Conheça aqui a história do IF-SC

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Missão: “DESENVOLVER E DIFUNDIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, FORMANDO INDIVÍDUOS CAPACITADOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DA PROFISSÃO.”

Visão:“CONSOLIDAR-SE COMO CENTRO DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA.”

Introdução:

O Brasil tem atraído cada vez mais investimentos por conta da iminência da realização da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos e da expectativa gerada pelo aumento do volume de extração de petróleo (pré-sal). E novos investimentos exigem trabalhadores cada vez mais qualificados.

Por esse motivo, o governo federal lançou o PRONATEC que tem como objetivo ampliar a oferta de novas vagas na educação profissional por meio da consolidação da expansão da rede federal e da integração das redes públicas, privadas e do Sistema S.

Há 102 anos no dia 23 de setembro o então presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 Escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem às Escolas Técnicas Federais, Escolas Agrotécnicas Federais, aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), UFTPR e aos atuais Institutos Federais. As 19 escolas se multiplicaram. Até 2003 eram 154. Nos últimos 8 anos foram instalados mais 210 novos campi. Até 2014 o objetivo do governo federal é instalar mais 208 novos campi.

O IF-SC também faz parte dessa grande história.

Passamos de 3 campi em 2005 para 19, em 2012. Até 2014, teremos 21 campi instalados.

Temos agora o grande desafio de consolidar a expansão, integrar o ensino, a pesquisa e extensão e estender para todo estado a qualidade da formação profissional que sempre marcou os campi mais antigos. Temos a convicção de que se a educação transforma, a educação profissional transforma muito mais.

O Instituto Federal de Santa Catarina é fruto do trabalho de diversas gerações de servidores que formaram milhares de cidadãos brasileiros. São 102 anos contribuindo para a transformação das vidas de milhares de brasileiros.

1- Descrição, Missão e Visão de futuro:

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Tem sede e foro em Florianópolis, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

A finalidade do IF-SC é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para isso, a instituição atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, oferecendo cursos voltados à educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada, técnicos, de graduação e de pós-graduação.

O IF-SC tem como visão consolidar-se como centro de excelência na educação profissional e tecnológica no Estado de Santa Catarina. Isso já é uma realidade não só em âmbito estadual como nacional. Um exemplo disso é a avaliação realizada pelo Ministério da Educação que utiliza o Índice Geral dos Cursos (IGC). Calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o índice leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o País.

Na categoria Centro Universitário, há quatro anos o IF-SC é considerado o melhor Centro Federal Universitário do país e ganha cada vez mais destaque no mercado por seu desempenho como instituição de ensino de excelência.

Por meio do Ensino a Distância, o IF-SC ultrapassa os limites geográficos e oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em 33 pólos de ensino espalhados pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

E o Instituto vai ainda mais longe. Nos últimos anos, com um processo de internacionalização, o IF-SC fechou parcerias com diversas instituições de ensino estrangeiras para intercâmbio de alunos e servidores.

Atualmente, existem formalizados convênios com 19 renomadas instituições dos Estados Unidos da América, da Suécia, do Canadá, da Áustria, de Portugal, da Bélgica, da França, da Espanha, da Alemanha e da Eslovênia.

Atualmente, a instituição passa por um processo de profunda transformação, conservando seu compromisso social de instituição pública e gratuita. Com mais de 14 mil alunos e 1,6 mil servidores em 19 campi em funcionamento – além da Reitoria, o IF-SC chega a 2012 comprometido com a implantação de educação tecnológica em todos os níveis e com a formação de educadores.

2- Ato de criação

O IF-SC foi criado por meio do decreto 7.566, de 23 de setembro de 1909 como uma Escola de Aprendizes e Artífices. Nesse mesmo ato, o então presidente Nilo Peçanha criou mais outras 18 instituições federais nas capitais brasileiras. No texto da Lei estava expresso que o objetivo era “oferecer preparo técnico e intelectual aos desvalidos da fortuna”.

A primeira sede foi instalada em 1º de setembro de 1910 na rua Almirante Alvim, no Centro de Florianópolis, em um prédio cedido pelo governo de Santa Catarina.

A escola oferecia na época ensino primário, formação em desenho e oficinas de tipografia, encadernação e pautação, além de cursos de carpintaria da ribeira, escultura e mecânica (que compreendia ferraria e serralheria). A instituição visava a atender as demandas da sociedade e do setor produtivo da Florianópolis, do início do século XX, que necessitava de soluções em comunicação por meio impresso e em transporte.

3- De Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal

Em 15 de novembro de 1922, a então Escola de Aprendizes Artífices foi transferida para um novo prédio localizado na Rua Presidente Coutinho, também no Centro de Florianópolis, onde permaneceu até 1962.

Em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, a instituição passou a ser designada como Liceu Industrial de Florianópolis. E cinco anos depois, por meio do Decreto-Lei nº 4.127, de 23 de fevereiro de 1942, foi transformada em Escola Industrial de Florianópolis.

