A IMPORTÂNCIA DO(A) PROFESSOR(A) SUPERVISOR(A) NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS(AS) LICENCIANDOS(AS)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Alessandra da Silva Neves


Resumo:

Esse texto tem como objetivo discutir o papel do(a) professor(a) supervisor(a) no processo de construção da identidade docente dos(as) licenciandos(as) que realizam estágio curricular supervisionado em suas salas de aula. Os dados aqui apresentados são resultantes de uma investigação com a professora de química, que supervisionou o estágio da autora deste texto. A experiência de estágio investigada, teve como particularidade o desenvolvimento de um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) intitulado “A termoquímica da alimentação”. As discussões sobre o estágio foram baseadas em Santa Catarina (2008), IFSC (2019) e Aguiar, Pereira e Viella (2017). A metodologia de PCE teve como referência Torre e Zwierewicz (2009), sobre a identidade docente utilizamos Garcia, Hypolito e Vieira (2005), Lima (1997), Iza et al. (2014) e Pimenta e Lima (2012). Sobre o(a) professor(a) supervisor(a), apoiou-se em Borges (2015). A pesquisa que originou este texto foi qualitativa, e a metodologia utilizada foi de estudo de caso do tipo etnográfico. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, da observação participante, e dos diários de campo. Para interpretação dos dados, foram elaboradas categorias de análise. A investigação concluiu que a prática de estágio possibilitou às estagiárias vivenciar diversas aprendizagens sobre todo ambiente escolar. Destacando a importância do(a) professor(a) supervisor(a) ser ouvido(a), participar e conhecer o planejamento do estágio, pois essa relação próxima é fundamental para desenvolvimento das práticas de estágio supervisionado, apresentando reflexos em todos os sujeitos que dele participam.

Palavra Chave:

Identidade docente. Professor(a) supervisor(a). Estágio supervisionado. Projeto Criativo Ecoformador. Ensino de Química.


Texto completo: A IMPORTÂNCIA DO(A) PROFESSOR(A) SUPERVISOR(A) NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS(AS) LICENCIANDOS(AS)