Estudo sobre Femtocell

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Aluno: Guilherme Flores Miguel
Curso Superior de Sistemas em Telecomunicações - IFSC
Orientador: Prof Rubem Toledo Bergamo
email: guigok15@gmail.com

CENÁRIO

Hoje quando falamos de qualidade de telefonia móvel no país para a ANATEL pode ser um resultado e para os clientes outros. Isso porque as operadoras de telefonia fornecem os dados a própria ANATEL. Mas o usuário se depara com situações de falta de cobertura ou o serviço é bem inferior ao contratado. A deficiência de cobertura se mostra com mais clareza em ambientes indoor, onde o sinal propagado pelas Macrocell não atinge os níveis para a prestação de serviço com qualidade e desempenho. Mas não pense que é apenas no Brasil que o problema de cobertura ,de acordo com pesquisas na Europa 45% das famílias e 30% das empresas se encontram com problemas de cobertura em ambiente indoor. Uma das propostas das operadoras para melhorar esse cenário é o uso da tecnologia Femtocell que visa melhorar a cobertura de sinal e portanto solucionar o problema de acesso do usuário.

FEMTOCELL

Mas o que vem a ser uma Femtocell ,é uma pequenas estações radio base (ERB) de pequena potencia muito similar ao ponto de acesso Wi-fi que opera na faixa de frequência licenciada de operadoras de celular, cujo o objetivo é melhorar a recepção de sinal dentro daquela pequena região (casa, pequena empresa) utilizando a rede DSL.

Img.jpg"/

OBJETIVO e MOTIVAÇÃO

Fazer um estudo aprofundado sobre essa tecnologia para ficar no IFSC como referencia de pesquisa, seja para trabalhos futuros ou estudo. Tratando de sua arquitetura, interferências sofridas, modulação, regulamentação, handover, vantagens do uso tanto do usuário e da operadora. Devido ao fato que por ser uma tecnologia recente e os livros e artigos que tratam sobre ela se encontra na língua inglesa com esse trabalho pretendo além de facilitar pelo fato de ser na língua portuguesa também mostrar o cenário dentro do nosso país.

Cronograma

Etapas nov/2015 dez/2015 jan/2016 fev/2016 mar/2016 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Pesquisa Bibliográfica X X X
Escrita do Documento X X X
Entrega do Documento e Defesa X
Apresentação do Trabalho à Banca X

BIBLIOGRAFIA

LIVROS
Femtocells technologies and deployment.
4g femtocells resource allocation and interference management.
Indoor Radio Planning A Practical Guide for GSM, DCS,UMTS, HSPA and LTE.
Femtocells design & application.

ARTIGOS
Uplink Interference Mitigation for OFDMA Femtocell Networks
HANDOVER MANAGEMENT SCHEME IN LTE FEMTOCELL NETWORKS