Reconhecimento de Placas de Sinalização Via Processamento Digital de Imagem e Aprendizado de Máquina

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Monografia

Monografia de TCC - Mathias Silva da Rosa - Engenharia de Telecomunicações‎

Revisão bibliográfica

Trabalhos Analisados

Trabalhos Estrangeiros

Romdhane - An improved traffic signs recognition and tracking method for driver assistance system

- Usa segmentação via cor e HOG (Histogram of Oriented Gradients)
Anotações do artigo

Este trabalho propõe um algoritmo para detecção e reconhecimento de placas de sinalização de trânsito dividido principalmente em quatro etapas: segmentação da imagem para detectar a região da placa utilizando técnicas baseadas em cor, descrição utilizando descritores HOG, classificação utilizando SVM e o rastreamento da placa baseado no fluxo óptico. A figura 1 apresenta o fluxo do algoritmo proposto.

Romdhane algorithm.png
Figura 1 - Algoritmo Proposto
Fonte: Próprio Artigo
Detecção

A etapa de detecção pode ser subdividida em 3 etapas: delimitação da região onde se encontra a placa, segmentação da placa e detecção da placa.

Delimitação da ROIts

Para delimitar a região da imagem da qual possui uma placa de sinalização e aumentar a performance do sistema reduzindo o esforço para detectar a região sobre o tamanho total da imagem, foi utilizado um algoritmo proposto pelo próprio autor em trabalhos anteriores para detectar os limites da via e a linha do horizonte. Através deste algoritmo foi possível definir uma cerca quadrilateral no canto direito da imagens capturadas como é apresentado pela figura 2 abaixo.

Romdhane ROIdelimitation.png
Figura 2 - Delimitação da ROIts
Fonte: Próprio Artigo

Segmentação da Placa

Nesta etapa, foi realizada a segmentação da placa baseada em método de cor. A escala HSV(Hue, Saturation and Value) foi utilizada por possuir maior proximidade com a percepção do olho humano e seus parâmetros possuírem uma maior invariância à alterações de iluminação e sombras. Aplicando uma limiarização em cada componente desta escala foi possível segmentar a placa da ROIts como é apresentado pelo figura 3. Adicionalmente, para obter áreas mais compactas e com menos interrupções, foi aplicado uma operação de morfologia de proximidade.

Romdhane segmentation.png
Figura 3 - Segmentação
Fonte: Próprio Artigo

Detecção da Placa

Esta etapa é responsável por determinar a localização precisa da placa de sinalização. Para isso toda a ROIts é analisada e subdividida(utilizando os 8 pixels vizinhos) em potenciais regiões e para cada região é calculada uma estrutura de características (altura,largura,área). Para cada região é aplicado um conjunto de regras que definirão se a região em questão é ou não uma placa de sinalização utilizando as características anteriormente calculadas. As três regras utilizadas são:

  • A altura e a largura de uma potencial região devem ser maiores que 14 e menores que 100;
  • A área de uma potencial região deve ser maior que 30% e menor que 80% que a ROIts;
  • A taxa de altura e largura de uma potencial região deve estar no intervalo de [0.5,1.5];

Portanto, estas três regras permitem reduzir o número de região negativas e ajudar a aumentar a precisão do sistema. A figura 4 apresenta uma amostra da capacidade desta etapa.

Romdhane detectiontest.png
Figura 4 - Teste da etapa de Detecção
Fonte: Próprio Artigo
Descrição

Para descrever adequadamente a placa de sinalização obtida pela etapa anterior, foi utilizado o Histograma de Gradientes Orientados (HOG) para extrair um vetor de característica desta placa em análise. O HOG é um dos mais conhecidos descritores para o reconhecimento de objetos devido ao fato deste imitar o processamento da informação visual feita pelo cérebro humano e ser relativamente invariante a mudanças de iluminação e posição.

Neste trabalho os descritores HOG são calculados através dos histogramas de orientação da intensidade das bordas, uma vez que a maioria da placas são formadas por símbolos geométricos (formato) e possuem contraste característico, o que faz com que essa técnica seja empregada no contexto do trabalho.

Antes de obter os descritores HOG, toda a região extraída da etapa anterior é redimensionada para uma área de 32x32 pixel para limitar o processamento envolvido neste processo. Em seguida, cada uma destas regiões é divida em células de 4x4 pixels das quais irão gerar os Histogramas e, consequentemente, 9 gradientes. Por fim, as células células são divididas em blocos de 12x12 para normalização dos gradientes obtidos. Os conjunto destas região formam o descritor HOG da região.

Classificação

Para desenvolver a classificação de 25 classes de placas de sinalização de perigo e proibição, foi utilizado a técnica denominada Máquina de Vetores de Support (SVM) sendo uma das técnicas com maior relevância na teoria estatística de aprendizagem. Dado um conjunto de treinamento rotulado onde e . Um novo conjunto será classificado de acordo com a equação definida por (1):

Onde, são os multiplicadores de Lagrange e é a função kernel. Dado um mapeamento não linear que incorpora o conjunto de dado em um determinado espaço, o função kernel é definida por (2):

O objetivo da SVM é encontrar um hiperplano linear de separação com uma máxima margem para separar os dados no espaço. Um vez que uma SVM é feita para classificações binárias, é necessário realizar um cascateamento para desenvolver uma classificação multi-classes. Em nosso caso a SVM foi utilizada para obter os hiperplanos que maximizam a distância entre os descritores HOG no conjuto de dados de entrada. A figura 5 abaixo apresentar um teste da etapa de reconhecimento.

Romdhane recognition.png
Figura 5 - Reconhecimento de uma placa
Fonte: Próprio Artigo

Mammeri - Traffic Signs Localisation and Recognition Using A Client-Server Architecture

- Usa um sistema centralizado, semelhante ao GPS
Anotações do artigo

O trabalho prroposto segue uma linha bem diferente dos demais trabalhos feitos anteriormente para o mesmo intuito. Foi um dos primeiros trabalhos a não utilizar técnicas baseadas na visão, ou seja, técnicas que utilizam o processamento de imagens provenientes de câmeras acopladas ao sistema. Por isso, o presente trabalho não está sujeito aos obstáculos enfrentados por estas técnicas como problemas relacionados às condições de tempo, luminosidade, ângulo, etc, que devem ser contornados na detecção e reconhecimento de placas de sinalização.

A técnica utilizada envolve o uso de uma arquitetura Cliente-Servidor da qual o veículo (cliente) envia requisições periódicas contendo informações de posição geográfica através de um sistema de posição global(GPS) para uma base de dados (servidor). A base de dados que contém armazenada toda a informação referente as placas de sinalização em uma determinada região (posição geográfica, nome das ruas e uma breve descrição do conteúdo de cada placa) responde a requisição indicando qual placa de sinalização possui maior proximidade no ângulo de deslocamento do veículo.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Se comparado à outros sistemas que utilizam técnicas de detecção de regiões de interesse como o Histograma de Gradientes Orientados (HOG) ou Regiões de Máxima Estabilidade (MSER), o trabalho proposto possui uma latência muito pequena, como é possível observar no gráfico abaixo, do qual apresenta a relação entre os sistemas e o tempo de latência.

Fonte: Próprio Artigo
Fonte: Próprio Artigo

Desvantagens

Apesar de possuir baixa latência, a taxa de acerto do sistema depende totalmente da precisão do GPS utilizado. Caso ocorra o envio de uma posição diferente da posição do veículo, mesmo em dezenas de metros, o sistema pode responder a requisição com uma placa de sinalização incorreta. Outra questão é que para o perfeito funcionamento do sistema, é requerido um link de boa confiabilidade e taxas de transmissão e recepção aceitáveis.

Gao - Traffic signs recognition based on PCA-SIFT

- Traz um apanhado geral sobre vários tipos de técnicas. Usa pré-processamento, SIFT (Scale-Invariant Feature Transform e SVM(Support Vector Machine)
Anotações do artigo

O seguinte trabalho propõe um sistema de detecção e reconhecimento de placas de sinalização de trânsito, dando foco na extração das características das regiões de interesse, especialmente na otimização desta etapa utilizando o algoritmo Scale-Invariant Feature Transform (SIFT) em conjunto com o procedimento de análise de componentes principais (Principal Component Analysis - PCA). Na etapa de classificação é utilizada a técnica de Máquinas de Vetores de Suporte (SVM).

Scale-Invariant Feature Transform - SIFT

O SIFT(Scale-Invariant Feature Transform) é uma técnica utilizada para detecção e extração de regiões de interesse que são praticamente invariáveis a mudanças de iluminação, ruído, rotação e escala. Após a detecção das regiões de interesse (chamadas neste trabalho como pontos-chave) em uma imagem, é criado um descritor de característica para cada região. Estes descritores são comparados entre si e possibilitam o casamento entre diferentes imagens contendo o mesmo objeto. O algoritmo que executa esta técnica é apresentado pelos seguintes passos:

  • Criação da pirâmide de imagens: O primeiro passo do algoritmo é criação de uma pirâmide de imagens ou de uma pirâmide Gaussiana. Primeiramente, para se obter a pirâmide, é realizado sucessivas convoluções entre a imagem original e um filtro gaussiano de fator σ multiplicado por uma constante k(0,k,2k,...), onde cada componente formado possui um nível de resolução menor(ou com efeito blur maior) é faz parte do conjunto denominado de oitavas.

