Implementação de ferramenta web para suporte ao ensino de comunicações digitais

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor: Amilcar Joel Simm

Orientador: Roberto Wanderley da Nóbrega

Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São José – SC

ajsimm@gmail.com


RESUMO ESTENDIDO

Durante o tempo de graduação é frequente a referência, por parte dos discentes, à complexidade da área de Sinais e Sistemas nos cursos de Telecomunicações. A necessidade de ferramental de apoio ao processo de aprendizagem é discutida e trabalhada, seja na forma de tutoria com alunos mais experientes, passando por uso de simuladores diversos através de softwares proprietários ou livres, até cursos extras promovidos pelos próprios discentes, não só em período letivo como em horários alternativos, conforme necessidades verificadas ao longo dos semestres.

A proposta de Trabalho de Conclusão de Curso é implementar um estudo sistematizado (ou seja, estudo metódico, gradativo, partindo dos conceitos e princípios mais simples para os mais complexos) de tópicos de Comunicações Digitais, através de ferramenta web, dando suporte a aulas presenciais, que seguem paralelamente. Pretende-se utilizar planos de estudo com roteiros organizados em módulos, com objetivos gerais e específicos, incluindo subsídios textuais e ferramentas de simulação para possíveis exercícios de fixação de conteúdo.

Como ferramenta web, dispor de material visualmente atraente, que possibilite um acesso amplo e unificado, não se descuidando de critérios de usabilidade. Com isso, o conteúdo independeria efetivamente de softwares proprietários e necessidade de alto processamento daqueles que acessarem o material, por se utilizar um modelo cliente-servidor.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SKLAR, Bernard. Digital Communications - Fundamentals and Applications. . Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1988. ISBN 0132119390

2. LATHI, B.P.. Modern Digital and Analog Communications Systems. 3 ed.. : Oxford University Press, 1998. ISBN 0195110099

3. LATHI, B.P.. Sistemas de comunicação. . Rio de Janeiro : Guanabara Dois, 1983. ISBN 8570300336


CRONOGRAMA

Etapas fev/2015 mar/2015 abr/2015 mai/2015 jun/2015 jul/2015 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Pesquisa bibliográfica X X X
Escrita do TCC I X X
Entrega e defesa do TCC I X
Apresentação do TCC I no seminário de TCC II X