Indicador de qualidade das instituições de educação superior

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é o IGC

O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

O CPC tem como base o Conceito Enade (40%), o Conceito IDD (30%) e as variáveis de insumo (30%). O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico - é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade. Foi calculado o CPC de cursos de graduação que fizeram o Enade em 2007, 2006 e 2005. Apenas os CPCs dos cursos que fizeram Enade em 2007 foram divulgados (em 6 de agosto) e servirão para definir visitas in loco para renovação de reconhecimento. Os demais foram calculados apenas para a composição do Índice Geral de Cursos da Instituição.


A Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Capes, compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7" fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subseqüente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.


O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

FONTE: http://www.inep.gov.br/areaigc/

CEFET-SC tem maior pontuação do País no IGC

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) recebeu a maior pontuação na categoria “Centro Universitário” entre 131 instituições de ensino de todo o País avaliadas no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 8. O CEFET-SC alcançou 380 pontos na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). “Esse resultado reflete a qualidade do trabalho da equipe do CEFET-SC. Aqui todos atuam em prol de uma educação pública e de qualidade”, afirma a diretora-geral da instituição, Consuelo Sielski Santos.

O IGC sintetiza a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição, distribuídos na totalidade de campi e cidades onde a instituição atua. No cálculo do indicador, são usados a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006. O IGC de cada instituição de ensino superiores vai ser divulgado anualmente pelo MEC, sempre em após a divulgação do Enade.

A diretora-geral Consuelo Sielski Santos parabeniza a direção da Unidade Florianópolis (onde são oferecidos os cursos avaliados), as chefias de departamento, coordenações de curso, servidores e alunos pelo resultado obtido no IGC.

FONTE: http://www.cefetsc.edu.br/~boletim/not/igc.html

Leia mais