Aplicativo Progressive Web App para Interação, Gerenciamento e Monitoramento com o Laboratório Remoto de FPGAs (eLab FPGA)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Aplicativo Progressive Web App para Interação, Gerenciamento e Monitoramento com o Laboratório Remoto de FPGAs (eLab FPGA)

Matheus Medeiros
Marcos Moecke, Dr.
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009
1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
Resumo

Laboratórios remotos têm se tornado uma prática cada vez mais comum e importante nas universidades nos últimos anos, sobretudo na educação em áreas científicas e engenharias, beneficiando alunos, professores e instituições de ensino. Um laboratório remoto oferece aos alunos a oportunidade de controlar a distância equipamentos físicos e ferramentas de softwares, com experiência de aprendizagem semelhante a um laboratório real. Isso traz vantagens não apenas aos alunos que podem aprender de forma mais autônoma, mas também para os professores que podem orientar os alunos independente da presença física no laboratório. Já as universidades obtêm benefícios em relação à gestão mais eficiente de seus recursos, ao custo de aquisição de novos equipamentos e softwares, além de disponibilizar a qualquer hora seus equipamentos para ensino e pesquisa. Neste sentido e com o propósito de facilitar o acesso a recursos de diferentes plataformas de FPGA em um ambiente virtual, o projeto de laboratório eLab é desenvolvido para oferecer controle, monitoramento e acesso a programação de kits de desenvolvimento FPGA remotamente. Este trabalho tem o objetivo de implementar uma plataforma de interação, vídeo monitoramento e gerenciamento de acesso aos kits de FPGA. Para atingir esse objetivo, será desenvolvida uma aplicação PWA que permitirá a interação com os componentes, chaves e botões nos kits de FPGA do eLab. Além disso, será possível acompanhar os resultados por meio de monitoramento em vídeo em tempo real e agendar horários para acessar um dos kits.

Palavras-chave

Laboratório Remoto. FPGA. Progressive Web App.

Arquivos do TCC