TV - MMDS

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h57min de 9 de agosto de 2007 por Fernando (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

História

É um serviço que se desenvolveu do MDS (Multi-point Distribution Service, ou Serviço de Distribuição Multiponto) que só podia enviar um ou dois canais. Originalmente, o FCC (Federal Communications Commission, ou Comissão de Comunicações Federal) pensou que o MDS seria usado principalmente para enviar dados comerciais. No entanto, desde a criação do MDS na década de setenta, o serviço tornou-se crescentemente popular em transmitir programação de entretenimento. Foi, aliás, nos primórdios dos canais MDS que a HBO (Home Box Office - canal por assinatura) era mostrado. Posteriormente, a HBO mudou para a transmissão via satélite, e assim começou o movimento de TV por assinatura. A fim de ser competitivo no meio multicanal, as operadoras de MDS necessitaram de mais largura de banda e quiseram usar 31 canais adicionais entre 2,500 e 2,686 MHz. Estes canais foram originalmente designados a instituições educacionais para o ITFS (Instructional Television Fixed Service, ou Serviço Fixo de Televisão Instrucional ). Destes, oito canais nos grupos E e F foram realocados no começo da década de oitenta para uso da MMDS, e oficialmente criou os canais pelo FCC.

O que é?

MMDS, ou Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (Multichannel Multipoint Distribution Service), é um serviço de conexão banda larga, sem fio, que fornece programação televisiva, acesso à internet, serviços de transferências de dados, e outros serviços interativos utilizando comunicação UHF (Ultra High Frequency, ou Freqüência Ultra Elevada). MMDS é usado freqüentemente como um sinônimo para "Wireless Cable", ou "Cabo sem fio". MMDS é usada nos Estados Unidos e outros países, incluindo Canadá, México, Islândia, Irlanda, Brasil, Austrália, Nigéria, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Índia, normalmente em áreas rurais esparsamente povoadas, onde a infra-estrutura de cabos não é economicamente viável. Esse custo inicial mais baixo pode representar uma vantagem competitiva para as operadoras de MMDS no que se refere ao mercado de TV por assinatura. No entanto, tal vantagem não se aplica em áreas de maior densidade demográfica, pois o MMDS geralmente requer uma linha de visão desimpedida para transmitir seus sinais em microondas, que acabam por não passar através de obstruções. O MMDS ainda tem a desvantagem de ter uma capacidade limitada para inclusão de canais, além da baixa qualidade e confiabilidade do seu sinal.

Como Funciona?

As operadoras transmitem múltiplos canais de televisão ou serviços relacionados em freqüências de microondas de uma antena localizada em uma torre, edifício alto, ou montanha. Os sinais são recebidos por uma pequena antena de microondas, com tamanho aproximado de 40 x 50 cm, ou talvez maior em áreas distantes. Um dispositivo conversor integrado ou montado no mastro da antena converte os sinais recebidos para a freqüência de banda utilizada por uma TV a cabo padrão.

Expandir um pouco mais --Marcos Moecke 20:32, 6 Agosto 2007 (BRT)

Tecnologia

A banda de MMDS usa freqüências de microondas de 2 GHz a 3 GHz de alcance. A recepção de sinais de televisão é feita com uma antena especial de microondas e um dispositivo (set-top box) para a televisão receber os sinais. A antena normalmente tem um conversor (downconverter) integrado para transmitir os sinais em freqüências compatíveis com a de TV via cabo coaxial.

Faltam os seguintes tópicos. --Marcos Moecke 20:32, 6 Agosto 2007 (BRT)


Codificação e Modulação

Vantagens

  • Qualidade da imagem. Um sistema projetado adequadamente transmitirá imagens nítidas sem distorções. Já que os sinais não precisam trafegar por quilômetros de distância em cabos coaxiais e numerosos estágios de amplificação [1], o ruído associado aos sistemas a cabo não é introduzido aos sinais MMDS. O resultado final é uma melhor qualidade de imagem.
  • Baixo custo de investimento. A maior parte do capital investido em um sistema MMDS é retornado diretamente no equipamento de recepção do assinante. Um sistema completo e funcional MMDS pode ser implementado com menos de 25% do custo de um sistema a cabo.
  • Sistema com maior confiabilidade. Já que sinais convencionais de cabo são enviados através de uma cadeia de amplicadores, há uma chance maior de interrupação nos serviço. O equipamento eletrônico MMDS é geralmente co-implantando, facilitando muito a manutenção. Os locais de transmissão MMDS estão localizados em abrigos com controle climatizado para máxima performance e maior confiabilidade no sistema.
  • Capacidade de até 31 canais analógicos ou de cerca de 180 canais digitais, mas novas tecnologias demonstram a viabilidade de ampliar ainda mais o número de canais digitais transmitidos com a compressão digital.
  • Disponibilidade. Contanto que o assinante/usuário final tenha uma linha direta [2] com o transmissor ele será capaz de receber serviços do sistema.


Desvantagens

  • Sujeita a interferência eletromagnética.
  • Limitada largura de banda.
  • A conexão entre o transmissor/recepetor para envio/recepção do sinal exige uma linha de conexão direta, sem obstrução do sinal.

Aplicações

Referências

Apenas confira http://www.sj.cefetsc.edu.br/wiki/index.php/Plágio