Resfriador rápido para Refrigeração

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma máquina para o resfriamento/congelamento rápido de bebidas e outros produtos, compacta, de fácil utilização e de baixo custo.

Como os equipamentos normalmente utilizados para o resfriamento de bebidas (refrigeradores, câmaras frigoríficas) demandam um tempo relativamente longo para o resfriamento de bebidas que se encontram em temperatura ambiente até a temperatura indicada para consumo, existe a necessidade de se dispor de uma máquina que possa realizar o resfriamento de uma bebida em um tempo curto, em função de alguma necessidade específica. Além disso, refrigeradores e câmaras frigoríficas são volumosos e pesados, exigindo uma considerável infraestrutura.

A máquina projetada prevê o resfriamento de bebidas para consumo imediato (isto é, embalagens comerciais) em tempos inferiores a 2 minutos, visando seu consumo imediato. Também deverá ser capaz de realizar o congelamento de pequenas porções de produtos alimentícios (p. ex., sorvetes e picolés) a temperaturas inferiores a zero graus Celsius em intervalos de tempo curtos.

A máquina projetada deverá ser de pequeno porte e fácil movimentação, demandando uma mínima necessidade de infraestrutura, podendo ser utilizada em diversas situações, como por exemplo: eventos, em ambiente externo, em acampamentos, quiosques de praia, em veículos, entre outros.