Instalar o Debian Pixel no PC

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Histórico

Tendo o sistema operacional Debian GNU/Linux como base, o Raspbian foi concebido como um sistema para uso em Raspberry Pis. A intenção é ter uma interface amigável e prática, além de oferecer diversas ferramentas para quem está iniciando no mundo da programação. O sistema foi evoluindo, e foi assim lançado o Raspbian Pixel (PIXEL = Pi Improved Xwindows Environment, Lightweight). Pouco tempo depois, uma versão para PCs e MACs foi concebida, e permite ao usuário executar todo o ambiente hora antes disponível apenas nos Raspberry Pis.
Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial do projeto.

PIXEL para PC

Neste link é possível baixar a iso do Debian PIXEL Jessie. É possível gravar em qualquer dispositivo removível para usar como um live system ou também em modo persistence, que mantém as modificações salvas após o desligamento do sistema.
Mas é possível instalá-lo em um HD como o Debian, por exemplo? Oficialmente, não há um instalador, no entanto, com algumas "manobras" é possível rodá-lo a partir de um disco rígido. O processo em si, é simples, mas exige atenção para não prejudicar o boot de possíveis outros sistemas operacionais do PC.

"Instalação"

Primeiramente, baixe a iso do sistema aqui.

root@debian:~# wget http://downloads.raspberrypi.org/pixel_x86/images/pixel_x86-2016-12-13/2016-12-13-pixel-x86-jessie.iso


Depois, basta gravar a iso num armazenamento removível.

root@debian:~# dd if=2016-12-13-pixel-x86-jessie.iso of=/dev/sdX


"/dev/sdX" é a unidade armazenamento. Você pode conferir os dispositivos de armazenamento presentes no seu PC com o comando fdisk -l.