Concepção de Experimentos de Sistemas Embarcados para Disciplinas do Curso de Engenharia de Telecomunicações

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Projeto financiado pela Chamada Interna 13/PRPPGI/2015 - Campus São José

Aluno bolsista: Katharine Schaeffer Fertig (Eng. Telecomunicações)

Professor orientador: Arliones Hoeller

Período de execução: maio a novembro de 2015.

Proposta

Introdução e Justificativa da Proposição

O curso de Engenharia de Telecomunicações do campus São José do IFSC, pelo seu Projeto Pedagógico, visa formar Engenheiros de Telecomunicações cuja principal competência é o “Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Telecomunicações”. O desenvolvimento de equipamentos para estes sistemas envolve a integração de software e hardware digital e analógico na forma de Sistemas Embarcados. Este processo de integração de dispositivos em sistemas embarcados requer conhecimento, por parte do engenheiro, das diversas modalidades de interconexão dos subsistemas envolvidos.

A matriz curricular do referido curso contém ao menos seis disciplinas e projetos integradores relacionados a sistemas embarcados, inciando por Microprocessadores no quarto semestre e estendendo-se a Sistemas Embarcados no oitavo semestre. Contudo, nenhuma destas disciplinas possui em suas ementas ou conteúdos programáticos cobertura extensiva deste tema. De fato, tem sido observado em disciplinas da sexta e sétima fases uma deficiência de formação dos alunos neste tópico.

Neste cenário, o presente projeto se propõe a investigar estas deficiências e desenvolver um conjunto de experimentos de sistemas embarcados que possam ser empregados nas disciplinas vinculadas ao tema de Sistemas Embarcados para complementar a formação dos alunos.


Objetivos do Projeto

O objetivo principal deste projeto é desenvolver experimentos relacionados à integração de dispositivos digitais embarcados para as disciplinas do eixo de sistemas embarcados do Curso de Engenharia de Telecomunicações. Para isto, os seguintes objetivos específicos são definidos:

  • Consolidar demandas de experimentos na área de sistemas embarcados nas disciplinas do Curso de Engenharia de Telecomunicações;
  • Especificar e documentar configuração de bancada básica para desenvolvimento dos experimentos;
  • Planejar e executar experimentos para desenvolvimento e avaliação da integração de dispositivos utilizando barramentos digitais;
  • Planejar e executar experimentos para desenvolvimento e avaliação da integração de dispositivos analógicos.


Principais Contribuições do Projeto

Os principais resultados esperados deste projeto são:

  • Geração de conteúdo para laboratórios de sistemas embarcados que poderão ser reaproveitados em disciplinas da Engenharia de Telecomunicações e outros;
  • Contribuição para a formação complementar de alunos do Curso de Engenharia de Telecomunicações;
  • Treinamento avançado de um aluno bolsista no tópico de integração de sistemas embarcados;
  • Disponibilização online de conteúdo para experimentos em sistemas embarcados que pode melhorar a divulgação da instituição como centro de referência na área.


Metodologia do Projeto

Este projeto especificará ambiente e roteiros de experimentos de sistemas embarcados. Os resultados deste projeto serão disponibilizados à comunidade através da Internet. O projeto será executado buscando a consecução das seguintes metas:

Meta 1: Demandas de Experimentos de Sistemas Embarcados: Inicialmente, o projeto levantará demandas de experimentos de sistemas embarcados de disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações. Este levantamento será realizado através do estudo da ementa e conteúdo programático das disciplinas, além de entrevista com os professores responsáveis. O conjunto inicial de disciplinas consideradas é: Microprocessadores, Projeto Integrador II, Dispositivos Lógicos Programáveis II, Sistemas Embarcados e Projeto Integrador III;

Meta 2: Especificação de Bancada Básica para os Experimentos: A partir do levantamento realizado na Meta 1, será feita a especificação de uma bancada básica para execução dos experimentos selecionados para desenvolvimento durante o projeto. Esta especificação deverá incluir software e equipamentos envolvidos nos testes. Será desenvolvido um tutorial para uso de cada equipamento e software envolvido;

Meta 3: Experimentos Envolvendo Interfaces Digitais: Após a definição dos experimentos realizado na Meta 1 e da especificação da bancada básica de experimentos, será realizado um processo iterativo para desenvolver e documentar experimentos com barramentos digitais como SPI, I2C, 1-wire, entre outros;

Meta 4: Experimentos Envolvendo Interfaces Analógicas: Assim como realizado na Meta 3, será realizado um processo iterativo para desenvolver e documentar experimentos com interfaces analógicas, empregando conversores analógico-digitais (ADC) para captura de sinais, e conversores digitais-analógicos (DAC) e modulação de largura de pulso (PWM) para geração de sinais.


Cronograma
Meta Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro
1 X
2 X X
3 X X
4 X X


Referências Bibliográficas

  1. LEE, E. A.; SESHIA, S. A. Introduction to Embedded Systems - A Cyber-Physical Systems Approach. ed 1.5. http://LeeSeshia.org, 2014. 516p.
  2. WOLF, Marilyn. Computers As Components: Principles of Embedded Computing System Design. 3a ed. Morgan Kaufmann, 2012. 528p.
  3. IFSC. Matriz Curricular da Engenharia de Telecomunicações. Disponível em: http://bit.ly/Curriculo-Engtelecom-IFSC . Acesso em: 13 de apr. 2015.
  4. ARDUINO. Arduino Examples. Disponível em: http://bit.ly/1O793p8 . Acesso em: 13 de abr. 2015.
  5. PEARCE, M. Getting Started With The Intel Galileo Development Kit. Disponível em: http://intel.ly/1DbLBUE . Acesso em: 13 de apr. 2015.