Implantação de um segmento terrestre com missões de CubeSats e Nanossatélites em órbita terrestre baixa para educação, monitoramento, suporte e comunicação no IFSC câmpus São José.

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Implantação de um segmento terrestre com missões de CubeSats e Nanossatélites em órbita terrestre baixa para educação,monitoramento, suporte e comunicação no IFSC câmpus São José
Nelson Espindola Alves
Ramon Mayor Martins
Fabio Alexandre de Souza
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009
Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC e-mail: nelsonespindolalves@gmail.com
Professor do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC e-mail: ramon.mayor@ifsc.edu.br
Professor do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC e-mail: fabiosouza@ifsc.edu.br
Resumo

A dispendiosidade das missões espaciais desencadearam na busca por melhorias na acessibilidade de equipamentos que compõem a arquitetura de um elemento espacial com eficiência equivalente ou superior ao de satélites tradicionais. A idealização de um padrão na construção dos nanossatélites, conhecido como CubeSat, provocando na redução de custos e no tempo de desenvolvimento desses artefatos fornecendo aos alunos de universidades a oportunidade de participar de um projeto espacial. Entretanto, para um recebimento eficiente com o intuito de compreensão dos dados enviados pelo elemento espacial, o estudo e desenvolvimento de um segmento terrestre robusto é essencial. O presente trabalho tem como objetivo realizar o estudo e a implementação de estações terrestres bem como a decodificação dos dados de telemetria dos principais CubeSats presentes em órbita terrestre baixa desenvolvendo um sistema baseado em rádio definido por software.

Palavras-chave
Segmento terrestre. CubeSat. LEO. Rádio definido por software. Nanossatélite


Arquivos do TCC