Detector de Gás GLP: aplicação de arduino para construção de software residencial - suporte ao corpo de bombeiros

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
  • Coordenação: RAMON MAYOR MARTINS E-mail: ramon.mayor@ifsc.edu.br Telefone:

Membros da Equipe Nome Categoria Função Departamento Início Fim Carga Horária

    • GABRIELLE SCHARF DISCENTE ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) 06/08/2018 06/08/2019 96 Hs.
    • RAMON MAYOR MARTINS DOCENTE COORDENADOR(A) COTELEC-SJO 06/08/2018 06/08/2019 300 Hs.
    • ALERHANDRO MATOS DE JESUS DISCENTE ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) 06/08/2018 06/08/2019 96 Hs.
    • LUAN DE BARROS DISCENTE ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) 06/08/2018 06/08/2019 96 Hs.
    • JEAN MOTA CAITANO DOS REIS DISCENTE ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) 06/08/2018 06/08/2019 96 Hs.
    • ELEN MACEDO LOBATO DOCENTE COORDENADOR(A) ADJUNTO(A) COTELEC-SJO 06/08/2018 06/08/2019 300 Hs.
    • FERNANDO RODRIGUES SANTOS EXTERNO COLABORADOR(A) 06/08/2018 06/08/2019 300 Hs.


Resumo: Em nossas residências nós utilizamos para alimentar a rede de aquecimento de água e para acender fogões gás liquefeito de petróleo (GLP). Tal suporte gerou algumas inquietações sobre a segurança em domicílios, já que são atendidos pelo Corpo de Bombeiros acidentes que ocorrem em casa. Quando inalado, o gás dióxido de carbono decorrente do GLP causa tontura e dificuldade respiratória, sendo ideal levar a indivíduo que o inalou para um local arejado e fresco. Entretanto, a caso de incêndio, o sujeito pode ter dificuldades em se locomover, pois o gás causa sonolência, levando-o a ter uma parada respiratória e ir a óbito. Para isso é proposto o desenvolvimento de um sensor de gás GLP. Pensou-se no baixo custo para a fabricação e para a possível venda à população, tornando-se acessível. O aparelho em desenvolvimento, ao receber o gás no sensor de GLP, emitirá uma mensagem ao usuário. alertando sobre um possível vazamento. Se nenhuma providência for tomada, depois de um certo tempo, o sistema contactará a Brigada de Bombeiros mais próxima para evitar um desastre. Servindo portanto como um suporte ao corpo de Bombeiros.

Justificativa: Muitos casos de acidentes em residências, bem como relato de óbitos são descritos e verificados pelo corpo de bombeiros decorrente de vazamento do gás GLP. Um sensor inteligente será capaz de acionar a central do Corpo de Bombeiros de forma que o proprietário tenha praticidade em caso de vazamento e possíveis danos a si e aos seus bens sem que o mesmo esteja presente no ato da difusão.

Objetivos: Detectar vazamento de gás GLP em residências. Específicos A concepção do projeto visa o caráter de extensão e interação entre IFSC, empresa HUBOT, Corpo de Bombeiros e Sociedade Desenvolver um aplicativo que envie mensagem quando ocorrer o vazamento; Aplicar a linguagem C com o auxílio da plataforma arduíno para projetar o software; Transmitir dados para o corpo de bombeiros com a ajuda do app quando tiver uma ocorrência.

Metodologia: o que: uma ação intervencionista para auxiliar corpo de bombeiros a evitar acidentes e mortes por gás GLP como: desenvolvendo um dispositivo para deteccao do gás GLP quando fazer: Agosto/2018 a Agosto/2019 para quê fazer: para evitar acidentes e mortes por gás GLP para quem fazer: auxiliar corpo de bombeiros 1-Fundamentação (Teoria, Motivação, Justificativa,Estudo de caso, Demanda Corpo de Bombeiros) 2-Desenvolvimento (Implementar e analisar o sistema em arduino, trazer para layout de placa PCB, testes de hardware, integração com software (Hubot) 3-Teste em Campo (IFSC-HUBOT-Corpo de Bombeiros) 4-Melhorias 5-Documentação planejamento, organização, -professores atuarao como orientadores e suporte técnico. Alunos atuarao como implementadores execução -Inicialmente será desenvolvido o sistema em Arduino. Apos isso será implementado em hardware proprio. Por fim será integrado ao sistema da empresa HUBOT finalização. O dispositivo irá auxiliar o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A interação dialógica se dará entre IFSC e comunidade externa (empresa HUBOT, Corpo de Bombeiros e Sociedade) Será aplicado no projeto conhecimentos adquiridos em sala de aula Será pesquisado as necessidades para a implementação do projeto Será realizado em conjunto com o corpo de bombeiros, a empresa Hubot, etapas do projeto. Alem de ter como publico alvo a sociedade em geral.

Avaliação: A partir de diagnóstico do projeto.

Resultados: O resultado será um sistema/dispositivo que servirá para dar suporte ao corpo de bombeiros na detecção de gás GLP