Mudanças entre as edições de "Transferência de dados via ondas sonoras"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
<center>
 
<center>
;TÍTULO DO TRABALHO;
+
;Transferência de dados via ondas sonoras;
  
:Nome Completo do Estudante1;  
+
: Rafael Teles Espindola;  
:Nome Completo do Professor Orientador2;
+
: Roberto Wanderley da Nóbrega;
:Nome Completo do Professor Coorientador3;  
+
: Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
:Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
+
: Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC email: rafael.te@aluno.ifsc.edu.br
:1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC  
+
: Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC email:roberto.nobrega@ifsc.edu.br</center>
:2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
 
:3Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
 
</center>
 
  
;Resumo:  
+
;Resumo:Engenharia é a física aplicada. Utilizar características físicas de ondas eletro-magnéticas para conseguir transmitir informação é uma parte das telecomunicações. É<br />sabido que computadores utilizam tecnologias sem fio para se comunicar que por sua vez utilizam antenas na qual transmitem e recebem ondas eletromagnéticas carregadas de informação devido ao arranjo específico das características que as compõe como amplitude, frequência e fase, porém essa não é a única maneira de se realizar uma comunicação sem fio. A ideia desse projeto é conseguir realizar uma comunicação entre dois computadores utilizando como meio de transporte de informação apenas o som, ou seja, para eles secomunicarem, serão utilizados apenas os microfones e alto-falantes de ambos os computadores. O objetivo não é conseguir alcançar grandes taxas de comunicação, porém sim realizar uma interface simples na qual dois usuários consigam trocar mensagens entre si pelo terminal linux. Essa ideia de transmitir dados sem fio sem utilizar ondas eletromagnéticas, e sim ondas sonoras, não é nova e nem original, porém a forma e estratégia<br  />utilizadas neste trabalho serão.
  No máximo 250 palavras.
 
Colar aqui o resumo do seu resumo expandido e depois de feito o projeto de TCC substituir pelo resumo do projeto de TCC.  
 
  
;Palavras-chave:
 
No mínimo, três e, no máximo, cinco.
 
  
;Arquivos do TCC:
 
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.
 
  
* [[Media: TCC1Resumo_expandido_RAFAEL_TELES_ESPINDOLA.pdf| Resumo Expandido.pdf]]
+
;Palavras-chave: Comunicação digital por ondas sonoras. Transferência de dados por som.Transmissão de dados através do ondas acústicas. FSK.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
;Arquivos do TCC: Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.
 +
 
 +
* [[Media: RafaelTelesEspindola.pdf| Resumo Expandido.pdf]]
 
* [[Media: Projeto_de_TCC_RAFAEL_TELES_ESPINDOLA.pdf|Projeto de TCC.pdf]]
 
* [[Media: Projeto_de_TCC_RAFAEL_TELES_ESPINDOLA.pdf|Projeto de TCC.pdf]]
  
 
[[Categoria: TCC]]
 
[[Categoria: TCC]]

Edição das 19h02min de 26 de agosto de 2021

Transferência de dados via ondas sonoras;
Rafael Teles Espindola;
Roberto Wanderley da Nóbrega;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC email: rafael.te@aluno.ifsc.edu.br
Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC email:roberto.nobrega@ifsc.edu.br
Resumo
Engenharia é a física aplicada. Utilizar características físicas de ondas eletro-magnéticas para conseguir transmitir informação é uma parte das telecomunicações. É
sabido que computadores utilizam tecnologias sem fio para se comunicar que por sua vez utilizam antenas na qual transmitem e recebem ondas eletromagnéticas carregadas de informação devido ao arranjo específico das características que as compõe como amplitude, frequência e fase, porém essa não é a única maneira de se realizar uma comunicação sem fio. A ideia desse projeto é conseguir realizar uma comunicação entre dois computadores utilizando como meio de transporte de informação apenas o som, ou seja, para eles secomunicarem, serão utilizados apenas os microfones e alto-falantes de ambos os computadores. O objetivo não é conseguir alcançar grandes taxas de comunicação, porém sim realizar uma interface simples na qual dois usuários consigam trocar mensagens entre si pelo terminal linux. Essa ideia de transmitir dados sem fio sem utilizar ondas eletromagnéticas, e sim ondas sonoras, não é nova e nem original, porém a forma e estratégia
utilizadas neste trabalho serão.


Palavras-chave
Comunicação digital por ondas sonoras. Transferência de dados por som.Transmissão de dados através do ondas acústicas. FSK.


Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.