Transmissão digital em banda base

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transmissão digital em banda base - Simulink

A transmissão em banda base de dados digitais requer o uso de um canal limitado em banda com uma largura de banda suficientemente grande para acomodar o conteúdo de frequência essencial do fluxo de dados. Isso é necessário devido ao dados digitais possuírem um espectro amplo com conteúdo significativo em baixa frequência. Entretanto, o canal geralmente é dispersivo (resposta em frequência se afasta daquela de um filtro passa-baixas ideal), assim o pulso recebido é bastante afetado por pulsos adjacentes, provocando o surgimentos de interferência intersímbolica. Para corrigi-la, exercemos controle sobre o formato do pulso em todo o sistema. Outro grande problema em um sistema de transmissão de dados em banda base é o ruído do canal, a utilização de um filtro linear invariante no tempo é essencial para detecção ótima do pulso transmitido corrompido por ruído.

Banda base.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('analog_modulation')

ou

analog_modulation

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessário o Communications System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink e os seguintes blocos:


Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Modelo e parâmetros

O modelo considera então um sistema M-PAM de banda base. A sequência binária transmitida de entrada consiste em símbolos 1 e 0. No modulador de pulso modificamos a sequência binária para uma nova sequência de pulsos breves (que se aproxima de um impulso unitário). A sequência de pulsovs breves é assim aplicada a um filtro de transmissão produzindo o sinal transmitido, o sinal é modificado ao passar pelo canal, além de acrescentar o ruído aleatório ao sinal na entrada do receptor. O sinal passa pelo filtro de recepção (filtro casado) e por fim por meio de um dispositivo de decisão para recepção de forma correta dos símbolso 1 e 0 transmitidos.

Testes que podem ser feitos

Os testes foram realizados nas versões 2012a, 2014a e 2015a do software Matlab, funcionando perfeitamente nas mesmas.