Em 1962, a Escola Industrial de Florianópolis transferiu sua sede para a Avenida Mauro Ramos, no Centro de Florianópolis, no local onde hoje funciona o Campus Florianópolis e que, até 2005, foi sede da instituição.

O nome e o status da instituição mudaram novamente em 1965, com a Lei nº 4.759, de 20 de agosto. A instituição passou a ser designada como Escola Industrial Federal de Santa Catarina. A partir de 1968, com a publicação da Portaria Ministerial nº 331, de 17 de junho, passou a ser chamada de Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC). Esse nome foi mantido até 2002.

4- Construção das Unidades Descentralizadas

Nas décadas de 1970 e 1980, a então ETF-SC implantou diversos cursos, como os de Estradas, Saneamento, Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações e Refrigeração e Ar Condicionado. Em 1988, iniciou a oferta desses dois últimos cursos em São José, cidade da região metropolitana de Florianópolis, em um prédio cedido pela prefeitura. Três anos depois, a instituição inaugurou a Unidade São José, hoje Campus São José, em instalações próprias. Foi a primeira unidade de ensino do atual IF-SC fora da capital catarinense.

Em 1994, foi implantada a terceira unidade da instituição, na cidade de Jaraguá do Sul, na região norte do estado. Os cursos oferecidos eram de Têxtil e Eletromecânica. Um ano depois, passou a ser oferecido o curso de Enfermagem em Joinville, como extensão da Unidade Florianópolis, hoje Campus Florianópolis. Esse curso deu origem ao atual Campus Joinville.

5- Transformação em CEFET-SC

A Lei federal de nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994, transformava automaticamente todas as Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica, condicionando o ato à publicação de decreto presidencial específico para cada novo centro. No caso da ETF-SC, a transformação para CEFET-SC foi oficializada em 27 de março de 2002, quando foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o decreto de criação.

Depois da mudança para CEFET-SC, a instituição passou a oferecer cursos superiores de tecnologia e de pós-graduação lato sensu (especialização).

6- Plano de Expansão I

Em 2006, como parte de uma política de criação de novas escolas técnicas em todo o país, o CEFET-SC implantou três novas unidades de ensino que hoje são campi do IF-SC. Uma delas, a Unidade Continente (atual Campus Florianópolis-Continente), foi instalada na parte continental de Florianópolis, oferecendo cursos na área de turismo e hospitalidade. As outras duas unidades foram implantadas no interior: em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, e Joinville, no norte.

Também em 2006, a instituição passou a oferecer o curso técnico em Pesca, o primeiro em pesca marítima do país, na cidade de Itajaí, no litoral norte catarinense, vinculado à Unidade Continente. A sétima unidade de ensino do CEFET-SC começou as atividades em fevereiro de 2008, em

Araranguá, na região sul de Santa Catarina.

7- Transformação em IF-SC

Em março de 2008, após amplo debate com a participação de toda comunidade foi realizado um plebiscito em que votaram os professores, os servidores técnico-administrativos e os estudantes do então CEFET-SC para aprovação da transformação da instituição em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto de lei que definiu a mudança foi aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado e sancionado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 29 de dezembro de 2008, sob o número 11.892/2008.

8- Plano de Expansão II

Em 2008, ao mesmo tempo em que discutia a transformação em Instituto Federal, seguindo as diretrizes do Plano de Expansão II, o IF-SC iniciou a construção de mais seis novos campi: Canoinhas, Criciúma, Gaspar, Lages, São Miguel do Oeste e Itajaí que foram concluídos no ano de 2011, com exceção do campus Itajaí que ainda encontra-se em obras.

Além desses, dentro do processo de interiorização, o IF-SC está implantando novos campi nas cidades de Xanxerê, Urupema, Palhoça, Caçador, Garopaba, São Carlos, Jaraguá do Sul e Tubarão.

9- Novas tecnologias e a educação a distância

O IF-SC tem atendido mais outras 33 cidades espalhadas pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo por meio da educação a distância, utilizando o modelo semi- presencial, que já é considerado uma referência no país por aliar o uso dos mais avançados recursos das novas tecnologias educacionais para EAD, com o contato direto com os estudantes. De 300 alunos em 2007 a EAD do IF-SC já conta com mais de 3000 estudantes em 2012.

10- Integração entre o ensino, a pesquisa e extensão

O IF-SC tem desenvolvido suas finalidades em conformidade com a Lei 11.892/2011 integrando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável. As pesquisas desenvolvidas e os diversos programas de extensão têm o envolvimento dos estudantes, o que permite a complementação de sua formação e o constante aprimoramento da prática docente.

11- Internacionalização

Com a transformação em IF-SC teve início ao processo de internacionalização. Atualmente já temos dezenas de convênios assinados com renomadas instituições de diversos países que têm recebido nossos servidores e estudantes em estágios e cursos de capacitação. Com o programa Ciência Sem Fronteiras temos a oportunidade de consolidar esse processo.