Mudanças entre as edições de "Vídeo Aulas de Matemática de alunos para alunos"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(9 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 35: Linha 35:
  
 
==Prazo de execução==
 
==Prazo de execução==
O projeto iniciará em  01 de abril de 2016 e terá uma duração inicialmente de 5 meses (até 31 de agosto de 2016).
+
O projeto iniciou em  01 de abril de 2016 e teve a duração inicial de 5 meses (até 31 de agosto de 2016). A partir do dia 1 de setembro de 2016 até 31 de dezembro de 2016 o projeto está sendo continuado com o trabalho voluntário de três alunas e dos professores envolvidos.
  
 
==Links do projeto==
 
==Links do projeto==
 +
*Nome Fantasia: '''<span style="color:red;">Math</span><span style="color:green;">Fácil</span>'''
 
*Facebook: https://www.facebook.com/mathfacil16 (Noticias e contato)
 
*Facebook: https://www.facebook.com/mathfacil16 (Noticias e contato)
 
*Email: mathfacil16@gmail.com (contato)
 
*Email: mathfacil16@gmail.com (contato)
Linha 47: Linha 48:
 
*[[G5:APROEXT2016-VideoAula | APROEXT2016-VideoAula]]
 
*[[G5:APROEXT2016-VideoAula | APROEXT2016-VideoAula]]
 
*[http://cmap.ifsc.edu.br/rid=1Q3CBKKF5-11KJ239-29W/Mapa_Conceitual Mapas Conceituais dos Temas do Projeto]
 
*[http://cmap.ifsc.edu.br/rid=1Q3CBKKF5-11KJ239-29W/Mapa_Conceitual Mapas Conceituais dos Temas do Projeto]
 +
*[https://www.youtube.com/analytics? Google Analytics] - para a visualização das estatisticas do Youtube.
  
 
==Mapas conceituais dos temas abordados==
 
==Mapas conceituais dos temas abordados==
Linha 57: Linha 59:
  
 
[[Arquivo:MC_MathFacil_Log_Potencia_Raiz.jpg | 500 px]]
 
[[Arquivo:MC_MathFacil_Log_Potencia_Raiz.jpg | 500 px]]
 +
</center>
 +
==Publicações do Projeto==
 +
*[[Media:MathFacil_ResumoEstendido_SEPEI2016.pdf | Video Aulas de Matemática de alunos para alunos]], Resumo estendido no SEPEI 2016, Criciuma, IFSC.
 +
*[[Media:MathFacil_Apresentacao_SEPEI2016.pdf | Video Aulas de Matemática de alunos para alunos]], Apresentação Oral no SEPEI 2016, Criciuma, IFSC.
 +
*[[Media:MathFacil_Poster_MCC2016.pdf | Micro Video aulas de Matemática de Alunos para Alunos]], Poster a ser apresentado na MCC 2016, São José, IFSC.
 +
*[[Media:MathFacil_Oficina_Geração_Video_Aulas.pdf | Oficina de geração de vídeo aulas para alunos]], curso de Licenciatura em Ciência da Natureza, São José, IFSC.
  
</center>
 
 
[[Categoria:Trabalhos de Alunos]]
 
[[Categoria:Trabalhos de Alunos]]
 
[[Categoria:Projeto de Extensão]]
 
[[Categoria:Projeto de Extensão]]

Edição atual tal como às 19h56min de 6 de dezembro de 2017

Resumo

Este projeto visa suprir as lacunas de aprendizagem dos alunos do ensino médio, nos conteúdos essências para o ingresso nos cursos de engenharia. Para “atingir” o objetivo o projeto realizará um diagnóstico das lacunas encontradas pelos ingressantes dos cursos de engenharia do IFSC, através de análise do resultado na prova do vestibular e através de entrevistas com os professores das disciplinas das primeiras fases. Em seguida será construído um mapa conceitual (MC) com os conhecimentos necessários para preencher as lacunas. Um conjunto de micro vídeo-aulas (MVA)s na área de matemática será gerado por alunos bolsistas sob a supervisão dos professores voluntários de matemática. Essas MVAs “apresentarão” em uma linguagem de aluno para aluno, como se fosse uma “aula particular”, os tópicos sugeridos no MC, sendo produzidas usando interfaces de telas sensíveis ao toque. As MVAs conterão apenas as explicações gravadas no “quadro” e o áudio gravado da explicação. Sua publicação será feita através de ferramentas já disponíveis como o Youtube, Wikis e outras que permitirem um simples e rápido acesso as aulas pelo público-alvo. Além dos alunos do ensino médio, o projeto também poderá atuar como auxilio no nivelamento dos ingressantes nos cursos de graduação do IFSC.