A partir das oitavas são gerados os intervalos, onde cada intervalo é a diferença entre duas oitavas consecutivas aproximação do Laplaciano da Gaussiana)[1]. A figura 1 abaixo apresenta o espaço de escala e a diferença das Gaussianas. A figura 2 apresenta a aplicação deste processo sobre uma imagem.

PiramideGaussiana.png
Figura 1 - Pirâmide Gaussiana
Fonte: [1]
Filtros gaussiano.png
Extremos max min.png
Figura 2 - Aplicação em uma imagem
Fonte: Próprio artigo
  • Localização dos pontos chaves: Os pontos chaves são encontrados comparando-se as regiões entre um determinado intervalo e as regiões dos intervalos vizinhos acima e abaixo. Os pontos chaves são identificados como os pontos de máximo(regiões totalmente pretas envoltas por áreas brancas) e pontos de mínimo(regiões brancas envoltas por área pretas) dos quais serão utilizados para a próxima etapa. Os pontos não identificados como pontos chaves, no caso, aqueles que possuem baixo contraste ou são localizados nas arestas, são eliminados.[2].
  • Orientação do ponto-chave: Delimitando a área do ponto-chave, são determinados os gradientes e orientações de cada pixel, acumulados em um histograma de 36 posições. Para cada histograma, é determinado a posição máxima de maior magnitude e para este valor é criado um vetor espacial relacionando-o ao respectivo ponto-chave [2].
  • Criação dos descritores locais: Por fim, para cada ponto chave, é estabelecido um descritor de característica utilizando uma janela de 16x16 ao redor do ponto. Um novo histograma é criado para a respectiva região e a união de todos os histogramas em uma matriz de 128 dimensões formará o descritor do ponto-chave[2].

Essas informações extraídas serão utilizadas posteriormente para a etapa de classificação.

Análise de Componentes Principais - PCA

A análise de componentes principais (Principal Component Analysis) é uma técnica estatística que consiste em transformar um conjunto de variáveis em outro conjunto de dimensão menor capaz de fornecer o mesmo tipo de informação. Os componentes deste novo conjunto são denominados componentes principais. Os componentes principais apresentam importantes propriedades: cada componente principal é uma combinação linear de todas as variáveis originais, são independentes entre si e estimados com o propósito de reter, em ordem de estimação, o máximo de informação, em termos da variação total contida nos dados [3].A análise de componentes principais é associada à ideia de redução de massa de dados, com menor perda possível da informação. Procura-se redistribuir a variação observada nos eixos originais de forma a se obter um conjunto de eixos ortogonais não correlacionados.

Esta técnica é utilizada neste trabalho com o objetivo de otimizar a extração das características das regiões de interesse e consequentemente aumentar a precisão dos sistema de detecção e reconhecimento de placas de sinalização de trânsito.

Máquina de Vetores de Suporte - SVM

Uma Máquina de vetores de suporte (Support vector machine -SVM) é uma técnica de aprendizagem utilizada para classificação de classes binárias. Os resultados da aplicação desta técnica são comparáveis e muitas vezes superiores aos obtidos por outros algoritmos de aprendizado como as Redes Neurais Artificiais (RNAs). Exemplos de aplicações de sucesso podem ser encontradas na categorização de textos, reconhecimento de imagens e na Bioinformática.

O objetivo do algoritmo é encontrar a melhor escolha para um hiperplano que classifica os dados de entrada em duas classes distintas. Os fatores mais importantes são as margens entre o hiperplano e os dados adjacentes ao hiperplano, correspondentes à cada classe.

O técnica SVM pode ser utilizada para multiclasses posicionando a SVM binária em um estrutura de árvore.

Resultados

Os resultados alcançados estão apresentados pela tabela 1:

Results pca-sift.png
Tabela 1 - Resultados
Fonte: Próprio artigo

Wahyono - A comparative study of classification methods for traffic signs recognition

- Compara diversos métodos: Redes Neurais artificiais (ANN), Vizinhos k-Próximos (kNN), SVM, Random Forest (RF) e HOG (Histogram of Oriented Gradients)
Anotações do artigo

A proposta do trabalho é apresentar um sistema para detecção e reconhecimento para placas de sinalização de trânsito dando foco na comparação entre as principais técnicas de classificação utilizadas nos trabalhos anteriores. O sistema é particionado em três principais estágios: segmentação da região de interesse utilizando características de cor (saturação e matiz), análise do formato da placa (círculo, retângulo ou triângulo) e classificação através de diversas técnicas. Rede neural artificial (ANN), K-Vizinhos Mais Próximos (K-Nearest Neighbor - KNN), Máquina de vetores de suporte (Support Vectores Machine - SVM) e Random Forest (RF).

Segmentação das Cores e Análise do Formato

O processo de segmentação das cores foi aplicado através de um esquema de binarização, como é apresentado pela tabela 1 abaixo.

Segmentacao cores.png
Tabela 1 - Segmentação das cores
Fonte: Próprio artigo

Para a análise do formato de cada placa de sinalização, foi aplicado uma técnica denominada Centroid-Based Graph (CBG), da qual resulta na classificação das regiões de interesse em formato de círculo, triângulo e retângulo.

Histograma de Gradientes Orientados

Para extrair as características da imagem de uma possível placa de sinalização foi utilizada a técnica denominada Histograma de Gradientes Orientados (HOG). Primeiramente, a imagem é redimensionada em uma área de 100x100 pixels (no caso do trabalho proposto) para manter um equilíbrio entre a precisão do reconhecimento e o processamento envolvido.

O HOG é obtido através de uma densa grade de células normalizadas em relação ao contraste. Cada célula forma um histograma em escala positiva de 8 bits, onde cada posição é relacionada às magnitudes dos pixels pertencentes a cada célula. Através dos valores máximos dos histogramas, um vetor espacial é obtido e representa a informação que será utilizada posteriormente no processo de classificação.

Técnicas de Classificação

Entre os processos utilizados para classificação estão:

  • Rede Neural Artificial: Modelo matemático inspirado nas redes neurais biológicas. A ANN consiste em um grupo de neurônios artificias separados em camadas e interconectados. Cada neurônio processa a informação utilizando um modelo complexo de relacionamento entre as entradas e saídas com o objetivo de encontrar um padrão entre os dados.
  • K-Vizinhos Mais Próximos: O princípio deste algoritmo é baseado no conceito de que os dados de uma mesma classe possuem características espaciais próximas ou semelhantes. O procedimento básico é determinar através de um probabilidade estatística relacionada à uma distância mínima k quais regiões pertencem à uma determinada classe de interesse.
  • Máquina de vetores de suporte: (comentada em outros artigos).
  • Random Forest: É um algoritmo computacional de aprendizagem que constrói uma elevada quantidade de árvores de decisão as quais são utilizadas para classificar um novo dado fornecido.
Experimento e Resultados

O experimento foi realizando utilizando o banco de dados do sistema de placas de sinalização alemão. Deste banco de dados foram extraídas entre 300 à 700 imagens para treinamento ou teste de cada classe. Toda a classificação foi implementada utilizando a plataforma Matlab através de um computador com a seguinte especificação: 3GHz Pentium 4, 2GB RAM e Windows 32 bits.

A comparação das técnicas de classificação foi dividida em dois casos específicos:

  • Caso 1: 75% da imagens seriam utilizadas para treinamento enquanto que o resto seria utilizado para os testes.
  • Caso 2: Todas as imagens de treinamento e de testes seriam utilizadas.

A performance do sistema é apresentado pela tabela 2 (caso 1) e pela tabela 3 (caso 2) abaixo:

Performace caso1.png
Tabela 2 - Resultado para o caso 1
Fonte: Próprio artigo
Performace caso2.png
Tabela 3 - Resultado para o caso 2
Fonte: Próprio artigo

A conclusão feita é que o sistema utilizando a técnica de classificação Random Forest alcançou um nível de precisão bastante elevando, porém gerando grande latência ao sistema. Por outro lado, o sistema utilizando a Rede Neural Artifical, possuindo na maioria dos casos um precisão pobre, conseguiu atingir o menor valor de latência.

Jang - Data debiased traffic sign recognition using MSERs and CNN

- Usa componentes de cor
Anotações do artigo

O seguinte trabalho propõe um algo para detecção e reconhecimento de placas de sinalização que é apresentado pelo diagrama da figura 1 abaixo:

Diagrama algoritmo jang.png
Figura 1 - Algoritmo Proposto
Fonte: Próprio artigo

Durante a etapa de detecção, as imagens contendo possíveis placas de sinalização são preprocessadas descantando as regiões que possuem cores vermelhas e azuis, que são características das placas. Após o preprocessamento, as regiões que possuem as placas são segmentadas através da técnica denominada Maximally Stable Extremal Regions(MSER) em conjunto com filtros de imagem. Na etapa de detecção do formato da placa (triangular, circular e retangular), é utilizado o classificador Bayesian treinado com as características

Aprimoramento das cores

Neste sistema, o aprimoramento das cores é aplicado para reduzir a taxa de erro de acordo com as variações de iluminação no ambiente onde é extraída a imagem da placa de sinalização. Além disso, com o aprimoramento das cores é possível diminuir também a latência do sistema na detecção, ressaltando as regiões de interesse. A figura 2 abaixo, apresenta a normalização da imagem em cores vermelha e azul destacando as regiões das placas com as respectivas cores.

