Detecção automática de movimento através de sinais de vídeo: Estudo e implementação de um sistema

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Link curto: http://www.sj.ifsc.edu.br/VDAM

Autora

Simara Sonaglio

Resumo

Este trabalho apresenta um sistema automático de detecção de movimento baseado apenas em sinais de vídeo. A informação de vídeo a ser processada é capturada de uma câmera de baixo custo do tipo webcam. Este sistema armazena apenas os quadros com movimento aos quais é sobreposto um texto que marca o instante do evento. Como padrão de compressão é usado o MPEG4 através do codec de vídeo XVID. Com o objetivo de facilitar a identificação do objeto causador do movimento, é realizada a segmentação do objeto em movimento, o qual é demarcado com uma moldura no vídeo armazenado. Os resultados obtidos mostram que o sistema é eficiente na detecção de movimentos, evitando alarmes falsos devido, entre outros fatores, à variação da iluminação, variação de sombras, alteração de fundo e movimento causado pelo vento.

Palavras chave

Detecção de movimento, processamento de vídeo, monitoramento eletrônico de ambientes.

Abstract

This paper presents an automatic system for motion detection by analyzing only the video signal. The video information is captured by low cost webcam. This system stores only the frames with motion, using the compression standard MPEG4 via XVID codec. A text is over imposed to each image to mark the time the each event has occurred. A frame is set around the moving object to improve identification. Results show that the system is efficient for motion detection, avoiding false alarms due to lighting variation, shadows, image background change.

Keywords

Motion detection, video processing, electronic surveillance.

Monografia.pdf

Publicações decorrentes do trabalho

  1. Simara Sonaglio e Marcos Moecke, Sistema de vigilância eletrônica automática com detecção de movimento através de sinais de vídeo, II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, de 27 a 29 de agosto de 2008, Pelotas, RS, Brasil.
  2. Simara Sonaglio e Marcos Moecke, Filtragem Morfológica para Redução do Ruído na Detecção de Movimento em Sistema Automático de Vigilância, Octava Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática: CISCI 2009, de 10 a 13 de Julho de 2009, Orlando, Florida, EUA.

Apêndices

Para obter o software VDAM acesse http://bit.ly/Download-VDAM e preencha o formulário presente na página.

A sequência de vídeo utilizada para determinar o espaço de cor a ser utilizado está disponível em: *Sequência de vídeo utilizada nos testes