Análise de uma carga de aplicação VoIP de grande porte em uma rede de computadores

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Resumo

O futuro das telecomunicações está na convergência da rede de dados com a rede de voz, resultando em uma única rede que agrupa vários serviços. Surgido em meados da década de 1990 o VoIP (Voice over Internet Protocol) é um exemplo dessa convergência pois se caracteriza pela transmissão em tempo real de sinais de voz através da Internet.

É comum confundir a tecnologia VoIP com Telefonia IP, a tecnologia converte o sinal de voz analógico para digital e permite a transmissão de voz através da rede IP, enquanto que a Telefonia IP é uma modalidade de transmissão VoIP que usa de aparelhos telefônicos apropriados que são conectados diretamente na rede IP e permite o uso de serviços equivalentes a telefonia convencional, como transferência de chamadas e chamada em espera, por exemplo.

A tecnologia VoIP tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, segundo estudo realizado pela consultoria Frost& Sullivan só no Brasil, o segmento tem previsão de faturamento de U$625.9 milhões para 2012. A redução de custos com a telefonia é o principal atrativo que tem feito com que médias e grandes empresas tenham deixado de lado a telefonia convencional e aderido ao VoIP.

A implantação da tecnologia VoIP nas empresas deve ser previamente planejada de forma que usuário possa obter níveis de qualidade de serviço semelhantes aos da telefonia convencional. Enquanto que na telefonia convencional é feito uso de uma rede dedicada, a transmissão de Voz sobre IP concorre com outras aplicações e serviços, inicialmente dentro da rede de dados da empresa e por fim na Internet. Empresas fazem uso da rede IP bem antes da constituição dos padrões e protocolos para Voz sobre IP. Sabe-se que aplicações multimídia, como a Voz sobre IP, são sensíveis ao atraso fim a fim, variação de atraso, perda de pacotes e requerem uma taxa de transferência mínima. Desta forma, para garantir que o serviço de Voz sobre IP tenha níveis de qualidade de serviço semelhantes aos da telefonia convencional, é preciso que a rede de dados esteja preparada.

Hoje quando se deseja implantar uma solução de Telefonia IP há a necessidade do auxilio de profissionais que tenham vasto entendimento na área para indicar a viabilidade ou mesmo sugerir adequações na rede para atender este novo serviço.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta, constituída de uma metodologia e de um software de simulação de rede, para auxiliar na análise de uma rede de dados, indicando se a mesma é adequada para uma determinada solução de Telefonia IP. A metodologia indicará os pontos que devem ser avaliados e apresentar sugestões de como adequar uma rede caso a mesma não atenda as necessidades.

Cronograma de desenvolvimento TCCI

As etapas para realização deste trabalho serão realizadas da seguinte forma:

Cronograma.jpg


Etapa 1: Levantamento bibliográfico

Primeiramente será realizada uma revisão de todo o conteúdo que está previsto ser de alguma forma necessário no decorrer do trabalho. Esta atividade envolve o estudo dos conceitos relevantes para funcionamento do VoIP e nesta etapa será feita pesquisa referente a trabalhos relacionados.


Etapa 2: Estudo sobre simuladores

Pesquisar diversos simuladores de redes disponíveis no mercado, eleger aquele que melhor se adapta a necessidade do trabalho.


Etapa 3: Escrita do trabalho

Esta etapa irá acontecer durante o andamento do projeto, por algum tempo será realizado em paralelo as demais etapas. Pretende-se registrar a motivação do trabalho, o objetivo, a introdução e toda fundamentação teórica.