Tendências de mercado

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h30min de 21 de fevereiro de 2020 por Cleber.amaral (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

ver também tópico J.P.Morgan Brazil 101 Handbook Esta é a 17a edição deste relatório trazendo informações relevantes do momento econômico para o país. Dentre os setores analisados, o de telecomunicações traz informações atualizadas sobre o market share em telefonia celular, dados sobre tarifas médias por serviços de banda-larga e do impacto da inflação sobre os serviços. No setor de tecnologia o relatório aponta tendência favorável ao setor que sofreu com a crise em 2016-17 e deve se beneficiar da recuperação iniciada em 2018-19.

Relatórios

  • 2016 - Radar de Tendências - Observatório da Indústria Catarinense - FIESC (publicado em janeiro de 2017) link Radar de Tendências. Além de tecnologias o relatório mostra dados do World Economic Forum de 2016, citando setores que devem gerar empregos até 2020 (NEGÓCIOS / FINANÇAS, ADMINISTRAÇÃO, COMPUTAÇÃO / MATEMÁTICA, ARQUITETURA / ENGENHARIA, COMÉRCIO, EDUCAÇÃO / TREINAMENTO) e os setores que devem ter perdas de vagas (INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO, PROFISSÕES JURÍDICAS, ARTES / ENTRETENIMENTO / MÍDIA, CONSTRUÇÃO / SETOR EXTRATIVO, MANUFATURA / PRODUÇÃO e ESCRITÓRIOS / ?ADMINISTRAÇÃO?). Traz também as competências centrais relacionadas ao trabalho (p17).
  • 2015 - Relatório World Economic Forum Human Capital Index 2015 Rank (Brazil) Mostra que se formaram em 2015 74,5 mil estudantes nas áreas de engenharia, manufatura e construção, acumulando um saldo de 891 mil profissionais destas áreas. Um artigo do CONFEA (publicado por volta de 2010) fala que dos engenheiros que se formam mais da metade são em engenharia civil.