição direta, de acordo com o que dispõe a legislação em vigor sobre o processo de escolha dos Diretores Gerais dos CEFET;

6. Garantia de que as prerrogativas e objetivos dos IFET tenham como base a preservação das conquistas históricas da rede de CEFET e ETF-Palmas – a fim de reafirmar seu trabalho educativo em favor do desenvolvimento da nação brasileira, entre os quais se incluem: a natureza pública das instituições e a coexistência do ensino técnico, superior (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão;

7. A criação, em lei, de um Fundo de Financiamento e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de garantir de modo definitivo à Educação Profissional e Tecnológica o seu caráter estratégico e, ao mesmo tempo, inseri-la no rol das Políticas de Estado.

O CONCEFET ao manifestar a sua posição, o faz com a convicção de que os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia ampliam o significado da Educação Profissional e Tecnológica em todos os níveis, enquanto modalidade potencializadora do homem no desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimento a partir de uma prática interativa com a realidade, principalmente, no atual estágio em que se encontra o país.

Recife (PE), 13 de julho de 2007.