Conteúdo Programático

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Consiste na relação dos conhecimentos selecionados para serem trabalhados na disciplina. Estes conhecimentos deverão ser apresentados sob forma de tópicos e, na medida do possível, os itens e respectivos sub-itens, e outras subdivisões porventura existentes, de modo que definam necessariamente o grau de aprofundamento levado a efeito na disciplina. O conteúdo programático é organizado numa seqüência baseada em princípios inerentes ao campo de conhecimento ao qual se vincula a disciplina. O conteúdo programático da disciplina deve guardar necessariamente relação com sua ementa, pois esta representa a síntese do programa (Resolução 003/CEPE/84).

  • Não confundir 'Conteúdo Programático' com 'Cronograma' ou 'Metodologia'.
  • Para os tópicos de 1º nível especificar a carga horária prevista de forma a identificar a dedicação dada ao tema.
  • As cargas horárias referente a avaliações, provas, exercícios e etc. devem ser diluídas nas cargas horárias dos tópicos relacionados.
  • Seminários, palestras, discussões, apresentações, defesas de trabalhos, realização de exercícios e outras atividades práticas são próprias da metodologia (Plano de Ensino). Em vez disto, descrever os conteúdos que são explorados nestas atividades.
  • Evitar incluir itens como "Apresentação", "Introdução", "Conceitos Básicos", "Conceitos Fundamentais", "Noções básicas", "Motivação" e similares como tópicos finais (sem subdivisões) pois não refletem conteúdos em si.
  • Evitar incluir tópicos que reflitam ações, a exemplo de "Prática de ...", "Estudo de ...", "Implementação de ...", "Construção de ...", "Revisão de ...", visto que são próprios dos objetivos, da metodologia ou do cronograma. Em vez disto, descrever os conteúdos que são trabalhados ou explorados. A idéia de que a disciplina envolve atividades práticas assim como o nível de atividade prática da disciplina é definido na sua carga horária.