Aprimoramento cores jang.png
Figura 2 - Aprimoramento das cores
Fonte: Próprio artigo

Mariut - Detection and recognition of traffic signs using Gabor filters

- Usa espaço de cores HSV (matiz, saturação e valor), classificação por correlação e reconhecimento via distância euclidiana e filtro de Gabor
Anotações do artigo

O objetivo do presente trabalho é apresentar um novo algoritmo para detecção, classificação e reconhecimento de placas de sinalização baseado no sistema de cores HSV(Hue, Saturation, Value) para a etapa de detecção e na correlação com um banco de placas existente para a etapa de classificação. Seguindo as etapas mencionadas, um vetor de características é formado através de filtros de Gabor que facilita o reconhecimento das placas usando a distância mínima, da qual é baseado na distância Euclidiana entre os vetores de características.

A figura 1 abaixo apresenta o fluxograma do algoritmo dividido em três subsistemas: detecção, classificação e reconhecimento.

Mariut algorithm.png
Figura 1 - Fluxograma do Algoritmo
Fonte: Próprio artigo
Detecção

Na etapa de detecção, o primeiro procedimento é converter as imagens obtidas em um sistema RGB para um sistema HSV. O sistema HSV representa uma imagem em termos de matiz, saturação e brilho, como é apresentado pela figura 2 abaixo.

RGBtoHSV.png
Figura 2 - Sistema HSV

A característica de matiz representa o tipo da cor analisada. É possível observar na figura 2 que a matiz pode ser descrita em uma escala angular, porém normalizada entre valores de 0 a 255, sendo 0 a cor vermelha. Por sua vez, a saturação representa a oscilação da cor, também normalizada entre valores de 0 a 255. Quanto menor o valor de saturação, mais desbotada se torna a cor. Por fim, o brilho(na figura representado por V), representa a luminosidade, também normalizado entre valores de 0 a 255. Com brilho da cor estando em 0, a cor apresenta-se completamente escura, enquanto que o brilho da cor estando em 255, a cor apresenta-se totalmente branca.

Para identificar a regiões de interesse na imagem original foi realizado um realce da cor vermelha (cor característica da placas) através da aplicação dos valores de matiz e saturação de cada pixel no seguinte sistema:

Mariut matiz saturacao.png

Onde mean é o valor médio da saturação do pixel e std_dev é o desvio padrão do histograma.

Os resultados são multiplicados resultando em uma imagem onde somente os pixels considerados vermelhos na imagem original existem. Os objetos encontrados na imagem são filtros utilizando a sua proporção em relação ao tamanho da imagem. No caso em que os objetos possuem proporção dentro do conjunto [0.8,1.2] são considerados como possíveis regiões de uma placa de sinalização, caso contrário são descartadas. A regiões de interesse obtidas são utilizadas, posteriormente, na etapa de classificação.

Classificação

Na etapa de classificação, o objetivo é determinar se as regiões de interesse obtidas através da etapa de detecção possuem o formato triangular ou circular. Para isso, a regiões são isoladas da imagem obtida anteriormente, redimensionadas para uma área de 50x50 pixels e correlacionadas com uma imagem modelo através da equação (3) e das imagens apresentadas pela figura 3 abaixo:

Mariut correlation.png
Mariut images template.png
Figura 3 - Imagens Modelos

Onde T(x,y) é a imagem modelo e I(x,y) é a imagem testada.

No caso em que o valor de correlação ultrapassar um limiar de 80%, a imagem em particular é considerada como uma placa no formato triangular ou circular, caso contrário esta é descartada.

Reconhecimento

Um filtro de Gabor é um filtro passa banda que possui uma resposta ao impulsa definida por uma função harmônica multiplicada por um filtro Gaussiano. Portanto, um filtro bidimencional de Gabor constitui um plano sinusoidal complexo de uma determinada frequência e orientação, modulado por um envelope Gaussiano. A figura 4 abaixo apresenta a constituição de um filtro de Gabor através do procedimento mencionado anteriormente.

Filtrogabor.png
Figura 4 - Imagens Modelos
Fonte:Hemerson Pistori - Banco de Filtros de Gabor

Um filtro de Gabor 2D é definido pela equação 4 abaixo:

Filter gabor equation.png

onde i=1,2, e:

Filter gabor equation2.png

A frequência f provê a frequência a frequência de ressonância do filtro. É importante salientar que a atenuação das altas frequências implica em um suavização da imagem, enquanto a atenuação das baixas frequências implica em transições mais nítidas entre as regiões. O ângulo corresponde ao deslocamento (orientação) na diagonal do filtro de Gabor. Por fim, os valores de e representam o achatamento ou o esticamento do filtro de Gabor nos eixos x e y. Cada orientação é computada através da relação , onde k={1,...,n}.

O filtro de Gabor dado pela equação 4 possui a capacidade óptica de captura ambas posições de orientação e frequência de uma imagem digital. Neste trabalho os filtros foram configurados utilizando os seguintes parâmetros:, , f = 1.4 e n = 5, o que significa . Portanto, é criado um banco de filtros de Gabor composto por 5 canais com diferentes orientações. Cada filtro do banco é aplicado sobre as imagens obtidas na etapa de classificação através de um convolução, resultando em 5 novas imagens que formam um vetor de características da imagem original.

Além das imagens de análise, o banco de filtros de Gabor também é aplicado sobre imagens de um banco composto por 10 imagens referentes à placas de sinalização e de cada placa também é extraído um vetor de características. A figura 5 abaixo apresenta as placas utilizadas no experimento.

Mariut database.png
Figura 5 - Banco de Imagens
Fonte:Próprio Artigo

Possuindo os vetores de característica da imagem de entrada e das imagens do banco, o processo de classificação é realizado através do classificador de mínima distância, que obtém a mínima distância Euclidiana entre dois vetores de características.

Resultados

O experimento foi realizado com o processamento de 313 imagens obtidas dentro de um carro ao longo das estradas Românias. As velocidades do veículo analisadas foram de 80km/h e 50km/h. Para capturar as imagens foi utilizada a câmera Sony XCD-V60CR à uma taxa de 30 fps em resolução de 630x480 pixels.

Com o objetivo de analisar a influência da iluminação sobre o experimento, for alterados os níveis de brilho das imagens analisadas em ±25 unidades, resultando em um banco com 939 imagens.

Os resultados são apresentados pelas tabelas 1 e 2 referentes às etapas de detecção/classificação e reconhecimento:

Mariut table1.png
Tabela 1 - Resultados para Detecção e Classificação
Fonte:Próprio Artigo
Mariut table2.png
Tabela 2 - Resultados para Reconhecimento
Fonte:Próprio Artigo

Chen - A Robust Traffic Sign Recognition System for Intelligent Vehicles

- Classificação via Filtro Vetorial Simples, Transformada Hough e Curve Fitting, e classificação via Momentos Pseudo-Zernike
Anotações do artigo

O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de placas de sinalização de trânsito baseado no uso das propriedades de cor e forma na etapa de detecção, no uso dos momentos Pseudo-Zernike para a etapa de classificação e, por fim, no uso de Máquinas de Vetores de Suporte(SVM) para o reconhecimento final das placas.

O algoritmo proposto foi aplicado em 26 classes de placas de sinalização do sistema de sinalização de trânsito chinês, como é apresentado pela figura 1 abaixo:

Chen 26placas.png
Figura 1 - 26 tipos de placas
Fonte: Próprio artigo
Desenvolvimento

Segmentação da cor

Na etapa de detecção, é aplicado um algoritmo denominado Vetor Simples de Vetores(Simple Vector Filter - SVF) que nada mais é do que a segmentação das cores vermelha, amarela e azul que são as cores características das placas anteriormente apresentadas. Para isso, o algoritmo utiliza as seguintes relações:

Svf equations.png

Aplicando o algoritmo sobre as placas da fígura 1, através da plataforma Matlab, temos o resultado apresentado pela figura 2 abaixo:

Svf image.png
Figura 2 - Algoritmo SVF
Fonte: Matlab

Análise do Formato e Normalização

Após a segmentação das cores, o formato das regiões de interesse são obtidas através da Transformada de Hough. Esta transformada é um método para detectar formas que são facilmente parametrizadas (linhas, círculos, etc) em imagens digitais binárias. A ideia principal deste método é aplica uma transformada tal que todos os pontos pertencentes a uma determinada curvas sejam mapeados para um único pontos é um outro plano de parametrização[Transformada de Hough]. A figura 3 abaixo apresenta apresenta este procedimento para detecção de um reta.

Hough transform.png
Figura 3 - Transformada Hough
Fonte: [Transformada de Hough]

Onde a relação dos pontos com a reta é dada pelas equações apresentadas na figura 4 abaixo:

Hough relations.png
Figura 4 - (a) Detecção de reta, (b) Detecção de círculo
Fonte: [Transformada de Hough]

Ao fim deste processo temos a classificação das regiões de interesse nas classes que são apresentadas pela figura 5 abaixo:

Chen detection.png
Figura 5 - Classificação do Formato
Fonte: Próprio artigo

Defino ao fato que de que as regiões de interesse obtidas podem apresentar tamanhos diferentes, é aplicado sobre estas os algoritmo de Interpolação Bicúbica, do qual aplica sobre cada pixel uma média ponderada não-linear após o redimensionamento da imagem.

