Pesquisa em Refrigeração e Ar Condicionado

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 20h55min de 6 de setembro de 2017 por Boabaid (discussão | contribs) (→‎Projetos)
Ir para navegação Ir para pesquisar

GEnerAl - Grupo de Pesquisas em Energias Alternativas

General.jpeg

O GEnerAl realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias em sistemas térmicos e emprego de fontes energéticas alternativas. Entre suas missões inclui-se a disseminação de conhecimentos quanto à necessidade do uso sustentável dos recursos naturais.

Pesquisadores

Coordenador

https://www.researchgate.net/profile/Samuel_Abreu

Possui graduação (1992), mestrado (1995) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia solar e aquecimento solar.

Possui graduação (1990), mestrado (1994) e doutorado (2017) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), desde 1995. Atuou por 14 anos como analista de projetos (engenharia) no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Tem experiência na área de Engenharia e Ciências Térmicas, com ênfase em Refrigeração e Climatização, atuando principalmente nos seguintes temas: equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização, acústica de sistemas de refrigeração, conforto térmico, modelação matemática e simulação computacional, análise e métodos experimentais, economia da engenharia. Membro ASHRAE (Americam Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers).

Possui graduação (1990), mestrado (1996) e doutorado (2010) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Professor Titular da Área de Refrigeração e Climatização do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus São José, tendo iniciado suas atividades docentes em 1992.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSC (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSC (1995), Curso de aperfeiçoamento em Políticas Públicas pela Escola de Governo da UDESC (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1999) e Doutorado em Geografia - Área de Desenvolvimento Regional pelo PPGEO - UFSC. Atuou como Diretor do câmpus São José (2003 a 2007). Também foi Diretor de Gestão do Conhecimento (11/2/2008 a 18/2/2009), Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC (19/2/2009 a 28/06/2011), Reitor pro Tempore do IFSC (29/6/2011 a 16/12/2011). Também atuou como Reitor pro Tempore do Instituto Federal Farroupilha (24/5/2012 a 29/9/2012) e como Reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná (9/8/2013 a 31/1/2014).

Possui doutorado (2004) e mestrado (1994) em Engenharia Mecânica - Ciências Térmicas - pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 1990 é professor titular do IFSC (Instituto Federal de Tecnologia de Santa Catarina). Tem experiência na área de análise experimental e numérica de sistemas térmicos, especialmente sistemas de refrigeração. (Texto informado pelo autor)

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com interesse no Processo de Desenvolvimento de Produtos e suas metodologias. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2008) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Foi professor e pesquisador na Universidade do Sul Catarinense - UNISUL, foi professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarinha e atuou como Engenheiro da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina -IF-SC, no curso de Refrigeração e Ar Condicionado. Participa de grupo de pesquisa GENERAL - Grupo de Energias Alternativas, no IFSC - campus São José. Participou de pesquisas no Grupo de Engenharia e Análise do Valor na Universidade Federal de Santa Catarina, e de pesquisas em Desenvolvimento do Produto na UNISUL. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Desenvolvimento de Produto e Gestão de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, gestão e melhoria de processos, custos, análise do valor e gestão do conhecimento.

É professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Campus São José/SC. Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993) e mestrado em Engenharia Mecânica/Ciências Térmicas - Departamento de Engenharia Mecânica - UFSC (1996). Atuou como projetista de sistemas de climatização de edificações em empresas privadas, bem como pesquisador no desenvolvimento de metodologias voltadas às áreas de simulação, eficiência energética em edificações e etiquetagem de eficiência energética de edificações (projeto S3E - FINEP/CNPq). Na área de ensino, ministrou disciplinas de ciências térmicas na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí - Campus São José/SC, e atualmente ministra disciplinas nos cursos de refrigeração e climatização no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus São José/SC. É certificado como Building Energy Modeling Professional pela ASHRAE-Americam Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. Suas áreas de pesquisa são simulação e eficiência energética de edificações.

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutor na mesma instituição (2007), com tese na área de transferência de calor com mudança de fase por ebulição. Foi professor do Centro Universitário de Jaraguá do Sul onde ministrou disciplinas na área de ciências térmicas: Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e de Massa, Máquinas de Fluxo e Refrigeração e Ar Condicionado. É professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desde 2008, lotado no Campus de São José, onde atua no Curso Técnico de Refrigeração e Climatização

Linhas de Pesquisa

  • Energia Solar
  • Engenharia Térmica
  • Refrigeração e Climatização
  • Eficiência Energética
  • Energias alternativas

Publicações


Projetos

/1/ Mini-bomba de calor acoplada a coletores solares

/2/ Máquina de gelo acionada por tecnologia fotovoltaica

O objetivo deste projeto é desenvolver um protótipo de equipamento capaz de proporcionar a populações ribeirinhas ou de outros locais remotos, onde o fornecimento regular de energia elétrica é precário ou inexistente, a possibilidade de manter um suprimento de gelo, necessário para a conservação de alimentos e outros itens de primeira necessidade, como vacinas.

/3/ Monitoramento de subresfriamento e superaquecimento de bomba de calor hidrônica para otimização de eficiência

/4/ Sistema para monitoramento e controle de HAN´s (home area network) em Smart Grids considerando a existência de termoacumulação de energia através de sistemas de aquecimento solar

/5/ A baseline model for vapor compression refrigeration system simulation

O objetivo deste projeto é o de conceber uma linhagem de modelos de simulação de sistemas de refrigeração a partir de um núcleo comum, e que permita a inclusão/anexação de modelos complementares para a simulação de sistemas, sub-sistemas e interfaces específicos, mantendo-se, ao mesmo tempo, de fácil compreensão e utilização.

/6/ Sonda de monitoramento remoto e registro de temperaturas da água do mar

O objetivo deste projeto é desenvolver, projetar e construir um protótipo de uma sonda que irá monitorar, armazenar e enviar remotamente dados de temperatura da água de uma fazenda de ostras em Florianópolis.

GERAC - Grupo de Pesquisas em Refrigeração e Ar Condicionado

O grupo GERAC realiza pesquisas, consultorias e prestação de serviços relacionados à eficiência energética (redução do consumo de energia) de equipamentos, processos, instalações e edificações.

Pesquisadores

  • Ademar Evandro Rosa, M. Eng. (ademar@ifsc.edu.br)
  • Cléber Arsego, M. Eng. (cleber@ifsc.edu.br)

Efic Energ.png