Mudanças entre as edições de "Testes de Conformidade em Smart Switches"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 80: Linha 80:
  
 
[http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1273220&page_number=1]
 
[http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1273220&page_number=1]
 +
 +
http://wiki.wireshark.org/LinkLayerDiscoveryProtocol
 +
 +
http://www.ijcaonline.org/journal/number9/pxc387348.pdf
 +
 +
http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272069

Edição das 08h17min de 13 de junho de 2014

Sabe-se que com avanço das aplicações web utilizadas, é necessário que os equipamentos ativos de rede evoluam em conjunto, para que as redes suportem a necessidade e velocidade dessas aplicações. Um dos grandes comutadores das redes, são os switchs, que são responsáveis por grande parte da interligação e comunicação das redes internas. Anteriormente eram utilizados hubs, e com a vinda de switchs gerenciáveis, foi possível obter ganhos consideráveis na rede, como segurança, organização, facilidade de administração e mudança de layout, entre outras melhorias .

É possível encontrar switchs plug-and-play, que basta interligar com os servidores ou roteadores, que realizam o encaminhamento de pacotes, porém não com a mesma eficiência que os smarts switchs (switchs gerenciados). Com esses tipos de switchs, os smarts, é possível conseguir um alto ganho no desempenho da rede, além de possuir recursos de gerenciamento na camada 2 (enlace). Possuem uma gama de políticas de gerenciamento e recursos, os quais deixam a rede mais flexível, segura e com um desempenho muito melhor. Podemos citar algumas das funções como o Link Aggregation (LACP) que atende a norma IEEE 802,3-2, sua função é permitir links possam se agregar, ou seja, se somar, o que aumenta a vazão de entrada e saída dos dados do link, ou do enlace. Já o sppanning tree (STP) norma IEEE 802.1d, que evita loops na rede, facilitando a manutenção da rede além de evitar possíveis erros ou fraudes de funcionários. A possibilidade de criação de Vlans, padrão IEEE 802.1q, que fazem com que a rede seja segmentada logicamente, evitando domínios de colisões além de deixa-lá mais segura. Outra função que podemos encontrar é a POE, padrão IEEE 802.3af ou IEEE 802.3at, que é uma tecnologia de sistema de transmissão de energia elétrica, que reconhece automaticamente se o equipamento do outro lado é pertencente a estes padrões através do cabo par trançado, e os alimenta caso compatível. Outras funções e protocolos existentes serão relatadas durante o projeto.

O projeto de conclusão de curso visa planejar e implementar testes com ferramentas já existentes, de baixo custo, verificando se as funcionalidades descritas nos manuais dos produtos estão em conformidade com a norma IEEE 802. Será verificado as formas e modelos de testes realizados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, afim de que os testes realizados no projeto fiquem o mais próximo possível da norma. Visto que a finalidade do trabalho será a de alcançar o conhecimento dos protocolos, suas características e a forma que é implementado, além de entender a forma de testes necessários para uma possível homologação do produto pela IEEE, e também adquirir o conhecimento de utilização de ferramentas de controle da rede analisando e coletando dados e atestar ou não características anunciadas pelo fabricante do produto.


Esqueleto do Trabalho

Cap.1-Introdução (1 a 2 páginas)

1.1-Motivações do Trabalho

1.2-Objetivos

Uma plataforma para testes de conformidade do protocolo IEEE802.at utilizando o openLLDP usando o Linux embarcado.

1.3-Organização do Texto

Cap.2-Fundamentação Teórica (20 páginas)

2.1.Visão Geral sobre testes de conformidade em redes

2.2.Protocolos de Camada Física e de Enlace

 2.1...
 2.2.O protocolo IEEE802.3af
 2.3.O protocolo IEEE802.3at
 2.4.O protocolo LLDP-MED

2.3.Testes de Conformidade do Lab.IOL para PoE

2.4.O protocolo Opensource LLDP

2.5.Conclusões

Cap.3-A Proposta (5 páginas)

3.1.Uma visão Geral da Proposta

3.2.Etapas e Cronograma

3.3.Recursos Necessários

Bibliografia

Bibliografia

[1]

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7]

[8]

[9]

[10]

[11]

Explicação sobre o IEEE802.3AF

[12]

[13]

[14]

http://wiki.wireshark.org/LinkLayerDiscoveryProtocol

http://www.ijcaonline.org/journal/number9/pxc387348.pdf

http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272069