Comunicações Móveis e sem Fio I

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

CÓDIGO DA UNIDADE CURRICULAR - CMS20705
CARGA HORÁRIA: 3 horas/semana = 60 horas.
PRÉ REQUISITOS: Radiotransmissão , Telefonia I , ,
UNIDADES CURRICULARES CLIENTES: Comunicações Móveis e sem Fio II , , ,

Competências

Conceitos de telefonia celular. Componentes de um sistema celular. Padrões de reuso. Handoff. Roaming. Tráfego e capacidade de sistemas. Acesso múltiplo. Tecnologias de comunicações móveis celulares. Apresentação de modelos de propagação no ambiente móvel. Migração entre sistemas. Tecnologias emergentes para comunicações móveis e de Telefonia sem fio.

Habilidades

Propiciar ao aluno o aprendizado dos conceitos básicos dos componentes de uma rede móvel celular e sem fio, apresentando também os fundamentos sobre relação Sinal/interferência, Tráfego e capacidade de uma rede móvel celular. Apresentar modelos de propagação em ambiente móveis e suas características. Introduzir conceitos sobre técnicas de múltiplo acesso e espalhamento espectral em redes móveis, bem como as evoluções e tendências tecnológicas, tais como, GSM/GPRS/EDGE, Terceira Geração (3G), HSDPA, 4G, etc. Ao término da disciplina o aluno estará apto a compreender a estrutura de uma rede móvel celular bem como as tendências tecnológicas e emergentes.

Bases Tecnológicas

Referências Bibliográficas

  • Theodore S. RAPPAPORT. Wireless Communications: Principles and Practice . 2 ed . Upper Saddles River, NJ: Prentice Hall PTR, 2002 . ISBN 0130422320
  • Michel D. YACOUB. Foundations of Mobile Radio Engineering. .  : CRC Press, 1993. ISBN 0849386772

Professores da Unidade Curricular

Grade do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
Horários