Mudanças entre as edições de "TV Digital DVB"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
O padrão DVB foi adotado em aproximadamente 15 países europeus, além da Austrália e Nova Zelândia.
+
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sobre o padrão de Televisão Digital utilizado no Continente Europeu - TV Digital DVB.
Definiu os padrões DVB-C,DVB-S e DVB-T.Ainda encontra-se em processo de desenvolvolvimento o padrão DVB-H. Emprega o MPEG-2 para a codificação de áudio e vídeo e adotou o ''middleware''(Multimedia Home Plataform - MHP) para dar suporte a aplicações interativas .Opera na freqüência de 8 MHz, fator que o deixa em desvantagem em relação ao japonês e ao americano, que operam em 6 MHz, mesmo espectro usado no Brasil para a TV aberta.
+
 
 +
 
 +
O padrão DVB(''Digital Video Broadcasting''), criado no ano de 1993 pelo grupo ELG(''European Lauching Group''), foi adotado em aproximadamente quinze Países Europeus, além da Austrália e Nova Zelândia.
 +
 
 +
Criaram os padrões DVB-C,DVB-S e DVB-T.Ainda encontra-se em processo de desenvolvolvimento o padrão DVB-H. Emprega o MPEG-2 para a codificação de áudio e vídeo e adotou o ''middleware''(Multimedia Home Plataform - MHP) para dar suporte a aplicações interativas . Opera na freqüência de 8 MHz, fator que o deixa em desvantagem em relação ao japonês e ao americano, que operam em 6 MHz, mesmo espectro usado no Brasil para a TV aberta.
 +
 
 +
A principal caracteristica da TV Digital DVB-T é a modulação COFDM (''Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing''), que consiste num sistema multiportadora, onde cada portadora é ortogonal com relação as demais.Cada sub-portadora pode ser modulada utilizando QPSK, 16QAM ou 64 QAM, dependendo das condições de transmissão e da taxa de bits requerida.
 +
O uso da modulação OFDM garante uma grande robustez do sistema em canais com multipercursos, pois no OFDM existe um tempo de guarda, que permite a sobreposição temporal entre símbolos OFDM adjacentes, sem perdas de informação. Para isso, no entanto, faz-se necessário que o tempo de guarda do sinal OFDM seja maiordo que a dispersão temporal introduzida pelo canal. No sistema de TV Digital DVB-T é previsto tempos de guarda de 1/4, 1/8,1/16 e 1/32 do tempo de simbolo OFDM. Quanto maior o tempo de guarda, maior será a rebustez aos múltiplos percursos, porém há redução na taxa de transmissão.

Edição das 15h04min de 10 de fevereiro de 2007

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sobre o padrão de Televisão Digital utilizado no Continente Europeu - TV Digital DVB.


O padrão DVB(Digital Video Broadcasting), criado no ano de 1993 pelo grupo ELG(European Lauching Group), foi adotado em aproximadamente quinze Países Europeus, além da Austrália e Nova Zelândia.

Criaram os padrões DVB-C,DVB-S e DVB-T.Ainda encontra-se em processo de desenvolvolvimento o padrão DVB-H. Emprega o MPEG-2 para a codificação de áudio e vídeo e adotou o middleware(Multimedia Home Plataform - MHP) para dar suporte a aplicações interativas . Opera na freqüência de 8 MHz, fator que o deixa em desvantagem em relação ao japonês e ao americano, que operam em 6 MHz, mesmo espectro usado no Brasil para a TV aberta.

A principal caracteristica da TV Digital DVB-T é a modulação COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing), que consiste num sistema multiportadora, onde cada portadora é ortogonal com relação as demais.Cada sub-portadora pode ser modulada utilizando QPSK, 16QAM ou 64 QAM, dependendo das condições de transmissão e da taxa de bits requerida. O uso da modulação OFDM garante uma grande robustez do sistema em canais com multipercursos, pois no OFDM existe um tempo de guarda, que permite a sobreposição temporal entre símbolos OFDM adjacentes, sem perdas de informação. Para isso, no entanto, faz-se necessário que o tempo de guarda do sinal OFDM seja maiordo que a dispersão temporal introduzida pelo canal. No sistema de TV Digital DVB-T é previsto tempos de guarda de 1/4, 1/8,1/16 e 1/32 do tempo de simbolo OFDM. Quanto maior o tempo de guarda, maior será a rebustez aos múltiplos percursos, porém há redução na taxa de transmissão.