Extração da característica

Os momentos invariantes de uma imagem são funções derivadas de imagens previamente segmentadas que descrevem a distribuições espacial da intensidades (quantidade de cinza) do pixels das respectivas imagens ou regiões. Para isso as imagem são representadas através de um plano cartesiano ou um plano polar, onde cada pixel representa um ponto destes planos.

Os momentos são importantes para a etapa de reconhecimento pois resultam em uma descrição da imagem que é invariante à rotações, translações e redimensionamento em imagens. Os momentos de Zernike, além de possuírem estas características, são também ortogonais, tornando-os robustos a ruído e diminuindo a quantidade de dados. Os polinômios de Zernike, utilizados para se obter os momentos, são definidos através de coordenadas polares sobre um círculo unitários.

Os conjunto de Pseudo-Momentos de Zernike obtidos formam um vetor de características que será utilizado na etapa de classificação.

Classificação

A etapa de classificação utiliza Support Vectors Machine (SVM) já comentada em outros trabalhos.

Experimento e Resultados

Foram coletadas aproximadamente 2600 imagens de placa de sinalização de trânsito coletadas sobre várias condições de tempo e localização. Para isso, uma câmera acoplada ao painel do veículo armazenava fotos do ambiente em uma resolução de 640x480 piles. Para o treinamento da SVM foram utilizadas cerca de 600 imagem redimensionadas para uma área de 51x51 pixels.

O desenvolvimento do sistema foi baseado na utilização da biblioteca LIBSVM para C++ e em OpenCV.

As tabelas 1 e 2 abaixo apresentam os resultados para a etapa de detecção/classificação e para a etapa de reconhecimento respectivamente:

Chen results1.png
Tabela 1 - Resultados de Detecção/Classificação
Fonte: Próprio artigo
Chen results2.png
Tabela 2 - Resultados de Reconhecimento
Fonte: Próprio artigo

Como é possível observar através da tabela 2, o sistema conseguiu chegar à uma precisão maior que 90% em todos os casos demonstrando a robustez do sistema. Porém, é importante saliente que em condições mais adversas, como placas desbotadas, oclusão e influências de outras placas podem alterar significativamente este resultado.

Por fim, o sistema apresentou a seguinte latência: a segmentação das cores exigiu na média 60ms.

Trabalhos Brasileiros

Rodrigues - Localização e Reconhecimento de Placas de Sinalização Utilizando um Mecanismo de Atenção Visual e Redes Neurais Artificiais

Anotações do trabalho

O trabalho proposto apresenta uma arquitetura híbrida, que é formada por um mecanismo de atenção visual e uma rede neural, para localizar e reconhecer placas de sinalização. Sendo assim, esta arquitetura é divida em dois módulo: Um módulo para detecção e um para o reconhecimento. A figura 1 abaixo apresenta o fluxograma desta arquitetura.

Arquitetura rodrigues.png
Figura 1 - Arquitetura geral do sistema: os retângulos representam os dados e os retângulos arredondados representam os processos
Fonte: Próprio Trabalho
Detecção

O módulo de detecção foi implementado a partir da adaptação do modelo proposto por Itti e Colegas [Itti et al., 1998] que é apresentado pelo figura 2.

Arq detec rodrigues.png
Figura 2 - Arquitetura do módulo de detecção
Fonte: Próprio Trabalho

As etapas do módulo de detecção estão:

  • Filtragem Linear: A etapa de filtragem linear consiste da extração de características como cor, intensidade e orientação. Para cada imagem de entrada são criado 4 canais de cores, obtidos através dos componentes RGB da imagem e através das equações:
Eq1 rodrigues.png

Onde, para cada canal, são geradas Pirâmides Gaussianas de cinco níveis. A intensidade da imagem é definida como , ou seja, é a própria imagem em níveis de cinza, onde uma pirâmide Gaussiana de 5 níveis também é gerada. Por último, a orientação é obtida através de I aplicando-se Filtros Direcionais e gerando uma pirâmide Direcional.

  • Diferenças Centro-Vizinhança (Center-Surround Differences): é implementada como a diferença entre escalas finas e grossas, ou seja, o centro é um pixel da imagem na escala e a vizinhaça é o pixel correspondente em outra imagem na escala da representação piramidal. A diferença entre duas imagens, denotada por , é obtida pela interpolação das imagens para a escala fina e subtração ponto a ponto. A utilização de várias escalas produz extração de características multiescala, resultando em 28 Mapas de Características. O número de mapas é definido pela combinação das escalas c e v e pela orientação.
  • Mapa de saliência: constitui-se como a soma dos mapas de características nas diversas escalas obtidas, resultando em três mapas de conspicuidade (Intensidade, Cor e Orientação). O mapa de saliência é utilizando então para determinar a região de interesse, da qual corresponde aos pixels de maior valor do mapa.
Reconhecimento

Para o módulo de reconhecimento foi utiliada uma Rede Neural Multilayer Perceptron com algoritmo de treinamento Back Propagation(MLP-BP), por se tratar de uma técnica de classificação tradicional, de fácil utilização e com inspiração biológica.

Experimentos e Resultados

A construção do banco de imagens foi baseado um vídeo filmado a partir de um veículo em movimento, durante uma viagem com dia claro entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande. O hardware de aquisição consistiu de uma câmera CCD comum em um tripé, montado na frente do assento direito do carro (assento do passageiro).

Os conjuntos de treinamento e teste foram compostos de três classes de imagens: placas pare, placas proibido ultrapassar e imagens sem placas, cada classe contendo 14 imagens.

Para a tarefa de classificação das imagens, foi utilizada uma Rede com a seguinte arquitetura: 400 neurônios na camada de entrada (imagens de entrada de tamanho 20x20), 200 neurônios na camada escondida (empiricamente definida como tendo metade dos neurônios da camada de entrada) e 3 neurônios na camada de saída).

Resultados Iniciais

  • Módulo de Reconhecimento
Results1 rodrigues.png
Figura 3 - Gráfico de taxa de acerto da Rede Neural
Fonte: Próprio Trabalho
  • Módulo de Detecção
Results2 rodrigues.png
Figura 4 - Taxas percentuais de localização das placas em todas as imagens, quando consideramos um número K de regiões selecionadas
Fonte: Próprio Trabalho
Trabalhos a serem analisados

Trabalhos Estrangeiros

Romdhane - Combined 2d/3d traffic signs recognition and distance estimation

- Usa uma estrutura parecida, porém acrescenta o SVM
Anotações do artigo

Inclua aqui suas anotações

Feng - Ground traffic signs recognition based on Zernike moments and SVM

- Usa os Momentos de Zernike e SVM
Anotações do artigo

Inclua aqui suas anotações

Elotmani - A light traffic signs recognition system

- Usa detecção de cores e Projeção de Perfil
Anotações do artigo

Inclua aqui suas anotações

Wang - Traffic-signs recognition system based on multi-features

- Usa um método de segmentação FCM (Fuzzy c-Means) e classificação CBIR (Content-Based Image Retrieval)
Anotações do artigo

Inclua aqui suas anotações

Lin - A Traffic Sign Recognition Method Based on Deep Visual Feature

- Filtro Bilateral, Detector de Bordas Canny, Rede Neural Convolucional(CNN) e Máquina de Vetores de Suporte (SVM)
Anotações do artigo

Greenhalgh - Real-Time Detection and Recognition of Road Traffic Signs

- Maximally Stable Extremal Regions (MSER), Histograma de Gradientes Orientados (HOG) e Cascata de SVMs.
Anotações do artigo

Trabalhos brasileiros

Poffo - Visual Autonomy - Protótipo para reconhecimento de placas de trânsito

Anotações do trabalho

Silva - Uma Metodologia para Detectar e Reconhecer Placas de Sinalização de Trânsito

Anotações do trabalho

Gomes - Embedded real-time speed limit sign recognition using image processing and machine learning techniques

Anotações do trabalho

O seguinte trabalho propõe a detecção e reconhecimento, em tempo real, de placas de sinalização de velocidade através de uma aplicação android utilizando técnicas de processamento de imagem para as etapas de detecção e reconhecimento. Para a etapa de detecção foi utilizado uma cascata de classificadores boosted baseados em características Haar-like.

Detecção

Para o entendimento da etapa de detecção, é necessário apresentar alguns conceitos:

Boosting

O Boosting é uma técnica de aprendizado de máquina que basicamente consiste em desenvolver um classificador forte a partir de classificadores fracos, em termos de níveis de predição [6]. Mas o que são classificadores fracos? Vamos entender através do exemplo do spam[7].

Podemos definir se um e-mail é um spam ou não através dos seguintes critérios:

  • Se o e-mail possui apenas uma imagem(propaganda), então é um spam.
  • Se o e-mail possui apenas links, então é um spam.
  • Se o e-mail é de uma pessoa conhecida, então não é um spam.
  • Se o e-mail possui a palavra "dinheiro" no seu corpo, então é um spam.
  • Se o e-mail é da sua empresa, então não é um spam.

