Mudanças entre as edições de "TV - MMDS"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
== História ==
 
== História ==
  
É um serviço que se desenvolveu do '''MDS''' ('''M'''ulti-point '''D'''istribution '''S'''ervice, ou Serviço de Distribuição Multiponto) que só podia enviar um ou dois canais. Originalmente, o '''FCC''' ('''F'''ederal '''C'''ommunications '''C'''ommission, ou Comissão de Comunicações Federal) pensou que o MDS seria usado principalmente para enviar dados comerciais. No entanto, desde a criação do MDS na década de setenta, o serviço tornou-se crescentemente popular em transmitir programação de entretenimento. Foi, aliás, nos primórdios dos canais MDS que a '''HBO''' ('''H'''ome '''B'''ox '''O'''ffice - canal por assinatura) era mostrado. Posteriormente, a HBO mudou para a transmissão via satélite, e assim começou o movimento de TV por assinatura. A fim de ser competitivo no meio multicanal, as operadoras de MDS necessitaram de mais largura de banda e quiseram usar 31 canais adicionais entre 2,500 e 2,686 MHz. Estes canais foram originalmente designados a instituições educacionais para o Serviço Fixo de Televisão Instrucional (Instructional Television Fixed Service). Destes, oito canais nos grupos E e F foram realocados no começo da década de oitenta para uso da MMDS, e oficialmente criou os canais pelo FCC.  
+
É um serviço que se desenvolveu do '''MDS''' ('''M'''ulti-point '''D'''istribution '''S'''ervice, ou Serviço de Distribuição Multiponto) que só podia enviar um ou dois canais. Originalmente, o '''FCC''' ('''F'''ederal '''C'''ommunications '''C'''ommission, ou Comissão de Comunicações Federal) pensou que o MDS seria usado principalmente para enviar dados comerciais. No entanto, desde a criação do MDS na década de setenta, o serviço tornou-se crescentemente popular em transmitir programação de entretenimento. Foi, aliás, nos primórdios dos canais MDS que a '''HBO''' ('''H'''ome '''B'''ox '''O'''ffice - canal por assinatura) era mostrado. Posteriormente, a HBO mudou para a transmissão via satélite, e assim começou o movimento de TV por assinatura. A fim de ser competitivo no meio multicanal, as operadoras de MDS necessitaram de mais largura de banda e quiseram usar 31 canais adicionais entre 2,500 e 2,686 MHz. Estes canais foram originalmente designados a instituições educacionais para o ITFS ('''I'''nstructional '''T'''elevision '''F'''ixed '''S'''ervice, ou Serviço Fixo de Televisão Instrucional ). Destes, oito canais nos grupos E e F foram realocados no começo da década de oitenta para uso da MMDS, e oficialmente criou os canais pelo FCC.  
  
 
== O que é? ==
 
== O que é? ==

Edição das 15h23min de 30 de julho de 2007

História

É um serviço que se desenvolveu do MDS (Multi-point Distribution Service, ou Serviço de Distribuição Multiponto) que só podia enviar um ou dois canais. Originalmente, o FCC (Federal Communications Commission, ou Comissão de Comunicações Federal) pensou que o MDS seria usado principalmente para enviar dados comerciais. No entanto, desde a criação do MDS na década de setenta, o serviço tornou-se crescentemente popular em transmitir programação de entretenimento. Foi, aliás, nos primórdios dos canais MDS que a HBO (Home Box Office - canal por assinatura) era mostrado. Posteriormente, a HBO mudou para a transmissão via satélite, e assim começou o movimento de TV por assinatura. A fim de ser competitivo no meio multicanal, as operadoras de MDS necessitaram de mais largura de banda e quiseram usar 31 canais adicionais entre 2,500 e 2,686 MHz. Estes canais foram originalmente designados a instituições educacionais para o ITFS (Instructional Television Fixed Service, ou Serviço Fixo de Televisão Instrucional ). Destes, oito canais nos grupos E e F foram realocados no começo da década de oitenta para uso da MMDS, e oficialmente criou os canais pelo FCC.

O que é?

MMDS, ou Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (Multichannel Multipoint Distribution Service), é um serviço de conexão banda larga, sem fio, que fornece programação televisiva, acesso à internet, serviços de transferências de dados, e outros serviços interativos utilizando comunicação UHF (Ultra High Frequency, ou Freqüência Ultra Elevada). MMDS é usado freqüentemente como um sinônimo para "Wireless Cable", ou "Cabo sem fio". MMDS é usada nos Estados Unidos e outros países, incluindo Canadá, México, Islândia, Irlanda, Brasil, Austrália, Nigéria, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Índia, normalmente em áreas rurais esparsamente povoadas, onde a infra-estrutura de cabos não é economicamente viável.

Como Funciona?

As operadoras transmitem múltiplos canais de televisão ou serviços relacionados em freqüências de microondas de uma antena localizada em uma torre, edifício alto, ou montanha. Os sinais são recebidos por uma pequena antena de microondas, com tamanho aproximado de 40 x 50 cm, ou talvez maior em áreas distantes. Um dispositivo conversor integrado ou montado no mastro da antena converte os sinais recebidos para a freqüência de banda utilizada por uma TV a cabo padrão.

Tecnologia

A banda de MMDS usa freqüências de microondas de 2 GHz a 3 GHz de alcance. A recepção de sinais de televisão é feita com uma antena especial de microondas e um dispositivo (set-top box) para a televisão receber os sinais. A antena normalmente tem um conversor (downconverter) integrado para transmitir os sinais em freqüências compatíveis com a de TV via cabo coaxial.