RCO2-lab-adhoc

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h07min de 7 de dezembro de 2012 por Msobral (discussão | contribs) (Criou página com '= Experimento sobre Redes IEEE 802.11 Ad Hoc e Mesh = == Objetivos == * Criar uma rede sem-fio em modo ad-hoc * Criar uma rede sem-fio em modo mesh == Introdução == O padr...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Experimento sobre Redes IEEE 802.11 Ad Hoc e Mesh

Objetivos

  • Criar uma rede sem-fio em modo ad-hoc
  • Criar uma rede sem-fio em modo mesh

Introdução

O padrão IEEE 802.11 define uma tecnologia de rede local sem-fio (WLAN), especificando a camada física (PHY) e de enlace (MAC e LLC), conforme mostrado na figura abaixo.

80211-arch.png


As WLANs IEEE 802.11 podem ser implantadas com ou sem um ponto de acesso (AP – Access Point), que funciona como uma estação de referência. O AP auxilia na coordenação do acesso ao meio, e usualmente funciona como uma ponte entre a WLAN e uma LAN cabeada. A figura abaixo mostra WLANs com e sem AP.

80211-bss.png


As redes que implantamos e investigamos até o momento são do tipo infraestruturado, em que se usa AP. O experimento de hoje trata de implantar redes sem-fio em modo ad hoc e mesh, em que não se usa AP. Nessas redes, cada dispositivo pode se comunicar diretamente com qualquer outro dispositivo em seu alcance. Além disso, para a comunicação entre dispositivos fora de alcance, podem-se usar dispositivos intermediários para encaminhhar quadros - o que se chama transmissão multihop (ocm múltiplos saltos).

Redes mesh IEEE 802.11 possuem mecanismos para realizar comunicação multihop diretamente na camada e enlace, enquanto redes ad hoc precisam de mecanismos adicionais na camada de rede para que isso seja possível. Desta forma, redes mesh são mais simples de implantar e em tese podem apresentar um melhor desempenho que redes ad hoc.