Definimos acima um série de classificadores fracos que, individualmente, não são fortes o suficiente para definir se um e-mail é um spam ou não. Para tornar uma classificação fraca em uma classificação forte, devemos então combinar os classificadores fracos em um único classificador forte utilizando esquemas de peso ou votação.

Algoritmo Boosting

O algoritmo Boosting funciona da seguinte forma:

  • Do conjunto total de dados é retirado uma parcela para o treinamento. Na figura 1 abaixo nosso conjunto possui os elementos pertencentes a classe (+) e a classe (-).
Boosting Image1.png
Figura 1 - Conjunto para Treinamento
Fonte: [8]
  • Para o primeiro algoritmo base, são destacadas os elementos que foram erroneamente classificados. Estes elementos serão entrada para o próximo algoritmo base que se concentrará na classificação destes. A figura 2 abaixo apresenta três estaǵios de classificação.
Boosting Image2.png
Figura 2 - Classificadores Fracos
Fonte: [9]
  • Ao final do processo, os classificadores fracos são ponderados através de pesos referentes à relevância de cada um e combinados para formar o classificador forte capaz de deduzir com alta precisão quais elementos pertencem à qual classe. O processo final é apresentado abaixo pela figura 3.
Boosting Image3.png
Figura 3 - Classificador Forte
Fonte: [10]

Adaboost

O algoritmo Adaboost foi o primeiro tipo de técnica Boosting apresentada por Freund and Schapire [11]. O nome é referente à Adaptive Boosting Algorithm, ou seja, o algoritmo Adaboost é basicamente um método boosting do qual é executado iterativamente e a cada iteração os pesos do classificadores fracos são reajustados [12]. O algoritmo Adaboost é definido pelas seguintes etapas[13]:

Dados de entrada

  • Dados de treinamento:
  • Distribuição com peso
  • Número de interação T
  • Classificador fraco W

Saída

  • Classificador forte H

Para cada interação é feito o seguintes passos:

  • Treinar o classificador fraco com a distribuição D_t
  • Obter a hipótese fraca e computar o erro
  • Atualizar a distribuição utilizando o erro obtido

Ao final os classificadores são combinados para resultar em H.

Análise dos Trabalhos

Tabela de Técnicas Analisadas
TrabalhoAnoExtração da Região de InteresseDescriçãoReconhecimento
Gao2014N/AScale-Invariant Feature Transform (SIFT)+ Análise dos Componentes Principais (PCA)Máquina de Vetores de Suporte(SVM)
Wahyono2014Segmentação das Cores (Binarização de Matiz e Saturação) + Classificação da Forma(Centroid-Based Graph)Histograma de Gradientes Orientados(HOG)

Rede Neural Artificial(ANN)

K-Vizinhos mais Próximos

Máquina de Vetores de Suporte(SVM)

Random Forest(RF)

Jang2016Normalização das Cores Vermelhas e Azul + Maximally stable extremal regions (MSER)Bayesian com vetor Distance to Border(DtB)Rede Neural Convolucional
Mariut2011Plano HSV + Binarização de Matiz e Saturação + Size Filter Correlação com Banco de Imagens Banco de Filtros de Gabor + Banco de Imagens
Chen2011Filtro Simples de Vetores(Segmentação de Cores)

Transformada de Hough

Interpolação Bicúbica

Pseudo-Momentos de Zernike

Máquina de Vetores de Suporte(SVM)
Lin2016Filtro Bilateral + Detector de Bordas CannyRede Neural Convolucional(CNN)Máquina de Vetores de Suporte(SVM)
Greenhalgh2012Maximally Stable Extremal Regions (MSER)Histograma de Gradientes Orientados (HOG)Cascata de SVMs

Legenda:

Complexidade Baixa

Complexidade Média

Complexidade Alta

Proposta

Pré-processamentoSegmentaçãoDescriçãoClassificação
Limiarização através do HSV + Remoção de áreas (Quant. de pixels e centros de massa) + Dilatação e Erosão Transformada Hough GenerarizadaHistrograma de Gradientes Orientados(HOG)Máquina de Vetores de Suporte(SVM)

Cronograma

Atividades 2017
Ago Set Out Nov Dez
Estudo e implementação de técnica de descrição - - - x x x x
Estudo e implementação de técnica de classificação x x x x
Estudo e implementação de técnica de pré-processamento x x x
Estudo e implementação de técnica de detecção x x x
Estudo e implementação de técnica de segmentação x x
Validação do Sistema x
Apresentação e Discussão dos Dados x
Conclusão x
Escrita da Monografia x x x x
Entrega do TCC x

Estudo das Técnicas

Histograma de Gradientes Orientados (HOG)

Gradientes
Conteúdo

Na área da visão computacional, uma imagem digital é considerada como uma representação discreta dos dados presentes nessa imagem, formada pela relação entre o valor espacial (posição) dos dados e a informação de cor que esses dados possuem [4][nota 1], como descrito anteriormente no tópico 2.1 Processamento Digital de Imagens.

As informações de cor de uma imagem digital são definidas através de um ou mais canais de intensidade ou cor em uma particular posição da imagem.

Uma imagem digital contém um ou mais canais que são definidos através da A luz sem cor, chamada de luz monocromática, possui como um de seus mais importantes atributos a intensidade. Pelo fato de a intensidade ser percebida como variações de preto a tons de cinza até chegar ao branco, o termo níveis de cinza geralmente é utilizado para denotar a intensidade monocromática de uma imagem. Em termos de hardware, a intensidade quantificada resulta na resolução de intensidade, onde os níveis de intensidade são definidos por , sendo k um número inteiro. O número mais comum é 8 bits, resultando em um escala de 256 níveis de intensidade[5].

Em uma imagem digital, a resolução de intensidade está bastante relacionada com a resolução espacial, em outras palavras, para cada pixel de uma imagem e definido um nível de intensidade e para este processo é dado o nome de quantização. O processo de quantização nada mais é do que converter dados de uma imagem em elementos discreto e permite que uma imagem possa ser processada computacionalmente. A intensidade ou os níveis de cinza, são comumente representados através de gradientes. Em um ponto de uma imagem f, o gradiente é definido como um vetor:

Gradiente definição.png

Este vetor gradiente tem a importante propriedade geométrica de apontar no sentido de maior taxa de variação de no ponho . A magnitude do vetor determina o valor da taxa de variação na direção do vetor gradiente e é definida por:

Gradiente magnitude.png

Onde e são imagens do mesmo tamanho que a imagem original, criadas quando e podem variar ao longo de todas as posições de pixels em . A direção do vetor gradiente, assim como as demais propriedades citadss, também é uma imagem de mesmo tamanho que a original criada pela divisão de pela imagem . O ângulo do vetor é definido como:

Gradiente angulo.png

Em nosso trabalho, os gradientes podem ser extraídos através dos histogramas das imagens, como serão descritos no próximo tópico.

Histograma
Conteúdo

O histograma é uma das formas mais comuns de se representar uma distribuição de intensidade de uma imagem, e possivelmente a mais útil no processamento digital de imagens. Um histograma de uma imagem nada mais é que um conjunto de números que indica o percentual de pixels que representam um determinado nível de cinza. Estes valores são normalmente representados por um gráfico de barras que fornece para cada nível de cinza o número de pixels correspondentes na imagem[6].

Um histograma de uma imagem digital com L possíveis níveis de intensidade dentro de uma faixa é uma função discreta definida por:

,

Onde é k-nésimo pixel na imagem, do qual possui intensidade [7].

Geralmente, utiliza-se um histograma normalizado, obtido simplesmente dividindo todos os elementos de pelo número total de pixels na imagem, denotado por:

Da estatística básica, considera-se como um estimativa da probabilidade da ocorrência do nível de intensidade , ou seja, um histograma nada mais é que uma função de distribuição de probabilidades de intensidades e como tal deve obedecer aos axiomas e teoremas da teoria da probabilidade[6]. Para exemplificar, a figura 1 abaixo apresenta o histograma de uma imagem clara.

Histograma imagem2.png
Figura 1 - Histograma de uma imagem
Fonte: [6]
Representação e Descritores de Imagem
Conteúdo

Após a segmentação da região de interesse na imagem, é necessário que esta região seja representada adequadamente para o futuro processamento computacional. Esta representação envolve utilizar características externas (bordas) e internas (pixels) da região e descrevê-la com base em fatores diretamente relacionados à representação escolhida[5]. No caso das bordas, por exemplo, pode-se calcular a distância entre duas bordas adjacentes para determinar o tamanho da região de interesse.

A decisão de qual representação utilizar está relacionada às características da região das quais serão utilizadas para o processamento computacional. Uma representação externa é escolhido quando o foco principal é o formato, enquanto que uma representação interna é escolhida quando o foco principal são cores e texturas[5].

Os descritores são formas de converter características relacionadas às representações. Proporcionalmente, existem dois tipos de descritores: para características externas e características internas. Para as bordas de uma região de interesse, um descritor seria seu comprimento, do qual é aproximado pelos pixels ao longo da fronteira [5].

Descritores Topológicos

Os descritores topológicos são descritores que representam adequadamente uma características de imagem e não são afetados por transformações na imagem. Por exemplo, se um descritor topológico é definido como o número de buracos na imagem, esta propriedade, obviamente, não será afetada por transformações de alongamento ou de rotação na imagem.

