Orientações aos alunos sobre processos acadêmicos do curso 0111

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Orientações a ingressantes e não ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Telecomunicações (111).

Coordenação do curso

Ingresso

  • O ingresso no curso 111 se dá por meio de sorteio.
  • A vagas são abertas por meio de edital de ingresso que é lançado a cada semestre.
  • Confira o calendário de editais de ingresso em Calendário de Inscrições
  • Confira o resultado do sorteio em resultados de ingressos
  • Os alunos ingressantes (calouros), são matriculados automaticamente em todas as Unidades Curriculares da primeira fase do curso.

Horário das aulas

Matrícula em disciplina

Os alunos não ingressantes (veteranos - a partir do segundo semestre no curso) devem efetuar sua rematrícula através do SIGAA a cada semestre conforme calendário acadêmico do campus.

  • Após a rematrícula que ocorre sempre antes do início do semestre há um período de "ajuste de matrícula" (conforme calendário acadêmico do campus) onde pode-se realizar ajustes quanto as Unidades Curriculares que cada estudante cursará no semestre.
  • Os horários das aulas podem ser consultados em Horários dos Cursos do IFSC Campus São José.

Acesse o manual do SIGAA para instruções sobre como realizar a matrícula online.

Art. 69. No regime de matrícula por componente curricular, a matrícula será efetivada a cada período letivo pelo aluno ou seu representante legal, nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
§ 1º A efetivação de matrícula em um componente curricular somente ocorrerá se não houver conflitos de horários e de pré-requisitos, além do respeito à carga horária semanal mínima de uma hora e máxima de 30 horas de atividades letivas no curso.
§ 2º É obrigatória a matrícula em, pelo menos, um componente curricular a cada período letivo.
§ 3º Caso o aluno não efetue a rematrícula no curso no prazo previsto no calendário acadêmico, terá a matrícula cancelada por desistência.
§ 4º A matrícula em componente curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios de prioridade:
I - esteja cursando o período letivo no qual está previsto o componente curricular em questão, de acordo com o seu edital de ingresso;
II - maior coeficiente de aproveitamento acadêmico (CAA).

Os alunos ingressantes (calouros), não precisam realizar rematrícula no primeiro semestre pois já são matriculados automaticamente em todas as Unidades Curriculares da primeira fase do curso.

Atualização dos dados cadastrados no SIGAA

  • Para solicitar atualização nos dados cadastrados no SIGAA, entre em contato com a Secretaria Academica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>.
  • Atualização de endereço
  • Atualização de email
  • Atualização de contatos (telefone, celular, etc)

Cadastre e use preferencialmente o email institucional <seu_login>@aluno.ifsc.edu.br>, pois te dá acesso facilitado as ferramentas utilizada no IFSC.

Trancamento de matrícula

Para solicitar o trancamento de matrícula o aluno deverá dar entrada no processo na Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>, que registrará o processo no Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo SIGA/SJ (de acesso restrito aos servidores do IFSC). Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus.

Antes de trancar o curso, converse com o coordenador do curso e coordenação pedagógica, talvez haja uma outra opção para você.

  • O aluno deve apresentar o comprovante de estar quites com a biblioteca.
  • O pedido deve ser feito diretamente através de email para a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> informando nome do aluno, número de matrícula e a quantidade de semestres que deseja permanecer com matrícula trancada.
  • Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus.

Retorno de trancamento de matrícula

O retorno do trancamento deve ser realizado antes da matrícula online, solicitando a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>, que registrará o processo no Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo SIGA/SJ (de acesso restrito aos servidores do IFSC).

Cancelamento de Componente Curricular

  • Solicitar cancelamento de componente curricular a coordenação através do email cursos técnicos de telecomunicações <tecnicotelecom@ifsc.edu.br>
  • Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus.

Cancelamento de Matrícula

Para solicitar o cancelamento de matrícula o aluno deverá dar entrada no processo na Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>.

Antes de cancelar sua matrícula, converse com o coordenador do curso e coordenação pedagógica, talvez haja uma outra opção para você.

  • O aluno deve apresentar o comprovante de estar quites com a biblioteca.
  • O pedido deve ser feito diretamente através de email para a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> informando nome do aluno e número de matrícula.

Reingresso após Matrícula Cancelada

  • Para solicitar o reingresso, o cidadão deverá entrar com processo de reingresso na Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>.
  • Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus.

Outros processos acadêmicos

  • Consulte a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> ou coordenação dos cursos técnicos de telecomunicações <tecnicotelecom@ifsc.edu.br>.