Controle de acesso com registro de eventos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Leandro de Souza Vieira
Curso Superior de Sistemas em Telecomunicações - IFSC
Orientador: Prof. Dr. Pedro Armando da Silva Jr.

Introdução

Atualmente, em paralelo com o crescimento da população mundial, ocorre também um aumento significativo da taxa de criminalidade, principalmente nas pequenas cidades. Com isso surgem várias preocupações com segurança das pessoas.

A maior delas está em restringir, ainda mais, a entrada de pessoas não autorizadas em um determinado local, seja uma residência, um prédio corporativo, uma empresa, tornando a segurança uma prioridade.

Para que seja feita esta autorização existem sistemas de controle de acesso. O mesmo pode ser feito em catracas, fechaduras de portas, cofres ou ambiente onde se deseja manter restrito o acesso.

Esses sistemas de controle podem ser de diversas formas: via teclado, RFId, biometria, entre outras. O mais simples é via teclado, onde o usuário digita uma sequência numérica que é comparada a outra pré-cadastrada na memória do equipamento para autorizar ou negar o acesso.

Proposta

O objetivo deste trabalho é avaliar métodos e sistemas de controle de acesso e desenvolver um protótipo que irá executar um programa desenvolvido em C.

O protótipo deverá ser capaz de armazenar dados de pelo menos cinco usuários, além do administrador, registrar data e horário de acesso e para permitir ou negar acesso via teclado. Será também avaliada a possibilidade de envio de mensagens do equipamento via rede ao administrador.

Cronograma TCC1

Etapas/Mes Abril/2014 Maio/2014 Junho/2014 Julho/2014
Delimitação do Tema e Pesquisa bibliográfica x x
Planejamento das Etapas de Execução x x x
Elaboração do Documento de Avaliação x x
Defesa em Banca Fechada x

Bibliografia

[1] http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=20995