Desenvolvimento e implementação de tags de RFID ativo

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução e Justificativa da Proposição

Este projeto visa dar continuidade aos trabalhos do projeto “Desenvolvimento de Sistemas de Identificação e Localização usando Técnicas de RF” contemplado em edital no ano de 2013, onde foram adquiridos componentes e sistemas de desenvolvimento para o NRF51. Tal componente é uma solução de baixo custo e baixo consumo para implemetação de RFID ativo e de dispositivos com Bluetooth 4.0.

No contexto do projeto foi desenvolvido e concluído o TCC do aluno Bruno Antônio Pinho intitulado: “Avaliação do componente NRF51 da Nordic visando sistemas de medições em hipismo”.

A avaliação realizada no TCC permitiu o domínio do componente NRF51, bem como do seu sistema de desenvolvimento, utilizando-se kits de avaliação e desenvolvimento fornecidos pela fabricante Nordic Semiconductors.

Pretende-se usar a experiência adquirida no projeto para implantar um firmware mínimo em placas específicas do NRF51 para aplicações finais com RFID ativo. Tratam-se de placas miniaturizadas também adquiridas no projeto (1.5 cm x 1.5cm) dotadas de “CHIP antena” o que permitirá ampliar o alcance da comunicação sem fio.

Os tags ativos poderão ser usados em outros projetos em desenvolvimento, tal como o sistema com pedido de patente (via IFSC) pelo Prof.Márcio Doniak para medição e apoio ao treinamento de natação. Neste sentido, pretende-se ainda neste projeto testar a aplicabilidade destas tags ativas no contexto deste sistema.

Objetivos do Projeto

Este projeto visa a implementação de tags de RFID ativo usando a tecnologia NRF51 da Nordic visando a aplicação final em sistemas de identificação e localização.

São objetivos específicos:

  • Implantar um firmware mínimo nas placas miniaturas RFD22301 de forma que a mesma possa ser usada em aplicações finais de sensor RFID ativo;
  • Preparar a placa RFD22301 para uso como tag em uma aplicação em sistema de apoio ao treinamento de natação;
  • Preparar uma placa RFD22301 para conexão via serial com um sistema leitor de RFID;
  • Realizar testes básicos para validação da placa na aplicação real.

Detalhamento das atividades

Etapa 1

Preparação inicial do hardware: soldagem de cabo de programação e fixação do suporte de bateria. Período: Abril de 2014

Etapa 2

Implantação de firmware mínimo nas placas sensores de RFID. Período:Abril/Maio de 2014

Etapa 3

Implantação de firmware mínimo na placa leitora de RFID. Período: Maio de 2014

Etapa 4

Isolamento e teste placa em uma aplicação real (sistema de treinamento de natação) Período: Junho de 2014

Etapa 5

Relatório Final Período: Junho de 2014

Forma de acompanhamento do bolsista

  • Reuniões semanais
  • Documentação na wiki
  • Tag RFID ativo implementado e testado.