Objetivos

O objetivo principal do projeto é criar e difundir Micro Video-Aulas (MVA) para auxiliar os alunos do ensino médio e iniciantes dos cursos superiores do IFSC no processo de aprendizagem de conceitos básicos nas áreas de matemática para o desenvolvimento do currículo do curso superior.

São objetivos específicos deste projeto:

  1. Levantamento das dificuldades em matemática dos alunos ingressantes nas engenharia do IFSC.
  2. Construção do mapa conceitual referentes aos conhecimentos de matemática que serão tratados nas MVAs.
  3. Geração das MVAs de Matemática Básica.
  4. Disponibilizar as MVAs em ferramentas como WIKI, Youtube.
  5. Divulgação do projeto nas Escolas de ensino médio de São José.
  6. Levantamento e avaliação dos dados sobre acesso e navegação nas MVAs. Estes dados subsidiarão futuras pesquisas no ensino nas áreas de matemática.

Público-Alvo

De acordo com o censo escolar da educação básica de 2013 (INEP, 2013), no Brasil estão matriculados 7 milhões de alunos no ensino médio regular e 1 milhão nos cursos EJA de ensino médio. Em Santa Catarina são 243 mil alunos no ensino médio regular e EJA. Escolhemos como público-alvo do projeto os alunos do ensino médio de São José, no qual estão matriculados 8.665 alunos. Estimamos que através da divulgação nas escolas e também usando a internet como veículo de divulgação, pretendemos atingir uma pequena percentagem dos alunos do ensino médio e também egressos de ensino médio que estejam estudando para prestar vestibular para ingressar em cursos superiores fortemente dependentes da área de matemática. Entre estes citamos os cursos de engenharia, tecnólogos, e licenciaturas nas áreas de ciências exatas, além dos alunos que buscam a qualificação através de cursos técnicos integrados e subsequentes. Adicionalmente a esse publico-alvo externo, pretendemos também beneficiar com o projeto os alunos das primeiras fases dos cursos de graduação do IFSC, que necessitam de complementação nas áreas cobertas pelo projeto. Com a parceria estabelecida com a EEB Professora Maria Jose Barbosa Vieira, através da sua Assessoria de Direção, professora Elizangela Gonçalves de Araujo (da área de matemática), iremos trabalhar diretamente com a maior escola de ensino médio do município de São José, a qual conta com 1104 alunos, distribuídos em 3 turnos. Com o processo de divulgação dentro da escola, pretende-se atingir 30% do total de alunos matriculados.

Participantes

A coordenação do projeto está a cargo de:

  • Prof. Marcos Moecke, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC.

Para a execução do projeto contaremos também com a colaboração das professoras orientadoras:

Como parceiros diretos para a divulgação do projeto contamos com o apoio de

  • Prof. Sérgio Pereira da Rocha, representante da Coordenadoria do Curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização do IFSC Câmpus São José
  • Prof. Jorge H. B. Casagrande, representante da Coordenadoria do Curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC Câmpus São José
  • Profa. Elizangela Gonçalves de Araujo, representante da EEB Professora Maria Jose Barbosa Vieira

As alunas bolsistas são:

Prazo de execução

O projeto iniciou em 01 de abril de 2016 e teve a duração inicial de 5 meses (até 31 de agosto de 2016). A partir do dia 1 de setembro de 2016 até 31 de dezembro de 2016 o projeto está sendo continuado com o trabalho voluntário de três alunas e dos professores envolvidos.

Links do projeto

Execução do projeto

O acompanhamento do projeto está sendo feito na página privativa do projeto, na qual apenas as pessoas autorizadas tem acesso.

Mapas conceituais dos temas abordados

TEMAS PREVISTOS NO PROJETO MATHFÁCIL

MC MathFacil Geral1.jpg

PRIMEIRO CONJUNTO DE TEMAS ABORDADOS

MC MathFacil Log Potencia Raiz.jpg

Publicações do Projeto