Teoria das colisões e energia de ativação

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h55min de 26 de janeiro de 2021 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ' =Teoria das Colisões= <span>A Teoria das Colisões determina a velocidade e ocorrência de uma reação química, já que está relacionada com a quebra de ligações nos re...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Teoria das Colisões

A Teoria das Colisões determina a velocidade e ocorrência de uma reação química, já que está relacionada com a quebra de ligações nos reagentes. Ou seja, ela'explica os choques entre átomos e moléculas presentes em um meio material e é um fator fundamental para a ocorrência de uma reação química. Ela foi proposta pelos químicos Max Trautz e William Lewis, no início do século XX, e afirma que a ocorrência de uma reação química depende de uma colisão (choque efetivo) eficaz entre as partículas dos reagentes por meio de uma orientação favorável e com uma energia maior do que a energia mínima ('energia de ativação) necessária para a ocorrência da reação.


imagem 1



Um dosfatores que influenciam a velocidadecom que uma reação química processa-se é ocontatoentre os seus reagentes. Se eles não entram em contato uns com os outros, a reação não acontece. Sendo assim, esse é um fator determinante para a ocorrência e a velocidade de uma reação.

O contato entre os reagentes favorece que as moléculas encontrem-se umas com as outras, havendo colisão entre si (choque entre moléculas), o que promove a formação do complexo ativado e, consequentemente, dos produtos da reação. Os choques entre as moléculas devem ocorrer com uma energia mínima para que o complexo ativado seja formado, a chamada<a href="https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/energia-ativacao.htm">energia de ativação</a>. A teoria que explica esses choques entre as moléculas dos reagentes é aTeoria da Colisão.

De acordo com aTeoria da Colisão,quando uma molécula de um reagente choca-se com outra molécula, os átomos de ambas entram em contato entre si, formando uma estrutura molecular denominada de complexo ativado. Após a formação desse complexo, as ligações entre alguns de seus átomos são rompidas e os produtos são formados.imagem 2A teoria da colisãoé proposta quando os reagentes estão no estado gasoso, já que, nesse estado físico, as moléculas apresentam um grau de mobilidade maior. Porém, essa teoria serve de referência para qualquer tipo de reação, estando os reagentes em qualquer estado físico.imagem 3