Histrograma de Gradientes Orientados - HOG
Conteúdo

A ideia inicial do conceito de Histograma de Gradientes Orientados(HOG) relaciona-se ao fato de que características como aparência e forma de objetos em uma imagem pode ser descritos através da distribuição de gradientes de intensidade dos pixels. Para descrever uma região através de um HOG são necessárias cinco etapas:(A) computação do gradiente de cada pixel, (B) divisão da imagem em células, (C) obtenção do histograma 1-D da célula, (D) normalização através de blocos e (E) obtenção do descritor.

Computação dos gradientes de cada pixels: Existem várias formas de computar os gradientes de cada pixel em uma imagem, porém a forma mais utilizada é aplicando máscaras

Máquina de Vetores de Suporte (SVM)

Máquina de Vetores de Suporte (do inglês, Support Vector Machinev - SVM) é um método de aprendizado de máquina supervisionado para reconhecimento binário de padrões baseado na teoria de aprendizado estatístico criada por (Vapnik, 1998) e colaboradores. As SVM's se tornaram famosas nas últimas décadas por possuírem performance comparável e muitas vezes superior às obtidas por outros algoritmos de aprendizado, como as Redes Neurais Artificiais (RNA's)[8][nota 1].

Alguns dos motivos para isso estão fundamentados no bom desempenho desta técnica na generalização de bases de reais, nos recursos teóricos bastante consolidados, no processo de treinamento que elimina a possibilidade de mínimos locais e na existência de poucos parâmetros livres para ajustá-lo. Por isso, esta técnica vem sendo empregada em diversas áreas como categorização de texto, reconhecimento de escrita e voz, classificação de imagens, análise de biosequências, etc [9][nota 2].

Para descrever esta técnicas é essencial detalhar conceitos como aprendizado de máquina, teoria do aprendizado estatístico, vetores, etc. O próximo tópico tratará do aprendizado de máquina com o objetivo introduzir a base do desenvolvimento das SVM's.

Aprendizado de Máquina
Conteúdo

Basicamente, o aprendizado de máquina busca extrair conhecimento através de dados. Também denominada como análise preditiva ou aprendizado estatístico, este campo de conhecimento converge de uma intersecção entre estatística, inteligência artificial e ciência da computação[10][nota 1]. Por meio da concepção de técnicas que desenvolvem o aprendizado a partir de sistemas computacionais capazes de adquirir conhecimento de forma automática, o aprendizado de máquina proporciona o nascimento de diversas aplicações em diversas áreas, como no campo da visão, reconhecimento de voz, robótica, medicina, telecomunicações, etc [11][nota 3].

Na sua essência, o aprendizado de máquina se baseia principalmente no conceito de indução, em outras palavras, a inferência lógica que permite obter conclusões genéricas sobre um conjunto particular de exemplos. É através da indução que o cérebro humano pode derivar conhecimento novo sobre situações anteriormente apresentadas. Para isso é necessário que se tenha um conjunto de exemplos de treinamento do qual deverá se entrada do algoritmo de aprendizado [12][nota 4].

Entretanto, muitas vezes as hipóteses levantadas através da indução não necessariamente podem preservar a verdade. Um conjunto de exemplos insuficientes ou exemplos que não foram bem escolhidos podem formar hipóteses inválidas, influenciando na eficácia do sistema. Neste contexto, compreender o poder e a limitação de cada algoritmo utilizando uma metodologia que permite avaliar os conceitos induzidos por esses algoritmos em determinadas situações, é a principal atividade a ser realizada antes do desenvolvimento do sistema em si[12][nota 4].

O aprendizado indutivo pode ser dividido em supervisionado e não supervisionado dependendo do modo em que é obtido o conhecimento.

Aprendizado Supervisionado

No Aprendizado Supervisionado é fornecido ao algoritmo um conjunto de exemplos de treinamento para os quais os atributos que descrevem alguma característica ou aspecto são conhecidos. Um exemplo nada mais é do que um tupla de atributos passado ao algoritmo com o objetivo de construir um bom classificador que possa determinar corretamente a classe dos novos exemplos que ainda não foram rotulados, ou seja, exemplos dos quais os atributos são desconhecidos [13][nota 5].

Após a concepção do classificador, é possível avaliá-lo em relação ao seu grau de precisão, velocidade de aprendizado, compreensibilidade ou qualquer outro parâmetro que defina a qualidade deste classificador mediante a tarefa em questão [12][nota 6]. Um dos principais fatores limitantes da qualidade de um classificador é a sua capacidade de trabalhar com dados imperfeitos, ou o denominado ruído. O ruído pode ser derivado do próprio processo que gerou os dados, do processo de aquisição, classes rotuladas incorretamente, etc [11][nota 7].

No aprendizado supervisionado, podemos ainda categorizá-lo em classificação e regressão. A classificação tem como objetivo determinar a classe em que um exemplo de entrada pertence. Para isso, o modelo analisa os outros exemplos fornecidos anteriormente e que já possuem indicação de classe, a fim de aprender como classificar o novo registro. Já a regressão é utilizada quando um exemplo é identificado por um valor numérico e não um valor categórico. Assim, pode-se determinar o valor de uma determinada variável analisando-se os valores das demais[14][nota 8].

Aprendizado Não-supervisionado

No aprendizado não-supervisionado, o indutor analisa os exemplos fornecidos e tenta determinar se alguns deles podem ser agrupados de alguma maneira, formando agrupamentos ou os denominados clusters. Apos a determinação dos agrupamentos, normalmente, é necessária uma análise para determinar o que cada agrupamento significa no contexto do problema que está sendo analisado [11][nota 9].

A figura abaixo apresenta a hierarquia completa do aprendizado de máquina:

Aprendizado maquina.png
Hierarquia de Aprendizado de Máquina
Fonte:[12][nota 10]

Paradigma de Aprendizado

Existem diversos paradigmas de aprendizado que estabelecem a forma em que o conhecimento é adquirido por um sistema baseado em aprendizado de máquina. Entre os paradigmas estão o simbólico, o baseado em eventos, o conexionista, o genético e o estatístico [12][nota 10]. No nosso contexto, vamos focar apenas no paradigma de aprendizado estatístico do qual foi a base para o desenvolvimento das SVM's.

Teoria do Aprendizado Estatístico
Conteúdo

Um mesmo algoritmo de aprendizado, pode ser treinado utilizando diferentes parâmetros e diferentes conjuntos de treinamento, consequentemente, este mesmo algoritmo pode conceber diferentes classificadores para um mesmo cenário. O problema de selecionar o classificador dentro do conjunto de classificadores gerados pelo algoritmo é denominado seleção de modelo e a solução para este problema é a determinação de performance destes classificadores através da Teoria do Aprendizado Estatístico [13][nota 11].

Considere um conjunto treinamento composto por duas classes representadas por círculos e triângulos, onde os elementos de cada classes são definidos através de tuplas de exemplos (). Através do processo de aprendizagem um algoritmo fornece 3 classificadores , e pertencentes ao conjunto de todos o possíveis classificadores gerados por estes mesmo algoritmo. Este cenário é apresentado pela figura abaixo [11][nota 12].

Classficadores am.png
Classificadores segundo três hipóteses
Fonte:[8][nota 13]

O classificador utilizada uma fronteira de decisão linear sobre o conjunto onde os pontos extremos das duas classes são muito próximos entre si, por isso são considerados não confiáveis [8][nota 13]. Neste caso, o classificador comete muitos erros, mesmo para casos muito simples. Pode-se considerar que houve um subajuste do classificador, uma vez que este não é capaz de se ajustar às instâncias de treinamento[9][nota 14].

Em contra partida, o classificador utiliza fronteiras de decisão complexas e difíceis de serem definidas matematicamente, possuindo a capacidade alta de determinar exemplos do conjunto de treinamento, mas com grandes possibilidades de cometer erros quando confrontado com novos exemplos. Pode-se considerar que houve um sobreajuste, onde considera-se que o classificador memorizou os dados do conjunto de treinamento [8][nota 15].

O classificador seria considerado um intermediário entre as duas propostas anteriormente mencionadas. Nesta hipótese, o classificador utiliza uma fronteira não linear com baixa complexidade de definição e por isso consegue determinar com sucesso quase todas as classes do conjunto de treinamento[8][nota 15].

Sendo assim, o problema da seleção de modelo é resolvido quando o melhor desempenho de generalização é atingindo através do equilibro entre a precisão alcançada em um conjunto de treinamento particular e capacidade do sistema de aprender qualquer conjunto de treinamento sem erro [9][nota 14]. Para isso, busca-se a aproximação entre uma determinada função alvo e a saída real do sistema. A entre as duas funções pode ser mensurada através da estimação do erro mínimo (também denominado risco mínimo), do qual mede a capacidade de generalização de [15][nota 16]. Assumindo-se que os exemplos apresentados pelo conjunto de treinamento são independentes e identicamente distribuídos de acordo com uma distribuição de probabilidade , o erro esperado é definido por:

Onde, é uma função de custo relacionando a previsão quando a saída desejada é [8][nota 15]. No caso de uma classificação binária, uma função comumente usada é a , que retorna o valor 0 se é classificado corretamente e 1 caso contrário.</math>.Entretanto, a minimização do risco esperado não pode ser realizada diretamente com esta equação, uma vez que em geral a distribuição de probabilidade é desconhecida. No processo de aprendizagem, a única informação disponível está contida no conjunto de treinamento que também é amostrado de [15][nota 17].

