TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo de caso no estágio supervisionado na licenciatura em Química.

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h41min de 30 de março de 2022 por Paula.aguiar (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Franciele de Oliveira Domingues


Resumo:

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve por objetivo analisar as experiências desenvolvidas nas atividades do Estágio Supervisionado II e III do curso de Licenciatura em Química do IFSC Câmpus São José/SC, realizadas com uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para tal, realizou-se uma pesquisa com uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso, seguindo os procedimentos de uma pesquisa do tipo etnográfica e bibliográfica, e quanto aos objetivos da pesquisa determinou-se a partir de uma pesquisa descritiva e exploratória. Por se tratar de um estudo realizado a partir das experiências vividas no estágio supervisionado, como futura docente, partindo da reflexão acerca dos diferentes olhares sobre a relação da Transposição Didática na formação docente e com a apropriação da identidade docente, bem como no processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se analisar as atividades realizadas nos estágios II (observação e construção do PCE) e III (regência), e fazer uma relação com o desenvolvimento da construção do conhecimento, a partir do saber sábio para o saber ensinado em sala de aula, fundamentando estas reflexões com os conceitos da Transposição Didática, a qual trata por meio de adaptações transformar o saber sábio (científico) em um objeto de ensino capaz de ser compreendido pelo estudante. Para isso, levou-se em consideração a preocupação com o preparo das aulas para a regência no estágio supervisionado, buscando sempre a cada temática envolver o estudante. Destacou-se a importância da Transposição Didática no processo de ensino da Química e na formação docente, na capacidade do docente, não apenas, possuir o conhecimento científico, mas também ser capaz de construí-lo, de tal forma que possa ser compreendido, além de contribuir para uma reflexão sobre a importância do estágio supervisionado no processo formativo docente. A partir disso, os resultados da análise dessa experiência educativa apontam que de fato, é fundamental desenvolver um ensino contextualizado e envolvente para o estudante, pois isso o torna um sujeito ativo no processo de construção do seu conhecimento. No que tange à formação docente e em torno desta realidade, conceitos como o da Transposição Didática podem ser adotados como uma prática pedagógica significativa na formação do futuro professor de Química, uma vez que permite, a este também sujeito no processo de ensino e aprendizagem, assumir sua identidade profissional docente e a capacidade de transformar conteúdos/conhecimentos em um saber ensinável.

Palavra Chave: Transposição Didática; Estágio Supervisionado; Formação Docente.


Texto completo: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo de caso no estágio supervisionado na licenciatura em Química