RCO2-lab-adhoc

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Experimento sobre Redes IEEE 802.11 Ad Hoc e Mesh

Objetivos

  • Criar uma rede sem-fio em modo ad-hoc
  • Criar uma rede sem-fio em modo mesh

Introdução

O padrão IEEE 802.11 define uma tecnologia de rede local sem-fio (WLAN), especificando a camada física (PHY) e de enlace (MAC e LLC), conforme mostrado na figura abaixo.

80211-arch.png


As WLANs IEEE 802.11 podem ser implantadas com ou sem um ponto de acesso (AP – Access Point), que funciona como uma estação de referência. O AP auxilia na coordenação do acesso ao meio, e usualmente funciona como uma ponte entre a WLAN e uma LAN cabeada. A figura abaixo mostra WLANs com e sem AP.

80211-bss.png


As redes que implantamos e investigamos até o momento são do tipo infraestruturado, em que se usa AP. O experimento de hoje trata de implantar redes sem-fio em modo ad hoc e mesh, em que não se usa AP. Nessas redes, cada dispositivo pode se comunicar diretamente com qualquer outro dispositivo em seu alcance. Além disso, para a comunicação entre dispositivos fora de alcance, podem-se usar dispositivos intermediários para encaminhhar quadros - o que se chama transmissão multihop (com múltiplos saltos).

Redes mesh IEEE 802.11 possuem mecanismos para realizar comunicação multihop diretamente na camada e enlace, enquanto redes ad hoc precisam de mecanismos adicionais na camada de rede para que isso seja possível. Desta forma, redes mesh são mais simples de implantar e em tese podem apresentar um melhor desempenho que redes ad hoc. Por isso existem iniciativas para explorar seu uso em diferentes cenários, tais como o projeto ReMesh, que propõe uma rede metropolitana sem-fio como mostrado a seguir:

MN1.jpg

Roteiro

  1. Estações podem se comunicar sem a intermediação de um AP. Neste caso, tem-se uma rede sem-fio ad hoc. Isto pode ser útil para criar enlaces temporários entre computadores em ambientes desprovidos de AP. Outra utilidade é a criação de enlaces sem-fio ponto-a-ponto com antenas direcionais. Para criar uma rede ad hoc devem-se configurar as interfaces de rede com os seguintes comandos:
    sudo ifconfig wlan0 down
    sudo iwconfig wlan0 mode ad-hoc
    sudo iwconfig wlan0 channel 11
    sudo ifconfig wlan0 10.0.0.X/24
    sudo iw dev wlan0 ibss join "rco2" 2462
    
    … sendo X um número entre 1 e 6. Em seguida teste a comunicação entre os computadores, tentando ping entre eles. Caso não funcione, revise a configuração da interface de rede sem-fio com os comandos sudo iwconfig wlan0 e sudo ifconfig wlan0.
  2. Faça testes de comunicação com as demais estações sem-fio, usando o netperf:
    netperf -f k -H IP_de_outra_WSTA
    
  3. Após os testes de transmissão com netperf, verifique os contadores de erros de transmissão da interface sem-fio. Em particular, observe TX excessive retries (iwconfig), e errors e collisions (ifconfig).
  4. Identifique todas as demais estações com que consegue se comunicar (use ping). Existe alguma delas que esteja fora de alcance ?
  5. Agora vamos implantar uma rede mesh. Para isso, seu computador será configurado como um MP com os seguintes comandos:
    sudo ifconfig wlan0 down
    sudo iw dev wlan0 interface add mesh0 type mesh mesh_id "RCO2"
    sudo iwconfig mesh0 chan 11
    sudo ifconfig mesh0 10.0.0.X/24
    
  6. Identifique todas as demais estações com que consegue se comunicar (use ping). Existe alguma nova estação, comparado ao caso da rede ad hoc ?
  7. Nesse tipo de rede mesh cada estação consegue descobrir caminhos na rede para se comunicar com outras estações. Veja os caminhos conhecidos por sua estação, usando este comando:
    sudo iw dev mesh0 mpath dump
    
    Observe as informações associadas a cada caminho: custo do caminho (métrica) e estação intermediária.
  8. Faça testes de comunicação com as demais estações sem-fio, usando o netperf:
    netperf -f k -H IP_de_outra_WSTA
    
  9. Após os testes de transmissão com netperf, verifique os contadores de erros de transmissão da interface sem-fio. Em particular, observe TX excessive retries (iwconfig), e errors e collisions (ifconfig).