Para contornar esta dificuldade matemática, é utilizado o princípio indutivo da minimização do risco empírico. O risco empírico, apresentado pela equação abaixo, mede o desempenho do classificador nos dados de treinamento, por meio da taxa de classificações incorretas obtidas no conjunto de treinamento [8][nota 18].

Nesta equação, Com , é possível estabelecer um critério de aceitação para qual a performance do classificador em questão é apropriada para o problema de classificação especifico, ou seja,é possível obter classificadores cujo valores de risco empírico convergem para o risco esperado [9][nota 19]. Entretanto, para conjunto de treinamento menores, geralmente não é possível determinar esse tipo de garantia.

Neste contexto, dentro de um conjunto amplo de classificadores é sempre possível encontrar um classificador com risco empírico pequeno [8][nota 18]. Deve-se então restringir os classificadores através de limites dos risco esperado e com isso a Teoria do Aprendizado Estatístico fornece ferramentas para mensurar a capacidade de cada classificador. A ferramenta mais utilizada é a Dimensão VC, que é componente importante para o limite de generalização da SVM [9][nota 20].

A dimensão VC (Vapnik-Chervonenkis) é uma medida de capacidade de classificação sobre a família de funções geradas por um algoritmo de aprendizado, em outra palavras, é o valor que representa o número de exemplos necessários para se aprender um classe de interesse de maneira confiável [15][nota 21]. Quando maior for a dimensão VC, maior será o número de exemplos necessários para aprender a classe.

O erro de generalização, diferentemente do erro de treinamento (risco empírico), é a taxa de erros de um determinado classificador aplicado à um conjunto de exemplos que ainda não foram vistos. Para calcular a capacidade de generalização, é necessário mensurar o limitante da respectiva taxa de erro através da soma dos dois elementos anteriormente mencionados: o risco empírico e a dimensão VC [9][nota 22].

As máquinas de aprendizado que buscam minimizar o limitante superior são ditas seguir o princípio estatístico da minimização de risco estrutura. Entre estas máquinas está a Máquina de Vetores de Suporte (do inglês, Support Vector Machine - SVM) que objetivam aumentar a capacidade de generalização através da minimização do risco empírico e da dimensão VC [8][nota 23].

Support Vector Machine - SVM
Conteúdo

SVM Lineares

Na sua forma mais simples, o objetivo de uma SVM é a obtenção de fronteiras lineares para separação dos dados em duas classes (classificação binária). A classificação linear consegue apenas delimitar classes que pertencem à um conjunto linearmente separável, enquanto que a classificação não-linear consegue delimitar classes que pertencem à um conjunto não-linearmente separável [8][nota 23]. Sendo assim, são poucas as aplicações que podem utilizar a classificação linear, uma vez que aplicações reais necessitam de fronteiras de complexa definição aumentando consequentemente a complexidade do sistema classificador [9][nota 24]. Apesar de sua limitação, a classificação linear apresenta propriedades importantes para o embasamento inicial da SVM's.

No caso da minimização do risco estrutural, uma SVM Linear produz um valor zero para o primeiro termo e minimiza o segundo termo para definir os limites [15][nota 25]. A figura abaixo apresenta apresenta em (a) um conjunto de treinamento linearmente separável em um espaço bidimensional, enquanto que (b) apresenta um conjunto não-linearmente separável. A linha apresentada em ambas as situações são denominada de superfície de decisão. No caso da (a), devido a linearidade da superfície de decisão, esta também é denominada de hiperplano [8][nota 23].

Classifacação.png
(a) Classificação Linear e (b) Classificação Não-Linear
Fonte:[9][nota 24]

No contexto de aprendizado de máquina, um hiperplano é um espaço de separação n dimensional. Em um espaço bidimensional, um hiperplano é definido através de um reta, enquanto em um espaço tridimensional, um hiperplano é definido através de um plano [16][nota 26]. O algotirmo de um SVM tem como principal objetivo encontrar um hiperplano de margem máxima, do qual separa corretamente todas as classes de um determinado conjunto e mantém a maior distância entre os vetores mais próximos à este hiperplano [9][nota 27]. O hiperplano que que detém destas características é denominado hiperplano ótimo e os vetores que mais se aproximam deste hiperplano são denominados de vetores de suporte [15][nota 28].

Para a definição de um hiperplano aplicado à classificação linear, utiliza-se a equação da reta no formato como é apresentado abaixo:

Essa equação segmenta o conjunto de dados em duas regiões: e . Seja um ponto no hiperplano de forma que e um ponto no hiperplano de forma que , conforme a figura abaixo, é possível estabelecer a distância através dos vetores normais perpendiculares ao hiperplano direcionados aos respectivos pontos, conforme imagem abaixo.

Hiperplano.png
Cálculo da Margem Máxima
Fonte:

O comprimento do vetor projetado através da diferenças entre os vetores normais é dados por , onde é possível obter a maximização da margem entre o hiperplano e os vetores de suporte através da minimização de .

SVM's Lineares com Margens Suaves

Em aplicações reais, raramente o conjunto de dados é linearmente separável. Isso se deve a diversos fatores como presença de ruídos, outliers (exemplos fora da curva) ou à própria natureza do problema. Para tentar contornar esta dificuldade, a SVM's lineares são estendidas para lidar com conjuntos de treinamento mais gerais. Para realizar essa tarefa é necessário que alguns dados possam violar a restrição imposta anteriormente ( e ).

Este procedimento suaviza as margens da fronteira de classificação, permitindo que alguns dados permaneçam dentro da margem máxima e também a ocorrência de alguns erros de classificação. O critério de quantas classificações podem ser realizadas de forma errônea é definido através do risco empírico. SVM's com estas características são denominas SVM lineares com margens suaves.

SVM's Não Lineares

Há casos de conjuntos de dados dos quais não são possíveis de serem separados através de um hiperplano. Exemplos disso são apresentados através da figura abaixo.

Svm naolinear.PNG
Dados não-separáveis por um hiperplano
Fonte:

Para realizar a separação dos dados deste tipo de conjunto, a SVM mapea mapeia este conjunto de treinamento de seu espaço original para um novo espaço de maior dimensão, denotado de espaço de características. Este mapeamento permite que o conjunto seja separada através de uma SVM Linear.

OpenCV

OpenCV é um biblioteca implementada para aplicações no campo de Aprendizado de Máquina e Visão Computacional. Desenvolvida seguindo o modelo de software livre (BSD licensed), o OpenCV provê 25000 algoritmos otimizados, dos quais incluem um amplo conjunto de classes e algoritmos capazes de reconhecer faces, identificar objetos, classificar ações em um vídeo, localizar movimentos, etc. OpenCV é utilizada extensivamente por empresas e instituições de pesquisa como Google, Yahoo, Microsoft, Intel, IBM, dos quais também participaram do desenvolvimento desta biblioteca. Uma das características essenciais é o suporte às linguagens C++, C, Python, Java e Matlab, além de possuir combatibilidade com sistemas Windows, Linux, Android e Mac OS[17].

Instalação
Conteúdo

Os passos seguintes para a instalação do OpenCV 3.0 foram realizados no sistemas operacional Ubunto 14.04 e utilizando a Python 3.4+. Todos os passos foram feitos baseados em[18]

Passo 1 - Instalação dos Pré-requisitos

Baixar informações e atualizar pacotes já instalados

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade

Instalação de ferramentas de compilação do OpenCV 3.0

$ sudo apt-get install build-essential cmake git pkg-config

Instalação de bibliotecas e pacotes para leitura de imagens

$ sudo apt-get install libjpeg8-dev libtiff4-dev libjasper-dev libpng12-dev

Instalação de bibliotecas e pacotes para leitura de vídeos

$ sudo apt-get install libavcodec-dev libavformat-dev libswscale-dev libv4l-dev

Instalação do GTK para uso das interfaces de usuário do OpenCV

$ sudo apt-get install libgtk2.0-dev 

Instalação de pacotes utilizados para otimizar funções dentro do OpenCV

sudo apt-get install libatlas-base-dev gfortran

Passo 2 - Configurando Pyhton (Parte 1)

Instalação do pip, um gerenciador de pacotes para o Python. Note que é necessário o python3 instalado corretamente no sistema. Caso você não forneça o python3, o pip será instalado para o Python 2.7, do qual não é a nossa intenção.

$ wget https://bootstrap.pypa.io/get-pip.py
$ sudo python3 get-pip.py

Para o desenvolvimento em Python é uma boa prática trabalhar em um ambiente de desenvolvimento virtual. Para isso, utilizaremos os pacotes virtualenv e virtualenvwrapper que permitem criar um ambiente totalmente separado e independente. Utiize o pip3 para a instalação destes pacotes:

$ sudo pip3 install virtualenv virtualenvwrapper

Configurando os caminhos para nosso ambiente virtual. Dentro da pasta $HOME, edite o arquivo .bashrc, adicionando as seguintes linhas:

export VIRTUALENVWRAPPER_PYTHON=/usr/bin/python3
export WORKON_HOME=$HOME/.virtualenvs

Atualizando o bashrc

$ source /usr/local/bin/virtualenvwrapper.sh
$ source ~/.bashrc

Criação do ambiente virtual. Para os próximos passos é importante que se esteja nesse ambiente virtual.

