Fundamentação Teórica do Projeto - Processamento de Strings e acesso ao TinyWebDB usando o Scratch

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O acesso via Scratch

O Scratch na versão 1.4 não apresenta facilidades para acesso a um Web Database (WebDB). Para o desenvolvimento do Projeto Integrador, foi criado um sprite que permite acessar a WebDB de forma semelhante ao App Inventor. Um programa java auxiliar deve ser usado para viabilizar este acesso.

Para testar o acesso faça os seguintes passos:

  1. Baixe o programa scratch de InterfaceWebDB.
  2. Carregue o programa no Scratch. Você deve observar, uma mensagem de conexão com sensore remoto ativa.
  3. Baixe o arquivo java de Programa Java InterWebDB v0.3
  4. Abra um terminal e vá até o diretório onde foi baixado o arquivo java. Execute-o com:
  java -jar InterWebDB.jar

Pronto, agora pode-se executar o programa Scratch. Mas antes vamos entender um pouco do programa. O sprite InterfWevDB encapsula um código crítico de comunicação com o programa Java e expõe uma interface para outros scripts que podem ser acionados através de broadcast. O código desse sprite não deve ser modificado. Para demonstrar o funcionamento da comunicações com o WebDB foi disponibilizado um código no palco.


Apontando para a base de dados

O servidor WebDb se encontra em alguma máquina com endereço IP válido. Este endereço pode estar associado a um nome (nome de DNS). Para apontar para uma outra base de dados deve-se configurar o endereço da mesma usando o sinal setUrlWebDB. Para tanto, deve-se atribuir atribuir ao parâmetro par1WebDB o nome desejado ('ifscengtelecom-pji1.appspot.com). Em seguida, deve-se emitir o sinal setUrlWebDB com opção de espera (anuncie para todos e espere).

SetUrlWebDB.png

Acompanhando o conteúdo e atualizando a base de dados via browser

Para operar e monitorar a base de dados via browser basta colocar a url do TinyWebDB na barra de endereços. Clicar em store ou get para acessar uma tag específica. Quando deixar de usar alguma tag, use o comando [Delete] para apagá-la.

Lendo dados associados a um dado tag

Para ler um dado associado a um dado tag deve-se simplesmente atribuir ao parâmetro par1WebDB o nome do tag desejado e fazer um envio do sinal LerValorTagWebDB com opção de espera. Após o acesso ao WebDB e recuperação do valor da Tag, o valor retornado estará disponível no parâmetro par1WebDB. Caso haja erro de conexão será retornada uma mensagem de ERRO DE CONEXÃO dentro do parâmetro par1WebDB.

Exemplo de uso: Como o seguinte código será obtido

LerValorTagWebDB.png

LerValorTagWebDBresp.png

Escrevendo dados associados a um dado tag

Para escrever um dado basta colocar no par1WebDB o nome do tag desejado e no par2WebDB o nome do valor desejado. Deve-se então enviar o sinal EscreverValorTagWebDB e esperar.

Processamento de Strings no Scratch

Faça o download do Tutorial de Processamento de Strings e siga esse tutorial passo-a-passo para aprender como processar strings com Scratch. Observe que o sprite ProcStrings não deve ser alterado para processar a string. Esse sprite tem dois procedimentos listaSubitens e cortarLetras.

  • O procedimentos listaSubitens separa uma string em subitens usando o carater separador escolhido, sendo ativado pelo envio da mensagem <anuncie (listaSubitens) para todos e espere>.

ListaSubitens.png

  • O procedimentos cortarLetras corta de uma string os caracteres centrais de acordo com os índices fornecidos, sendo ativado pelo envio da mensagem <anuncie (cortarLetras) para todos e espere>.

CortarLetras.png


O sprite abaixo pode ser lido para dentro de um projeto e diretamente usado.

Media:ProcessamentoStrings.sb