Usuário:RonaldoLages

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h05min de 26 de janeiro de 2011 por Daniela.saito (discussão | contribs) (→‎Configuração da Rede (situação original))
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

IF-SC Palhoça Bilíngue

Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Diário de Bordo

Relatos diários (ou quase) das atividades realizadas na infraestrutura de TIC realizadas pelo estagiário Ronaldo Cardozo Lages, em breve Técnico em Telecomunicações.

Relatório de Avaliação da Infraestrutura de TIC

Em 25/10/2010, segunda-feira, foi produzido e entregue ao Diretor do Campus, Prof. Vilmar Silva, ao Coordenador de TIC, Prof. Cláudio Ferretti e ao Monitor do Estágio Prof. Ederson Torresini, o documento, um relatório de 15 páginas em formato PDF que apresenta a situação original e aponta sugestões tanto imediatas quanto mais perenes. Esse documento foi elaborado por mim, Ronaldo Cardozo Lages, após análise e dabate da conjuntura de TIC com a orientação do Prof. Ederson Torresini, do IF-SC Campus São José. Tal documento poder ser baixado recém apresentado.

Documentado em 28/11/2010 (domingo) por Ronaldo Cardozo Lages.

Configuração da Rede (situação original)

Documentado em 28/11/2010 (domingo) por Ronaldo Cardozo Lages.

Configuração da Rede Sem-Fio (wireless) atualizada

Sala da Administração e Secretaria

Em 22/11/2010 (segunda-feira) fizemos uma readequação na infraestrutura de rede da Sala da Administração e Secretaria visando eliminar o uso de criptografia WEP (protocolo altamente frágil para redes sem-fio) no roteador D-Link DI-524UP que atendia deficitariamente os usuários, visto ser um ativo de rede destinado ao uso doméstico.

Com essa mudança implantamos o uso do novo AP (access-point) D-Link DWL-3200AP com perfil profissional, desativando a função de AP do dispositivo DI-524UP.

Devido a necessidade de permanecer conectada a impressora através de sua interface de rede Ethernet, então optamos por usar a função de roteador do DI-524UP, além dele fazer a distribuição de números IPs (DHCP) para as estações de trabalho desta sala.


Esse trabalho foi executado pelo bolsista após análise do problema, debate de alternativas e receber orientações minhas.

Documentado em 28/11/2010 (domingo) por Ronaldo Cardozo Lages.

Sala dos Professores

Em 24/11/2010 (quarta-feira) implementamos na Sala dos Professores, a mesma readequação na infraestrutura de rede para também eliminar o uso de criptografia WEP no roteador D-Link WBR-1310 que atendia deficitariamente os professores, visto também ser um ativo de rede destinado ao uso doméstico.

Com essa mudança implantamos o uso do novo AP (access-point) D-Link DWL-3200AP com perfil profissional, desativando a função de AP do dispositivo WBR-1310.

Visando manter uma sub-rede específica para esta sala, então optamos por usar a função de roteador do WBR-1310, além dele fazer a distribuição de números IPs (DHCP) para as estações de trabalho desta sala.

Esse trabalho foi executado pelo bolsista %% após análise do problema, debate de alternativas e receber orientações minhas.

Documentado em 28/11/2010 (domingo) por Ronaldo Cardozo Lages.

Configuração do Servidor de Desenvolvimento

BIOS


Documentado em 23/11/2010 (sexta-feira) por Ronaldo Cardozo Lages.

Sistema Operacional


Documentado em 24/11/2010 (sexta-feira) por Ronaldo Cardozo Lages.