Mudanças entre as edições de "Testes de Conformidade em Smart Switches"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 80: Linha 80:
  
 
[http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1273220&page_number=1]
 
[http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1273220&page_number=1]
 +
 +
http://wiki.wireshark.org/LinkLayerDiscoveryProtocol
 +
 +
http://www.ijcaonline.org/journal/number9/pxc387348.pdf
 +
 +
http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272069
 +
 +
http://www.cisco.com/en/US/technologies/tk652/tk701/technologies_white_paper0900aecd804cd46d.html

Edição atual tal como às 08h18min de 13 de junho de 2014

Sabe-se que com avanço das aplicações web utilizadas, é necessário que os equipamentos ativos de rede evoluam em conjunto, para que as redes suportem a necessidade e velocidade dessas aplicações. Um dos grandes comutadores das redes, são os switchs, que são responsáveis por grande parte da interligação e comunicação das redes internas. Anteriormente eram utilizados hubs, e com a vinda de switchs gerenciáveis, foi possível obter ganhos consideráveis na rede, como segurança, organização, facilidade de administração e mudança de layout, entre outras melhorias .

É possível encontrar switchs plug-and-play, que basta interligar com os servidores ou roteadores, que realizam o encaminhamento de pacotes, porém não com a mesma eficiência que os smarts switchs (switchs gerenciados). Com esses tipos de switchs, os smarts, é possível conseguir um alto ganho no desempenho da rede, além de possuir recursos de gerenciamento na camada 2 (enlace). Possuem uma gama de políticas de gerenciamento e recursos, os quais deixam a rede mais flexível, segura e com um desempenho muito melhor. Podemos citar algumas das funções como o Link Aggregation (LACP) que atende a norma IEEE 802,3-2, sua função é permitir links possam se agregar, ou seja, se somar, o que aumenta a vazão de entrada e saída dos dados do link, ou do enlace. Já o sppanning tree (STP) norma IEEE 802.1d, que evita loops na rede, facilitando a manutenção da rede além de evitar possíveis erros ou fraudes de funcionários. A possibilidade de criação de Vlans, padrão IEEE 802.1q, que fazem com que a rede seja segmentada logicamente, evitando domínios de colisões além de deixa-lá mais segura. Outra função que podemos encontrar é a POE, padrão IEEE 802.3af ou IEEE 802.3at, que é uma tecnologia de sistema de transmissão de energia elétrica, que reconhece automaticamente se o equipamento do outro lado é pertencente a estes padrões através do cabo par trançado, e os alimenta caso compatível. Outras funções e protocolos existentes serão relatadas durante o projeto.

O projeto de conclusão de curso visa planejar e implementar testes com ferramentas já existentes, de baixo custo, verificando se as funcionalidades descritas nos manuais dos produtos estão em conformidade com a norma IEEE 802. Será verificado as formas e modelos de testes realizados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, afim de que os testes realizados no projeto fiquem o mais próximo possível da norma. Visto que a finalidade do trabalho será a de alcançar o conhecimento dos protocolos, suas características e a forma que é implementado, além de entender a forma de testes necessários para uma possível homologação do produto pela IEEE, e também adquirir o conhecimento de utilização de ferramentas de controle da rede analisando e coletando dados e atestar ou não características anunciadas pelo fabricante do produto.


Esqueleto do Trabalho

Cap.1-Introdução (1 a 2 páginas)

1.1-Motivações do Trabalho

1.2-Objetivos

Uma plataforma para testes de conformidade do protocolo IEEE802.at utilizando o openLLDP usando o Linux embarcado.

1.3-Organização do Texto

Cap.2-Fundamentação Teórica (20 páginas)

2.1.Visão Geral sobre testes de conformidade em redes

2.2.Protocolos de Camada Física e de Enlace

 2.1...
 2.2.O protocolo IEEE802.3af
 2.3.O protocolo IEEE802.3at
 2.4.O protocolo LLDP-MED

2.3.Testes de Conformidade do Lab.IOL para PoE

2.4.O protocolo Opensource LLDP

2.5.Conclusões

Cap.3-A Proposta (5 páginas)

3.1.Uma visão Geral da Proposta

3.2.Etapas e Cronograma

3.3.Recursos Necessários

Bibliografia

Bibliografia

[1]

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7]

[8]

[9]

[10]

[11]

Explicação sobre o IEEE802.3AF

[12]

[13]

[14]

http://wiki.wireshark.org/LinkLayerDiscoveryProtocol

http://www.ijcaonline.org/journal/number9/pxc387348.pdf

http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272069

http://www.cisco.com/en/US/technologies/tk652/tk701/technologies_white_paper0900aecd804cd46d.html