$ mkvirtualenv cv

Passo 2 - Configurando Pyhton (Parte 2)

Instalação dos cabeçalhos e arquivos de desenvolvimento para o Python 3.4+

$ sudo apt-get install python3.4-dev

O OpenCV representa as imagens através do NumPy. Instalação do NumPy no ambiente virtual cv.

$ pip install numpy

Passo 3 - Compilação e Instalação do OpenCV 3.0

Download dos arquivos

$ cd ~
$ git clone https://github.com/Itseez/opencv.git
$ cd opencv
$ git checkout 3.0.0
$ cd ~
$ git clone https://github.com/Itseez/opencv_contrib.git
$ cd opencv_contrib
$ git checkout 3.0.0

Obs: A versão dos arquivos 3.0.0 pode ser alterada para a última para as mais recentes [14]. É importante que as versões do opencv e do opencvcontrib sejam as mesmas.

Compilação

$ cd ~/opencv
$ mkdir build
$ cd build
$ cmake -D CMAKE_BUILD_TYPE=RELEASE \
	-D CMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr/local \
	-D INSTALL_C_EXAMPLES=ON \
	-D INSTALL_PYTHON_EXAMPLES=ON \
	-D OPENCV_EXTRA_MODULES_PATH=~/opencv_contrib/modules \
	-D BUILD_EXAMPLES=ON \
        -D INSTALL_C_EXAMPLES=OFF \
        -D BUILD_opencv_xfeatures2d=OFF ..
        
$ make -j4

Obs: onde 4 é o número de cores disponíveis em seu processador.

Instalação do OpenCV

$ sudo make install
$ sudo ldconfig

Passo 4 - Links para OpenCV 3.0

Caso tenha alcançado esta etapa sem erros, o OpenCV 3.0 deve estar instalado em /usr/local/lib/python3.4/site-packages/. Entretanto, para realizar o seu uso dentro de nosso ambiente virtual, é necessário criar um link para o OpenCV. Para isso execute:

$ cd ~/.virtualenvs/cv/lib/python3.4/site-packages/
$ ln -s /usr/local/lib/python3.4/site-packages/cv2.cpython-34m.so cv2.so

Passo 5 - Teste

O OpenCV foi instalado com sucesso! Para confirmar se a instalação está funcionando realize os seguintes passos:

$ source /usr/local/bin/virtualenvwrapper.sh
$ workon cv
$ python
>>> import cv2
>>> cv2.__version__

A resposta do último comando deve retornar a versão da biblioteca OpenCV que instalamos neste tutorial, conforme imagem abaixo:

HOG
Conteúdo

Importando biblitecas.

import numpy as np
import cv2

Lendo imagem do disco

im = cv2.imread('40km64x128.jpeg')
im = np.float32(im) / 255.0
cv2.imshow('image',im)
cv2.waitKey(0)
cv2.destroyAllWindows()

Convertendo imagem para escala cinza

gray_image = cv2.cvtColor(im, cv2.COLOR_BGR2GRAY)
cv2.imshow('image',gray_image)
cv2.waitKey(0)
cv2.destroyAllWindows()

Convertendo valores da imagem para inteiros de 8 bits (necessário no hog.compute)

gray_image = np.uint8(gray_image)

Configurações do descritor HOG

winSize = (64,128)            # Size of the images in our dataset
blockSize = (4,8)	      # The size of blocks (Illumination variance)
blockStride = (5,5)	      # Determine the overlap between neighboring block 
cellSize = (4,8)	      # Size of the cells
nbins = 9		      # Numbs of positions in the histogram
derivAperture = 1	      # 
winSigma = -1.		      #
histogramNormType = 0	      #
L2HysThreshold = 0.2	      #
gammaCorrection = 1	      #
nlevels = 64		      #
useSignedGradients = True     # Signed (between 0 and 360) or unsigned (between 0 and 180) gradients
 
hog = cv2.HOGDescriptor(winSize,blockSize,blockStride,cellSize,nbins,derivAperture,winSigma,histogramNormType,L2HysThreshold,gammaCorrection,nlevels, useSignedGradients)

Obtendo descritor HOG da imagem

descriptor = hog.compute(gray_image)
SVM
Conteúdo

Criação e configuração da SVM


svm = cv2.ml.SVM_create()

svm.setType(cv2.ml.SVM_C_SVC)

svm.setKernel(cv2.ml.SVM_RBF) # Set SVM Kernel to Radial Basis Function (RBF) 

svm.setC(C)

svm.setGamma(gamma)

Treinamento da SVM


svm.train(trainData, cv2.ml.ROW_SAMPLE, trainLabels)

svm->save("digits_svm_model.yml");

Testes


testResponse = svm.predict(testData)[1].ravel()

Matlab

Conteúdo

Objetivo: extrair o histrograma de gradientes orientados de uma imagem e estudar o procedimento.

x = imread('imagem1.jpeg');
figure(1);
imshow(x);
Placas.png
Figura 1 - Imagem utilizado para o procedimento
%% Binarização da imagem
x = x(:,:,1) >= 175;
figure(2);
imshow(x);
Placas binarizado.png
Figura 2 - Imagem Binarizada
%% Extração HOG's
[featureVector,hogVisualization] = extractHOGFeatures(x);

figure(3);
subplot(1,2,1); imshow(x);
subplot(1,2,2); plot(hogVisualization);
Placas hog features.png
Figura 3 - HOG

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 p.1
  2. p.18
  3. p.3
  4. 4,0 4,1 p.39
  5. p.86
  6. p.43
  7. p.25
  8. p.9
  9. p.10
  10. 10,0 10,1 p.41
  11. p.149
  12. p.17
  13. 13,0 13,1 p.46
  14. 14,0 14,1 p.20
  15. 15,0 15,1 15,2 p.47
  16. p.115
  17. p.116
  18. 18,0 18,1 p.48
  19. p.23
  20. p.24
  21. p.119
  22. p.26
  23. 23,0 23,1 23,2 p.52
  24. 24,0 24,1 p.36
  25. p.349
  26. p.11
  27. p.37
  28. p.351

Referências

  1. 1,0 1,1 COUTINHO, D.P.; MARROQUIM R. SIFT - Scale Invariant Feature Transform. LCG Computer Graphics Lab, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013
  2. 2,0 2,1 2,2 BELO, F. A. Desenvolvimento de Algoritmos de Exploração e Mapeamento Visual para Robôs Móveis de Baixo Custo. Diss. PUC-Rio, 2006.
  3. VARELLA, C. A. Análise de componentes principais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008
  4. SOLOMON, Chris; BRECKON, Toby. Fundamentals of Digital Image Processing: A practical approach with examples in Matlab. John Wiley & Sons, 2011.
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 GONZALEZ, Rafael C.; WOODS, Richard C. Processamento digital de imagens, Tradução: Cristina Yamagami e Leonardo Piamonte. 3ª Edição. São Paulo: Pearson. 2010
  6. 6,0 6,1 6,2 MARQUES, Ogé F.; VIEIRA Hugo.Processamento Digital de Imagens. Rio de Janeiro: Brasport. 1999
  7. GONZALEZ, Rafael C.; WOODS, Richard E.; EDDINS, Steven L.Digital image processing using MATLAB. 2º Edition. India: McGraw. 2010.
  8. 8,00 8,01 8,02 8,03 8,04 8,05 8,06 8,07 8,08 8,09 8,10 LORENA, Ana Carolina; CARVALHO, André. Uma introdução às Support Vector machines. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 2007, 14.2: 43-67.
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 9,4 9,5 9,6 9,7 9,8 SANTOS, Eulanda M.Teoria e aplicação de support vector machines à aprendizagem e reconhecimento de objetos baseado na aparência. 2002. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em [1].Acessado em 9 de Setembro de 2017.
  10. MÜLLER, Andreas C.; GUIDO, Sarah. Introduction to machine learning with Python: a guide for data scientists. 2017.
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 ALPAYDIN, Ethem.Introduction to machine learning. MIT press, 2014
  12. 12,0 12,1 12,2 12,3 12,4 MONARD, Maria Carolina; BARANAUSKAS, José Augusto. 'Conceitos sobre aprendizado de máquina. Sistemas Inteligentes-Fundamentos e Aplicações, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em [2]. Acessado em 31 de Agosto de 2017.
  13. 13,0 13,1 CAMASTRA, Francesco; VINCIARELLI, Alessandro. Machine learning for audio, image and video analysis. Advanced Information and Knowledge Processing, p. 83-89, 2008.
  14. CAMILO, Cássio Oliveira; SILVA, João Carlos da. Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), 2009, 1-29.Disponível em [3]. Acessado em 24 de Agosto de 2017
  15. 15,0 15,1 15,2 15,3 15,4 HAYKIN, Simon. Redes neurais: princípios e prática. Bookman Editora, 2001.
  16. SLOUGHTER, Dan. The calculus of functions of several variables. D. Sloughter, 2001.
  17. OpenCV. Disponível em [4]. Acessado em 16 de Agosto de 2017
  18. ROSEBROCK, Adrian. Install OpenCV 3.0 and Python 3.4+ on Ubuntu. Pyimagesearch. 2015. Disponível em [5]. Acessado em 16 de Agosto de 2017.